segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Miguel Couto, Queimados, Mangaratibense e São Gonçalo vão disputar a 2ª divisão do Campeonato Carioca em 2014

Terminou ontem, dia 29/09, o campeonato estadual da 3ª divisão do Rio de Janeiro. O São Gonçalo EC é o novo campeão da Série C! Na tarde deste domingo, o clube gonçalense arrancou um empate por 1 a 1 com o Miguel Couto no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, e garantiu a conquista inédita para a cidade. As duas equipes, porém, garantiram o acesso à Série B com Queimados e Mangaratibense.

Nossos parabéns as quatro equipes que subiram da terceira para a segundona, sobretudo as equipes do Miguel Couto e do Queimados que honraram a nossa Baixada Fluminense. 

Hoje tem EncontrArte no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, a partir das 15h. De graça!

E o espetáculo continua. Nesta segunda-feira, a partir das 15h, o palco de apresentação do EncontrArte será o Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, com capacidade para 150 expectadores.
Da obra do escritor americano Edgar Allan Poe, a peça OLHO será apresentada pela Cia. Teatral Oops!.., da cidade de Goânia. 
Sinopse:
Sinopse:
Um Homem conta sua história para vários interlocutores identificados pelo pronome pessoal vocês. Como se estivesse dando um depoimento, ele explica como e porque cometeu o crime. Iago diz que após ouvir insistentemente o som do coração batendo ficou desesperado, não encontrou outra saída senão se entregar aos policiais.

O Homem dá seu depoimento até o final da história. Tal situação faz com que o interlocutor (neste caso os espectadores) assumam o papel de testemunhas da sua história. Esse Homem, que se chama Iago, várias vezes afirma que não é louco. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu procurando exaltar sua serenidade e lucidez, vitrines da passagem do tempo e da vida. A semelhança dos nomes das person faces de uma mesma moeda; esta semelhança nos leva a percepção bruta do destino humano irremediável, absurdo e cômico de que na verdade somos aquilo que mais odiamos.

Na peça, a linguagem se distancia de si mesma, subvertendo o sentido comum e tranquilo que as coisas têm no âmbito do senso comum. A linguagem se transporta para lugares inusitados, irreais, fantásticos, inexistentes e flutuantes, fugindo do ritmo cotidiano, provocando o riso e transformação do ambiente cênico.

Dia: 30/09 - Segunda-feira, às 15h. Teatro Sylvio Monteiro - Casa de Cultura de Nova Iguaçu: Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro. Classificação: 12  anos. Entrada franca. Distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo. Capacidade do Teatro: 150 lugares.

Eleições: Partidos e candidatos têm de respeitar prazo de um ano para concorrer em 2014

O primeiro prazo que partidos políticos e candidatos devem respeitar pelo calendário das Eleições 2014 termina em 5 de outubro de 2013. Até esta data, ou seja, um ano antes do pleito, todos os partidos que desejarem participar das eleições devem ter obtido o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também os futuros candidatos de 2014 devem ter domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido um ano antes do pleito. O calendário foi aprovado pelo Plenário do TSE na sessão da última terça-feira (21).
As Eleições 2014 ocorrerão no dia 5 de outubro, em primeiro turno, e no dia 26 de outubro, nos casos de segundo turno. No ano que vem, os eleitores elegerão o presidente da República, governadores dos Estados, senadores (renovação de um terço do Senado), deputados federais e deputados estaduais e distritais.
O calendário traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.
Nota: Em Nova Iguaçu corre a informação que alguns vereadores, sobretudo do PDT, pretendem trocar de  partido. Os suplentes estão atentos para pleitear a cadeira caso a troca configure infidelidade partidária. Mas se a troca for por um partido recém-criado como o Solidariedade e o Pros, os suplentes vão ter que esperar uma outra oportunidade. É que dessa forma a lei protege o dissidente.

domingo, 29 de setembro de 2013

A peça infantil 'O Mistério da Rua das Andorinhas' é a atração do EncontrArte neste domingo, no Sesc Nova Iguaçu às 16h. De graça!



O EncontrArte entra no seu quarto dia de espetáculos gratuitos para população iguaçuana apresentando a peça infantil O Mistério da Rua das Andorinhas, neste domingo, a partir das 16h, no Teatro do Sesc Nova Iguaçu. Será a vez da galera miúda curtir um grande espetáculo infantil que apresenta uma história de pureza e delicadeza, onde brincadeiras de criança um pouco esquecidas são resgatadas. Uma boa oportunidade para levar a galerinha ao teatro. Vai ser um domingo de muita alegria e diversão.

Sinopse: 
O texto resulta de pesquisas acerca do folclore e das tradições que povoam o imaginário infantil e é, antes de tudo, uma homenagem à infância, resgatando jogos, brinquedos e brincadeiras que necessitam apenas de alguns quadradinhos riscados no chão, uma simples bola de meia e muita, muita imaginação para acontecer, na contramão de interesses econômicos que mercantilizam o universo da criança.
A peça aborda o tema com pureza e delicadeza e fala sobre a infância perdida; crianças que são obrigadas a tornarem-se adultas antes do devido momento.

Dia  29/09 - Domingo, às 16h - Teatro do Sesc Nova Iguaçu: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Classificação: Livre. Entrada gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo.

sábado, 28 de setembro de 2013

Ferreirinha e Lindbergh prestigiam Conferência do PCdoB em Nova Iguaçu

Na manhã deste sábado, dia 28/09, aconteceu em Nova Iguaçu a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O prestigiado evento foi realizado galpão da legenda no bairro da Posse, sob o comando do presidente municipal Fernando Cid que recepcionou o grande número de convidados e conferencistas, que vão eleger a nova direção municipal.

Convidado para o evento, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, representou o PT-Nova Iguaçu, acompanhado do senador e pré-candidato ao governo do estado Lindbergh Farias. Muitos petistas foram prestigiar o evento, dentre eles podemos destacar o companheiro Geraldo Bastos, pré-candidato presidente do PT-Nova Iguaçu, os vereadores Luís Carlos do Caminhão (B.Roxo) e Paulinho do Sindicato (S.J.Meriti), Assis Freitas, presidente do PT-B.Roxo, Cosme Sígolis, Jacira Lacerda, Jessé Mendes, Rogério Costa, Roberto Lara, Daniel Guerra, Luizinho Batata, Pastor Roberto Abençoado, dentre outros.

Ferreirinha agradeceu o convite e a acolhida do partido co-irmão, na pessoa seu presidente Fernando Cid, bem como na do vereador Luisinho da Cerâmica, Tuninho da Padaria, da deputada federal Jandira Feghali, e também da aguerrida militância comunista. Na sua fala, Ferreirinha lembrou a luta pela vinda do campus da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu, cuja campanha completa 10 anos neste ano.











Câmara de Nova Iguaçu entrega Títulos de Cidadania Iguaçuana. Rosângela Zeidan e Joaquim Buda foram homenageados com a comenda.

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu entregou na noite da última quarta-feira o Título de Cidadão Iguaçuano a várias personalidades que contribuíram ou contribuem para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade, seja no campo social, econômico, artístico, cultural, desportivo entre outros, demonstrando identidade e afetividade com o município e seus habitantes. Pelo regimento, cada vereador pode indicar por meio de Decreto Legislativo duas personalidades que atendam aos requisitos mencionados.

Os homenageados do  vereador Carlos Ferreira,   o Ferreirinha (PT), foram o sindicalista Joaquim Inácio da Silva, o Buda, ex-cobrador e motorista de ônibus, atualmente exercendo o cargo de presidente do Sindicato dos Rodoviários de Nova Iguaçu, que tem se notabilizado por sua habilidade em conduzir categoria e dialogar com os diversos setores, conseguindo conquistas para a classe rodoviária. Tem também participado das audiências sobre Mobilidade Urbana, oferecendo importantes contribuições para melhorar o trânsito e o transporte em nossa cidade.

A outra homenageada foi a jornalista,    psicóloga   e ativista do movimento de mulheres Rosângela Zeidan, que durante muito tempo morou no bairro Miguel Couto e ajudou na construção do PT de Nova Iguaçu. Atual primeira suplente de deputado estadual, Zeidan, como é conhecida é casada com Washington Quaquá, prefeito de Maricá. Há cerca de cinco anos atua como apoiadora e incentivadora do Projeto Movimento e Vida, que tem treze núcleos de ginástica comunitária em vários bairros de Nova Iguaçu.

Vários militantes do PT de Nova Iguaçu foram prestigiar os homenageados. Destacamos a presença de Geraldo Bastos, candidato a presidente ao diretório municipal, Renê Teixeira, Raoni Ribeiro, Maria Assunção, Valério Quirino, Gê Legal, Reginaldo Albuquerque, Nília Rosa e Cosme Sigolis.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Maurício Morais (PMDB), presidente da Câmara Municipal que também foi homenageado com o Título de Cidadão Iguaçuano pelo vereador Carlinhos Presidente (PDT). 




sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EncontrArte: Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, hoje às 20h, no Sesc Nova Iguaçu. De graça!

Dando continuidade ao evento, o EncontrArte apresenta  nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Teatro do Sesc, a peça 'Toda Nudez Será Castigada', com os atores e atrizes da Confraria Nau dos Loucos, excelentes artistas que moram, na sua maioria no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu.


Sinopse: Da obra do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, escrita em 1965, a peça conta a história de Herculano, um viúvo que sofre as dores da perda de sua amada esposa. Certo dia, ele é presenteado pelo irmão com uma garrafa de bebida e uma foto da prostituta Geni, nua. Três dias depois, o viúvo acorda num bordel ao lado da moça. E então começa um obsessivo e apaixonado caso entre os dois. Herculano, cego de paixão, vai se opor a toda a família se casando com Geni. Mas acontecimentos inesperados transformam para sempre o futuro que ele imaginava.

Dia 27/09 - Sexta-feira, às 20h. Teatro do Sesc Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Entrada gratuita, até o limite de 384 lugares (Ingressos distribuídos 30 minutos antes do espetáculo). Classificação: 16 anos.


Ferreirinha prestigia abertura da 12ª edição do EncontrArte em Nova Iguaçu.

Ferreirinha, Francielen, Claudina, Ivone Landim e Liliane Amorim
Na noite desta quinta-feira, dia 26/09, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), esteve no Teatro do Sesc Nova Iguaçu prestigiando a abertura da 12ª edição do EncontrArte,  o maior encontro de artes cênicas da Baixada Fluminense. Quem também prestigiou o evento foi a Miss Nova Iguaçu Latina, Francielen dos Santos, que estava acompanhada de sua mãe e do namorado, posando para diversas fotos.

O evento contou também com a presenças dos atores Miguel Falabella e de José de Brito, excepcional ator de teatro e morador de Nova Iguaçu. Ambos foram homenageados pelos diretores do EncontrArte, Claudina de Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa, recebendo os calorosos e demorados aplausos do público.

O teatro de quase 400 lugares estava completamente lotado. Ferreirinha estava feliz e orgulhoso, e lembrou que há doze anos atrás, ele e o então vereador Fernando Cid (PCdoB) apresentavam e aprovavam uma emenda ao orçamento municipal, no valor de 8 mil reais, contribuindo para a realização da primeira edição do EncontrArte.







Nova Iguaçu: PCdoB realiza sua Conferência Municipal em sua sede no bairro da Posse, neste sábado.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), realiza neste sábado, 28/09, a sua Conferência Municipal e convida seus dirigentes, militantes, filiados, simpatizantes e amigos. Todos serão muito bem-vindos, garante o presidente municipal da legenda, Fernando Cid, que é o primeiro suplente de deputado estadual da Alerj. Desejamos sucesso aos nossos co-irmãos e camaradas.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro, é a peça de abertura do EncontrArte hoje a noite no Sesc Nova Iguaçu

Com a peça Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro, a partir das 20h, no Teatro do Sesc Nova Iguaçu, acontece a abertura da 12ª edição do EncontrArte que vai exibir até o dia 05 de outubro, 17 peças gratuitas em Nova Iguaçu.

Sinopse de Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro: Através de músicas e lendas, um pouco do que hoje é o povo brasileiro. Partindo dos índios, negros e portugueses, passando pelo canto das lavadeiras, dos sertanejos e pela poesia popular dos sambas de enredo, o espetáculo traz, referência pelo Teatro de Revista, um pouco do Brasil que habita em cada um de nós.

O Sesc Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Bairro Moquetá. Entrada gratuita. Lotação: 384 lugas. Classificação: 16 anos. Elenco: Os Ciclomáticos Cia de Teatro – Rio de Janeiro




A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, através de seu presidente, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), parabeniza e agradece a Claudina de Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa, diretores do EncontrArte por mais essa edição do evento e também pelo compromisso e dedicação à cultura e ao teatro na Baixada Fluminense.

Copa Rio: 2 a 0. Bangu vence mais uma em casa e complica o Nova Iguaçu

O Bangu deu um passo importante, nesta quarta-feira (25), para se classificar à segunda fase da Copa Rio. O Alvirrubro bateu o Nova Iguaçu, em casa, pelo placar de 2 a 0, chegando a 13 pontos na classificação do Grupo D. Os iguaçuanos se complicaram na chave, somando só quatro pontos.

A Copa Rio é uma importante competição no calendário do futebol carioca. Ela classifica o primeiro e o segundo colocados a uma vaga na série D do Campeonato Brasileiro e uma outra para a Copa do Brasil. O próximo jogo do Bangu será no dia 02/10, contra o Resende, no Estádio do Trabalhador, em Resende. Já o Nova Iguaçu folga na próxima semana.


É hoje. Abertura do maior encontro de artes cênicas da Baixada: O EncontrArte! Não perca.

Hoje a noite, a partir das 19h, no Teatro do Sesc Nova Iguaçu, tem a abertura do 12º EncontrArte. Nos veremos lá!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O poeta Luiz Medina lança o livro Pavio D'Sperança nesta quinta-feira, em Nova Iguaçu. Imperdível!

Nesta quinta tem noite de autógrafos em Nova Iguaçu. O escritor e poeta Luiz C. Medina lança nesta quinta-feira, dia 26/09, a partir das 19 horas, no Botequim Estação Floresta, no centro de Nova Iguaçu, o livro Pavio D'Sperança - Poesias e Prosas. O livro de 187 páginas traz uma coletânea de belíssimas poesias e prosas elegantes e desconcertantes de um dos mais notáveis escritores da Baixada. Vale a pena conferir.

O Botequim Estação Floresta, fica na Rua Floresta Miranda, nº 79  - Centro, Nova Iguaçu, esquina com Rua Bernardino de Melo, próximo ao Túnel Buraco do Getúlio. O telefone é: 3764-3705.


"A gente se olha na Avenida Brasil.
A gente se chama de amor, sem vontade.
A gente se engana na flor da cidade.

A gente se molha num quarto da Dutra
(ouvindo bolero, samba e blues),
A gente se esgana, tal qual dois quadrúpedes,
desses que pastam a grama do asfalto.

A gente despede cuspindo na cara,
a gente tem rumo tão divergente,
a gente não sabe se para ou dispara,
a gente não cabe mais dentro da gente."

RUMO. Do livro PAVIO D'SPERANÇA. 

TSE aprova registro de mais dois partidos: Solidariedade e Pros. Agora são 32 partidos no Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem à noite a criação de mais dois partidos: O Solidariedade e O Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Agora são 32 o número de partidos políticos no Brasil, aptos da disputar as eleições de 2014 em todo o país. Com esta decisão, está aberta a possibilidade para os parlamentares que querem trocar de partido sem correr o risco de perderem o mandato por infidelidade partidária, conforme prevê a legislação em vigor, especialmente o artigo 23, inciso XVIII do Código Eleitoral e a Resolução nº 22.610/2007, do TSE. O Solidariedade terá o nº 77 e o PROS o nº 90. Por enquanto a criação do Rede de Sustentabilidade idealizada pela ex-senadora Marina Silva, aguarda a confirmação do Tribunal. 


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Eleições 2014: Lindbergh festeja possível saída do PT do governo Cabral

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), pré-candidato ao governo do Rio, comemorou a possível decisão do PT de deixar, ainda este ano, os cargos que ocupa na administração de Sérgio Cabral (PMDB).

A expectativa é que os secretários Carlos Minc (Ambiente) e Zaqueu Teixeira (Direitos Humanos) entreguem seus cargos no dia 30 de novembro.

O senador disse não se incomodar caso Dilma Rousseff também esteja no palanque do PMDB --Cabral é aliado do Planalto e terá o apoio da presidente para tentar eleger seu vice, Luiz Fernando Pezão.

Para Lindbergh, José Mariano Beltrame (Segurança Pública) é o "fiador do sucesso" das UPPs. "Gostaria de tê-lo em um eventual governo", afirmou.
    Fonte: Folha  de S. Paulo

Culto celebra 91 anos da Primeira de Igreja Batista de Nova Iguaçu nesta terça-feira, dia 24/09.

A Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, a mais antiga da denominação organizada na Baixada Fluminense, completa hoje 91 anos de existência. Por conta deste marco histórico, hoje também é comemorado o Dia Batista Iguaçuano, instituído pela Lei nº 2847/97. 

Edgard Barreto Antunes, pastor presidente da quase centenária Igreja, onde congregam mais de três mil membros, convida a todos para o Culto de Gratidão a Deus pela tão importante e abençoada data, que será celebrado hoje a noite, a partir das 20 horas. 

A Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, fica na Rua Coronel Francisco Soares, 472, no centro da cidade. Telefone: 2667-3858. Sejam todos muito bem-vindos!

Mais Médicos: Barrados pela burocracia – Sem registro, médicos são impedidos de trabalhar

Profissionais formados no exterior ficam parados, e filas se acumulam nos postos de saúde
Os Conselhos Regionais de Medicina ainda resistem a conceder autorização de trabalho, apesar da determinação do Ministério da Saúde; dos 631 profissionais inscritos no programa federal que pediram documento, só 13% conseguiram.
De norte a sul do Brasil, a cena foi a mesma: médicos formados no exterior chegaram para o trabalho no programa Mais Médicos, mas não puderam atender ninguém porque os Conselhos Regionais de Medicina não concederam os registros provisórios. Sem o documento, eles não são autorizados a clinicar. Enquanto isso, em cidades como Barras, no Piauí, que não tinha médicos e recebeu dois cubanos, filas se acumulavam no posto de saúde. 
Médica uruguaia em Queimados
Em Queimados, na Baixada Fluminense, há unidades sem médicos há seis meses. Os profissionais se limitaram a conhecer os locais de trabalho e tentam traçar um perfil das doenças mais comuns em suas regiões. Segundo o Ministério da Saúde, dos 631 profissionais do programa que pediram registro, só 87 (13%) receberam até ontem. O dia foi o ápice de uma batalha que se arrasta há dias: os Conselhos Regionais resistem a dar o registro, apesar da determinação da União e do apelo recente do Conselho Federal de Medicina. (Do Jornal O Globo).

Nota: É o império da burocracia, do corporativismo em detrimento do preocupar-se com a vida, com a pessoa, com o ser humano. É compreensível que muitos médicos brasileiros não queiram trabalhar nos lugares mais distantes, mais vulneráveis. É um direito. Agora, impedir que médicos estrangeiros ocupem essas vagas e trabalhem nesses lugares, cuidando de quem necessita, é, no mínimo, desumano. Na semana passada a Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou Moção de Apoio ao Programa Mais Médicos.

Psicólogas em ação em Nova Iguaçu: A 10ª edição da Rodas e Encontros - A atuação d@s Psicólog@s no SUAS, acontece nesta terça-feira


CONVITE!! 
A Subsede do Conselho Regional de Psicologia/CRP-RJ da Baixada Fluminense promove mais uma Rodas e Encontros com profissionais psicólogos, estudantes, outros profissionais, instituições parceiras e público em geral, interessados na troca de idéias e informações com profissionais de destaque em seu campo de conhecimento.

Neste décimo encontro faremos a exposição das práticas dos profissionais de psicologia em diversos serviços da região da Baixada Fluminense e objetiva promover discussão sobre a inserção e atuação d@s psicólog@s no Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Mesa de Apresentação:

Denise Malheiro – CRP05/18051 - Comissão gestora da Subsede do CRP/RJ Baixada Fluminense; Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS do Município de Queimados; Representante do CRP/RJ no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Nova Iguaçu.

Juliana Gomes da Silva – CRP05/41667 - Colaboradora do CRP-RJ Subsede Baixada Fluminense; Mestranda de Psicologia social na UFRRJ; Psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento social da Cidade do Rio de Janeiro no programa Família Acolhedora; Representante do CRP/RJ no Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Nova Iguaçu

Viviane Siqueira Martins – CRP05/32170 – Colaboradora do CRP/RJ Subsede Baixada Fluminense; Representante do CRP/RJ no Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Nova Iguaçu, Pós-graduada em Sexualidade Humana e Gênero - UCLAM/UERJ

Achiles Miranda Dias – CRP05/27415 – Colaborador do CRP/RJ; Psicólogo da Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade do Rio de Janeiro.

SUBSEDE DO CRP-RJ – BAIXADA FLUMINENSE End. Rua Sebastião Herculano de Matos, nº41, Centro – Nova Iguaçu (próx. à Cruz Vermelha). Tel. 2768-0007E-mail: subsedeni@crprj.org.br

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Chegou a Primavera... Estão chegando as flores...

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.

Vê, estão voltando as flores
Vê, nessa manhã tão linda
Vê, como é bonita a vida
Vê, há esperança ainda
Vê, as nuvens vão passando
Vê, um novo céu se abrindo
Vê, o sol iluminando
Por onde nós vamos indo. Por onde nós vamos indo.

Nesta quinta-feira, dia 26/09, tem reunião do Grupo Iguaçulendo, na Universidade Rural - Campus Nova Iguaçu.


Nota: A reunião será nas dependências da Universidade Federal Rural - Campus Nova Iguaçu, que fica na Avenida Governador Roberto Silveira, s/nº - Bairro Aeroclube, a partir das 14h. Vamos juntos construir o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca de Nova Iguaçu. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara e a Secretaria Municipal de Ação Cultural, juntamente com o Pólo Baixada Literária reforçam o convite.  Vamos fazer de Nova Iguaçu uma cidade leitora. Sejam todos muito bem-vindos! 

domingo, 22 de setembro de 2013

Vai começar mais uma edição do EncontrArte - 10 dias de teatro de graça em Nova Iguaçu

Atenção Nova Iguaçu, atenção Baixada! A partir de quinta-feira, dia 26/09, até 05/10 (sábado), acontece na cidade o  maior encontro de artes cênicas da Baixada e do Estado do Rio. É o EncontrArte. Em sua 12ª edição, o evento terá 17 espetáculos gratuitos no Teatro do Sesc e no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. São esperadas cerca de 10 mil pessoas.

A abertura será dia 26/09 (quinta-feira), às 20h, no Sesc, com a peça Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro, baseada na obra de Gilberto Freyre, com a Cia. de Teatro os Ciclomáticos. Na sexta-feira, os atores da Confraria Nau dos Loucos levará ao palco 'Toda Nudez Será Castigada', da obra de Nelson Rodrigues. No sábado, dia 28, a peça 'Descoberta das Américas', em cartaz no Rio, é a grande convidada do encontro. No domingo, às 16h, a peça infantil 'O Mistério da Rua das Andorinhas' fecha a primeira semana de espetáculo.

A edição do EncontrArte deste ano homenageia  o comediante Chico Anysio (in memorian), a atriz Tássia Camargo e os atores Miguel Falabella e José de Brito, iguaçuano que tem brilhado nos palcos do teatro em várias peças.

O agendamento de público poderá ser feito pelos seguintes telefones: 7343-051, 9747-0599 e 3066-9954.

CLIQUE AQUI e confira programação completa do 12º EncontrArte. Vá e leve a família e os amigos. Teatro é Cultura, é Alegria, Saúde, Vida!

Nota: Os espetáculos serão apresentados no Teatro do Sesc-Nova Iguaçu que fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Telefone: 2797-3009. E também na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, situada na Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro. Telefone: 2667-6208.


Copa Rio: Líder invicto, Bangu vence o time do Resende por 3 a 0. O campeão voltou!

O Banguzão está com tudo! Na tarde deste sábado (21), o Alvirrubro derrotou o Resende por 3 a 0 no Estádio de Moça Bonita, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os gols foram de Paulo Vitor, Thiago Galhardo e Rodrigo Pinho. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Mazolinha fechou o primeiro turno na ponta do Grupo D, com 10 pontos. O Resende parou nos cinco, em terceiro.

Na próxima rodada, a primeira do returno, na quarta-feira, dia 25, às 15h, o Bangu recebe o Nova Iguaçu, novamente em Moça Bonita. No dia seguinte, o Resende enfrenta o Audax, também em Moça Bonita.


sábado, 21 de setembro de 2013

Com Dilma ou Lula PT ganharia eleições 2014, aponta pesquisa

Se a eleição presidencial fosse hoje, a petista Dilma Rousseff ganharia com 32,08 % contra 19,64% de Marina Silva, e 18,54% de José Serra. Os dados são da pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisa Especialista em Opinião Pública, divulgada ontem (16).


Para a pesquisa foram entrevistados 2.502 eleitores em 169 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Há ainda uma simulação na disputa presidencial entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff. Nesse caso, Lula teria 56,86%, contra 17,08% de Dilma Rousseff. Ainda nesse cenário, 38,46% dos entrevistados afirmaram que o apoio de Lula à candidatura de Dilma Rousseff influencia na decisão do voto.

Em comparação com a pesquisa de junho, a presidenta teve melhora no desempenho. Na pesquisa estimulada (com sugestões dos nomes dos possíveis candidatos) em junho, Dilma Rousseff contava com 32,17 % das intenções de voto, enquanto em setembro aparece com 33,94%. Já Marina desceu de 22,47% para 22,13%. Eduardo Campos caiu de 7,05% para 5,28%.

Se o candidato fosse o ex-presidente Lula, este ganharia em todos os cenários. Na pesquisa estimulada Lula aparece com 46,40% enquanto Marina seria a segunda colocada com 20,89%.

O governo da presidenta Dilma foi aprovado 53,02% dos entrevistados.

Vereadores de Nova Iguaçu aprovam Moção de Apoio ao Programa Mais Médicos

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou na sessão plenária da última quarta-feira (18/09), uma Moção de Apoio à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Alexandre Padilha, pela criação do Programa Mais Médicos para o Brasil.

O documento será enviado ao Palácio do Planalto e ao Ministério da Saúde, demonstrando o apoio da classe política cidade de  Nova Iguaçu a esta importante iniciativa. De autoria dos vereadores do Bloco PT-PCdoB, a moção foi aprovada por ampla maioria dos votos, só recebendo votos contrários dos vereadores Marcos Rocha (PDT) e Dr. Cacau (PSD).

Os vereadores ressaltaram que o Programa Mais Médicos atende aos anseios e reivindicações da população brasileira, levando profissionais da medicina aos municípios com maior vulnerabilidade social e com enormes carências de atendimento à saúde da população.



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Nesta sexta tem show: Marcelo Tuan e Ilton Manhães, no Les Moustache. É uma boa pedida!!


Série “Escolas Municipais: Fazendo a Diferença”

O Blog do Ferreirinha publica, a partir de hoje a série “Escolas Municipais: Fazendo a Diferença”

A cada quinze dias, o internauta poderá ler e conhecer o perfil de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu, seus projetos, seus desafios e suas dificuldades.

Nosso objetivo é valorizar nossas escolas e a gestão escolar que, em parceria com a comunidade, tem conquistado muitas vitórias e sucessos.

Começamos com a Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas. Boa Leitura!


Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas: Calor Humano


Ficha Técnica
Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas
Localização: Bairro Campo Alegre
Inauguração: 1999
Ensino: Educação Infantil (Pré-escola) e 1º seguimento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Diretora: Profª Fátima Cristina dos Santos Damazo Oliveira
Ideb 2011: 4.0




A Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas é uma instituição localizada no bairro de Campo Alegre em Nova Iguaçu.

Foi inaugurada em 1999, pelo prefeito Nelson Bornier, ocasião em que passou por uma reforma e recebeu este nome já que se chamava E. M. Vila Americana.

Hoje essa escola é uma referência na comunidade. Desde março de 2012 tem como gestora a professora Fátima que, juntamente com sua equipe, implementou diversas ações para oferecer um melhor atendimento aos  alunos.

A menina dos olhos foi a climatização de todas as  salas de aula estão climatizadas, com a instalação de ar condicionados, realizando um antigo sonho dos professores, dos alunos e da comunidade. “Agora, temos muito calor, mas é calor humano”, salientou e sorriu a Professora Fátima.

Como em todas as outras Unidades de Nova Iguaçu está trabalhando o tema “ Vinícius de Moraes” no Projeto Anual, em atenção ao que dispõe a Lei 4245, que declarou 2013 o Ano Municipal Vinícius de Moraes.

A equipe pedagógica, além de dar todo o apoio necessário à prática do professor, desenvolve um belíssimo trabalho de incentivo à leitura e produção textual com o empréstimo de livros e contação de histórias.

A escola atende a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, que compreende os 5 primeiro anos do Ensino Fundamental.

Na Escola Municipal Professor Joaquim de Freitas é ofertado aos alunos o Horário Integral totalizando uma carga horária de 9 horas diárias de atividades escolares, onde realizam oficinas de: cultivo de horta, letramento, Segundo Tempo, capoeira e rádio escolar.

Nota: Na condição de presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, visitei esta Unidade Escolar no mês de agosto e parabenizo a diretora professora Fátima Damazo (foto 2) e sua equipe pelo excelente trabalho que vem realizando a frente desta escola. Agradeço também ao professor Mario Farias, ex secretário municipal de Educação que me acompanhou na visita.