quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Câmara aprova Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu


Nova Iguaçu é a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a aprovar o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). A votação do projeto aconteceu no plenário da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira (18/11) e foi aprovado pela unanimidade dos 24 vereadores presentes. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara foi o relator do projeto que agora vai virar lei, com o objetivo de transformar Nova Iguaçu numa cidade leitora.

Em seu pronunciamento da tribuna da Câmara, Ferreirinha agradeceu e parabenizou as bibliotecas comunitárias Ziraldo (Nova Brasília), Mágica (Bairro de Maio), Paulo Freire (Rancho Fundo), Thalita Rebouças (Bairro Amaral), Judith Lacaz (Ponto Chic) e Nossa Casa (São João de Meriti) que começaram a debater a necessidade do PMLLLB em 2010, juntamente  com a secretaria municipal de Cultura, Câmara Municipal, universidades, professores, bibliotecários, escritores, mediadores de leitura, livreiros e editoras. Lembrou também a criação do Grupo de Trabalho Iguaçulendo e dos encontros, audiências públicas e conferências realizadas ao longo de quatro anos de insistência na construção do plano.

O projeto segue agora para o sanção do prefeito e publicação da lei no Diário Oficial. O PMLLLB está ligado à Política Nacional do Livro e Leitura, instituído pelo presidente Lula através da Lei 10.753, regulamentada pelo Decreto 7.559, da presidenta Dilma Rousseff. Parabéns Nova Iguaçu!






Nenhum comentário:

Postar um comentário