sexta-feira, 11 de abril de 2014

Chegam mais investimentos do Governo Federal para Nova Iguaçu: 11 bairros receberão novas creches.

Onze bairros de Nova Iguaçu receberão novas creches até abril do ano que vem. As unidades vão custar R$ 13,5 milhões, verba destinada pelo Governo Federal para atender a criança na faixa entre zero e 4 anos. O vereador Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação agradece a presidente Dilma Rousseff pelos investimentos.

A Prefeitura já licitou as obras e a previsão é que sejam atendidas 4.300 crianças, se as creches funcionarem em dois turnos, ou 1.100 crianças, caso as unidades funcionem em horário integral. As creches integram o programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

As creches vão funcionar nos bairros de Austin, Carmari, Comendador Soares, Figueira, Jardim Corumbá, Jardim Guandu, Jardim Iguaçu, Jardim Nova Era, Jardim Pernambuco, Lagoinha e Valverde. As regiões também serão beneficiadas com melhorias no transporte público e postos de saúde.

O Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), foi criado pelo Governo Federal, por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.
O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Seu principal objetivo é prestar assistência financeira aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.  
As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. 
Entre 2007 e 2011, o Proinfância investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios com os entes federados. A partir de 2011, com a inclusão do Programa no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 3.135 creches e pré-escolas foram apoiadas com recursos federais, totalizando 5.678 novas unidades de educação infantil em todo o país. Em 2013 e 2014, o Proinfância tem o desafio de apoiar a construção de mais 3.000 creches e pré-escolas.
O Proinfância repassa também recursos para equipar as escolas em fase final de construção, com itens padronizados e adequados ao funcionamento das creches e pré-escolas. Mais de 2.500 municípios receberam apoio do FNDE para compra de móveis e equipamentos, como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.
Na condição de presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o vereador Ferreirinha agradece a presidenta Dilma Rousseff pelos investimentos do Governo Federal em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário