quinta-feira, 13 de março de 2014

50 anos do Golpe de 64 - Comício da Central do Brasil: O último comício de Jango

Há exatamente 50 anos, um episódio que teve importância no golpe de 1964 aconteceu no Brasil. No dia 13 de março de 1964, o então presidente João Goulart, o Jango, realizou comício na Central do Brasil, região central do Rio de Janeiro, para defender as reformas de base propostas por seu governo. Cerca de 200 mil pessoas acompanharam o discurso que foi encerrado com as seguintes palavras:

"Não apenas pela reforma agrária, mas pela reforma tributárias, pela reforma eleitoral ampla, pelo voto do analfabeto, pela elegibilidade de todos os brasileiros, pela pureza da vida democrática, pela emancipação, pela justiça social e pelo progresso do Brasil".

O Comício fazia parte de uma nova estratégia do Presidente para implementar as reformas de base, uma vez que houve sucesso em um acordo entre o seu partido, o PTB e o PSD, de Juscelino Kubitschek. Este partido rompeu com o Governo três dias antes do Comício.














A nova estratégia consistia na mobilização popular por meio de uma série de comícios que seriam realizados em diferentes regiões do país e que culminariam em uma greve geral no dia 1º de maio, como forma de pressionar o Congresso pela aprovação do projeto de reformas anunciado durante o comício e encaminhado formalmente ao Legislativo dois dias depois.

Para isso, Jango contava com as forças que apoiavam as reformas; o CGT o PCB (Partido Comunista Brasileiro e a Frente de Mobilização Popular (FMP), formando a Frente Única de Mobilização. Este porém fora o último comício, pois os militares, com apoio dos Estados Unidos e das Organizações Globo, orquestraram um Golpe Militar, iniciando um período de 21 anos de ditadura no Brasil, com fechamento do Congresso, Câmaras Municipais, perseguições, torturas e mortes. Foram os anos  de Chumbo!

Veja abaixo parte do discurso do Presidente João Goulart:


Quem desejar conhecer o discurso na íntegra, clique aqui.

Fonte: ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário