quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Nova Iguaçu já tem novo secretário de Cultura

O Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu publicou hoje, dia 28/02, a equipe que vai comandar a pasta da Cultura na cidade. O prefeito Nelson Bornier  nomeou Wagner Alex Costa D'Almeida como secretário municipal de Ação Cultural. O poeta e escritor iguaçuano Victor Loureiro será o superintendente de equipamentos e acervo cultural e o também iguaçuano, ator Marcelo Borghi, será o diretor de arte e cultura.

Veja abaixo a relação completa da equipe nomeada:


PT inicia a Caravana da Cidadania hoje em Japeri, com a participação do senador Lindbergh


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Seminário do Polo Baixada Literária será amanhã no auditório da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, estará presente no Seminário do Polo Baixada Literária, que será realizado amanhã, dia 28/02, das 9 as 17 horas, no auditório da Universidade Federal Rural - Campus Nova Iguaçu. Ferreirinha fará parte da composição da 2ª Mesa, a partir das 14 horas, cujo tema é: Plano Municipal do Livro e Leitura - O que é, destino dos recursos e como implementar. Veja abaixo toda a programação. A entrada é franca. Você está convidado (a).


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Começa a operação tapa-buracos em Nova Iguaçu

Está marcado para ter início nesta terça-feria, dia 26/02, uma grande operação para limpar e tapar os inúmeros buracos nas ruas dos diversos bairros do município. A notícia foi dada através da mensagem enviada pelo prefeito Nelson Bornier (PMDB) e lida pelo líder do governo na Câmara, vereador Carlão Chambarelli (PSDB) na abertura oficial da sessão legislativa no semana passada.

De acordo com a mensagem, a operação tapa-buraco será iniciada pelas ruas do centro de Nova Iguaçu, sobretudo nas que tem  maior volume de trânsito, seguindo depois para os bairros. As fortes chuvas que caíram durante o mês de janeiro prejudicaram ainda mais a situação, abrindo mais crateras e assoreando as redes de manilhamentos.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) já enviou vários ofícios a secretaria de Obras da Prefeitura requerendo providências de limpeza e manutenção de ruas para vários bairros, entre eles Califórnia, Vila Nova, Santa Clara, Jacutinga, Prata, Monte Líbano, Jardim Tropical, Cobrex, Jardim Canaã, Dom Rodrigo, Cabuçu, Marapicu, Lagoinha, Km32, entre outros.



Vídeo: 10 anos de governo democrático e popular do PT

Produzido pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT para celebrar a data.


O PT comemora em 2013 dez anos de governo democrático e popular. Para marcar esta importante data, a direção nacional do Partido vai realizar durante o ano uma série de atividades em todas as regiões do País. As festividades já foram iniciadas no último dia 20 de fevereiro, em São Paulo, com um ato que teve a presença do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.


A Secretaria Nacional de Comunicação do PT preparou este vídeo para relembrar momentos marcantes da história do PT e também destacar as principais ações e programas implementados pelos governos Lula e Dilma.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lua, lua, luar... Olha a noite em Nova Iguaçu, muito linda...

Por essa e outras maravilhas, que depois de um dia de trabalho, de muito sol e calor, cai a noite e aparece a lua... Agradeçamos ao Deus da Vida por seus feitos, suas maravilhas, por tanta inspiração... 


Lua, lua, lua, lua 
Por um momento meu canto contigo compactuar 
E mesmo o vento canta-se 
Compacto no tempo 
Estanca 
Branca, branca, branca, branca 
A minha, nossa voz atua sendo silêncio 
Meu canto não tem nada a ver com a lua. 
Caetano Veloso

Ferreirinha se reúne com moradores do Bairro Aliança. Eles estão preocupados com a situação de suas moradias

Ferreirinha conversa com moradores do Bairro Aliança
Moradores do  Bairro Aliança, em Nova Iguaçu, estão severamente preocupados com a situação de suas moradias no conjunto habitacional, onde residem há mais de vinte anos. Isto porque, corre uma notícia pela região de que um empreendedor paulista, da cidade de Jaú, teria arrematado várias casas num leilão da Caixa Econômica Federal, sem que os moradores soubessem. Muitos deles foram ao Cartório responsável pelo registro e encontraram alguns imóveis no nome do suposto comprador, sob ressalvas e exigências. Até o nome no carnê do IPTU  foram alterados a revelia do conhecimento dos atuais moradores.

Na semana passada, um grupo compareceu a Câmara Municipal e relatou o problema ao vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que lavrou um termo contendo todos os reclamos dos moradores. Ele visitou o bairro neste domingo, comprometendo-se a ajudar na questão. Ferreirinha se reunirá esta semana com o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Giovani Guidone e com o prefeito Nelson Bornier (PMDB), que também já tem conhecimento da situação, iniciando assim a busca de uma solução para o caso.

O Bairro Aliança está localizado nas imediações da Estrada de Madureira, no distrito de Cabuçu, é servido por uma única linha de ônibus e conta atualmente com cerca de sete mil moradores.






Oscar 2013: 'Argo' ganha o prêmio de melhor filme do ano

O Oscar de melhor filme foi para "Argo", anunciou a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, em transmissão ao vivo da Casa Branca, em Washington, na madrugada desta segunda-feira (25). O prêmio foi apresentado inicialmente pelo ator Jack Nicholson. O filme de Ben Affleck levou ao todo três estatuetas, incluindo roteiro adaptado e melhor edição.
Dirigido e estrelado por ele, "Argo" é sobre o ousado plano da Agência em resgatar seis diplomatas dos EUA do Irã se passando por uma equipe de filmagem de Hollywood.
Affleck oferece no início da projeção uma narrativa em quadrinhos sobre como os EUA ajudaram o xá Mohammad Reza Pahlavi a governar, a partir de interesses econômicos, até sua deposição em 1979 pelo célebre aiatolá Khomeini.
O asilo político oferecido a Reza Pahlavi enfureceu a população iraniana na época, que via no antigo xá um criminoso a ser julgado. Após a negativa do pedido de extradição do xá, as ruas iranianas foram tomadas por protestos, que culminariam na invasão da embaixada dos EUA em Teerã.
Esse foi o ponto de partida da histórica "crise dos reféns" (1979-1981), em que os seguidores de Khomeini mantiveram presos, por 444 dias, 52 norte-americanos em retaliação à presença do antigo xá em território dos EUA.
Também concorriam ao prêmio, "A Hora Mais Escura", "O Lado Bom da Vida", "As Aventuras de Pi", "Lincoln", "Os Miseráveis", "Django Livre", "Indomável Sonhadora" e "Amor".
Fonte: Uol

Seminário por uma Baixada Leitora

Acontece no próximo dia 28, quinta-feira, o 1º Seminário por uma Baixada Leitora: Políticas Públicas para Bibliotecas.

O evento terá duas mesas temáticas: Bibliotecas – importância e diferenças e PMLL (Plano Municipal do Livro e da Leitura) – o que é, destino dos recursos e como implantar.

O seminário será realizado, a partir das 9 horas, no auditório do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural – Campus de Nova Iguaçu, que fica na Av. Governador Roberto Silveira, s/nº (próximo a garagem da Linave).


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Confira os filmes indicados ao Oscar 2013. A escolha será na noite deste domingo

Na noite deste domingo (24/02), o mundo conhecerá os vencedores das estatuetas do Oscar 2013. A 85ª edição do evento será realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentada por Salma Hayek, Melissa McCarthy, Liam Neeson e John Travolta. Eles comandarão a festa que premiará os melhores do cinema no último ano. A TV Globo transmitirá a festa a partir das 23h e 45 min.

O longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, "O palhaço", de Selton Mello, já está fora da disputa desde o dia 21 de dezembro, quando foi divulgada uma lista de nove pré-selecionados para a categoria.
Veja abaixo a lista de indicados:
Melhor Filme
"Indomável sonhadora"
"O lado bom da vida"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"Os Miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Amor"
"Django livre"
"Argo"



Comerciais do PT/RJ na TV: Pra quem não viu ou quer ver de novo

Abaixo sequem os três programas do PT do Rio de Janeiro, que foram ao ar esta semana. Com o lema “Esta chegando o melhor momento do Rio”, o senador Lindbergh fala das ações e propostas do PT Estadual. Amanhã a noite, vai passar novamente na TV. Muito bom!









Opinião - Corínthians tem que ser eliminado da Libertadores (Sobre o disparo do rojão que matou um menino de 14 anos no jogo Corinthians x San José, na Bolívia)














Tenho acompanhado as notícias sobre o lamentável episódio ocorrido no jogo Corinthians x San José, da Bolívia, no último dia  20/02, pela Copa Libertadores da América, quando um jovem de 14 anos de idade,  Kevin Beltran Espadatorcedor do time boliviano, foi atingido por um rojão (sinalizador/foguete), ao que parece, lançado pela torcida visitante. O  garoto veio a falecer a caminho do hospital. Segundo o informado até agora, o rojão foi mesmo atirado por torcedores do Corinthians, razão pela qual doze pessoas estão presas e impedidas de deixar o país.

O fato me doeu profundamente. Deu nó na garganta, e muita tristeza. Um jovem se prepara, compra o ingresso, combina com os amigos, avisa os familiares, entra no estádio para torcer pelo seu time, se alegrar com a vitória ou se entristecer com a derrota. Enfim, emocionar-se, sorrir, gritar...  Mas de lá, não volta mais para casa, está morto, vítima de ato abominável, inconsequente, desmedido e selvagem, de pessoas que não sabem viver em sociedade, que se incomodam com a alegria e com a emoção de outrem...

O caso ainda está sendo apurado, investigado. É imprescindível que se faça com desvelo e esmerada responsabilidade, doa a quem doer. E se acaso ficar comprovado a culpa de torcedor ou torcedores do time brasileiro, não tenho nenhuma dúvida, a punição tem que ser exemplar para que nunca, nunca mais fato semelhante ou outro se repita.

E punição exemplar neste caso, não é a Conmebol punir o Corinthians com jogos de portões fechados, não é isso. A televisão vai transmitir o jogo. O vândalo ou os vândalos assassinos terão acesso a partida. E já pensou se o destino reservar uma final entre esses dois times?  Que situação, que clima... Meu Deus!

Minha opinião é que o Corinthians, como qualquer outro time, cuja torcida venha a cometer atos bárbaros e irresponsáveis como este, espalhando dor e tristeza num palco reservado a alegrias e emoções, deva ser sumariamente eliminado da competição e impedido de participar de competições organizadas pela Conmebol no ano seguinte. Creio que assim, com infrator ou infratores, o time e a torcida severamente responsabilizados e punidos,  deixaremos de assistir a tantos atos de violência nos estádios,  resultando em   gritos de dor e de luto.

*Carlos Ferreira, o Ferreirinha, torce pelo Bangu. É apaixonado por política  e futebol. Mas muito mais pela vida.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Interact Club Nova Iguaçu - O que é? Para que serve?

O Interact Club é um grupo de adolescentes de 12 a 18 anos, internacionalmente conhecidos, patrocinado por um Rotary Club, em que o principal objetivo é procurar ajudar a sociedade de uma forma simples, fraterna e solidária, com campanhas, doações, visitas a creches, bibliotecas comunitárias e hospitais, entre outras ações, com vistas a contribuir para  um melhor equilíbrio da qualidade de vida, do meio ambiente, da educação, da cultura e da saúde da população mais carente, bem como fortalecer as relações sociais.

A sigla Interact significa 'International Action', ou seja, 'Ação Internacional'.  O primeiro Interact Club foi fundado em 1962, em Melbourne, na Flórida (EUA) e rapidamente se espalhou pelo mundo afora. Atualmente existe Interact Clubs em 135 países e regiões geográficas. Ao todo, são mais de 326 mil interactianos distribuídos em 14.182 Interact Clubs pelo mundo. No Brasil existem 787 Interact e mais de 18 mil interactianos em 38 distritos rotários.
Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos, sendo um deles de cunho internacional. Através de tais iniciativas, os interactianos formam uma rede de amigos em clubes locais e do exterior, aprendendo a importância de: Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal. Prestar auxílio e respeitar o próximo. Entender o valor da responsabilidade individual e da dedicação ao trabalho. Promover a compreensão e boa vontade mundiais.
Ao ingressar no Interact, o jovem desenvolve sua capacidade de liderança e trabalho em equipe, faz amizade com pessoas novas e diferentes, sempre com o objetivo maior de servir a comunidade.

Em Nova Iguaçu há Interact Clubs organizados e com diretorias constituídas. Seus membros convidam jovens de 12 a 18 anos para participarem de uma reunião e conhecer melhor o grupo. Contatos poderão ser feitos pelo telefone 2768-4899, ou  pelo blog do Interact Club de Nova Iguaçu (clique aqui para visitar).

Integrantes da Diretoria do Interact Club de Nova Iguaçu
Jovens em ação - A Arvore do Livro


Prefeitura convoca a 5ª Conferência Municipal da Cidade.


A 5ª Conferência Municipal da Cidade será realizada no mês de maio deste ano e é etapa preparatória da Conferência Estadual das Cidades, que por sua vez é etapa da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

Conforme o decreto nº 9772, publicado ontem, são objetivos da 5ª Conferência:

I - Propor a interlocução entre as autoridades e gestores públicos do Município com os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano;
II - sensibilizar e mobilizar a sociedade Iguaçuana para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas de urbanismo existentes no município;
III - propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Municipal de Desenvolvimento Urbano e suas estratégias.

Uma comissão organizadora, que será composta nos próximos dias, definirá as datas, composição, funcionamento e demais regras da conferência.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lindbergh inicia Caravana da Cidadania em Japeri, na Baixada

Preparativos: Lindbergh, Bittar, Ferreirinha e outros petistas
Na próxima semana, terá início a Caravana da Cidadania, que tem por objetivo construir – com a militância do partido e movimentos sociais – um diagnóstico das carências e potencialidades do estado, além de ajudar a definir o programa de governo do PT para o Rio, sob a coordenação do deputado Jorge Bittar. Essa reedição será liderada pelo senador Lindbergh Farias, pré-candidato ao governo do estado. O primeiro local a ser visitado será Japeri, cidade com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro.


Criadas pelo ex-presidente Lula , as Caravanas da Cidadania ocorreram entre 1993 e 1996, a fim de conhecer a realidade nacional e preparar propostas de governo. Naqueles anos, Lula fez cinco edições das caravanas e percorreu um total de 359 cidades, em 26 estados brasileiros.

Confira a agenda das caravanas no Rio:

28/02, 01,02/03 - Japeri e Engenheiro Pedreira
22 e 23/03 - Itaperuna, Miracema, Bom Jesus, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai e Pádua
05 e 06/04 - Grande Bangu
19 e 20/04 - Duque de Caxias
03 e 04/05 - Grande Irajá
17 e 18/05 - São Gonçalo
 


Oportunidade: SENAI de Nova Iguaçu oferece 200 vagas gratuitas em cursos técnicos


Estão abertas até dia 03 de março as inscrições para 200 vagas gratuitas em cursos técnicos do SENAI de Nova Iguaçu, oferecidas através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Podem se inscrever alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular. As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1440688), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar.


As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Eletrotécnica (80 vagas) Mecânica (80 vagas) e Segurança do Trabalho (40 vagas).

As aulas no SENAI estão previstas para iniciar na segunda quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta-feira. Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas emwww.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo 0800 0231 231.

Fonte: ZM notícias

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lindbergh Farias 'nocauteia' Aécio Neves no Senado


“A erradicação da miséria será apenas um começo da construção de um grande governo democrático e popular”, afirmou o senador petista.


O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) rebateu, na tarde desta quarta-feira (20), o discurso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que subiu a tribuna do Senado para apontar supostos erros cometidos pelo PT nos dez anos a frente da Presidência. “O senhor, senador Aécio, não citou as palavras, povo, pessoa, gente, brasileiros, inclusão social, emprego, nenhum momento de seu pronunciamento. Nós temos que colocar isso na pauta”, destacou Lindbergh.
O parlamentar ainda criticou o tucano por tentar comparar os momentos econômicos enfrentados pela gestão petista com o ambiente vivido por FHC. Lindbergh também ressaltou a expansão do programa Brasil Sem Miséria, anunciado no último dia 19, que prevê a retirada de mais 2,5 milhões de brasileiros da pobreza extrema. “Teremos uma grande festa em São Paulo e o centro dessa festa será o povo. A erradicação da miséria será apenas um começo da construção de um grande governo democrático e popular”, concluiu.
(PT no Senado)
Assista o aparte do senador petista ao tucano:



PT – 10 anos de Governo: Conheça o documento “O decênio que mudou o Brasil”

Cartilha traz os principais avanços verificados no país nas mais diferentes áreas durante os governos Lula e Dilma.

O PT chega aos 10 anos à frente do governo federal e os resultados serão analisados em uma série de seminários que serão realizados em diferentes cidades brasileiras pelo PT, pela Fundação Perseu Abramo e pelo Instituto Lula. O folheto “O decênio que mudou o Brasil” é uma das publicações sobre estes 10 anos e foi distribuído ontem, 20/02, no ato que o PT promove em São Paulo.

O documento aponta os principais avanços verificados no país nas mais diferentes áreas durante os governos Lula e Dilma e faz uma comparação com o período neoliberal, imediatamente anterior à chegada de Lula à Presidência da República. As informações deste folheto foram baseadas na sistematização de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Bacen (Banco Central do Brasil) e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Conheça a íntegra deste documento aqui.(em pdf)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lindbergh é o grande protagonista das inserções do PT que vai ao ar a partir de hoje a noite na TV



Como parte das comemorações dos 33 anos de fundação do PT e dos 10 anos de governo petista, começará a ser veiculado hoje a noite na TV diversos 'spots', tendo o senador Lindbergh Farias como principal protagonista. O programa foi preparado pelo publicitário João Santana, o mesmo que cuidou das campanhas de Lula e Dilma , conforme se observa da foto.


Sobre o assunto, a coluna Panorama Político, do jornalista  Ilimar Franco, do Jornal O Globo, publicou a seguinte nota:

"No rastro
Quem quiser saber quais os candidatos a governador, em 2014, que contam com a simpatia do ex-presidente Lula, devem procurar pelas digitais do jornalista João Santana. Hoje, no Rio, vão ao ar inserções de TV do PT, com o protagonismo do senador Lindbergh Farias (PT), que foram produzidas por Santana, marqueteiro de Lula e da presidente Dilma".


Copa Libertadores: Fluminense x Grêmio, hoje a noite no Engenhão



O Fluminense recebe o Grêmio nesta quarta-feira, no Engenhão, às 22h, em um dos duelos mais esperados da segunda rodada da Libertadores da América.

Na estréia, o Fluzão venceu o Caracas, na Venezuela, por 1 a 0 e garantiu os preciosos três pontos. O jogo será transmitido pela TV.


Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade na Baixada


Uma multidão tomou as ruas de Lages, bairro do município de Paracambi, no último sábado, dia 16. O grupo, formado por fieis de diversas paróquias da Baixada, participou de uma caminhada antes da missa de lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013, que com o tema Fraternidade e Juventude pretende acolher e envolver os jovens, propiciando caminhos para a vida dentro da Igreja.

A missa, realizada no Ciep Garrincha Alegria do Povo, foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Luciano Bergamin, e contou com a participação de padres de diversas igrejas. Para o bispo, a Campanha é uma chance para convocar a juventude para viver a religiosidade e também para refletir sobre as oportunidades oferecidas aos jovens.
“O tema foi um pedido dos jovens brasileiros e também uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que este ano será realizada no país. Estamos muito felizes em ver jovens e adultos que hoje estão aqui para apoiar”, disse o bispo.
A estudante Dandara Gomes, de 22 anos, é moradora de Nova Iguaçu mas saiu cedo de casa para acompanhar toda a programação. “É importante mostrar que a Igreja Católica tem jovem e que a gente atua. Não estamos escondidos. A Igreja está sempre presente na minha vida. É como o quintal da minha casa”, afirmou.
Homenagem a Bento XVI
Durante a caminhada crianças da Paróquia de São Sebastião de Lages carregaram bandeiras de diferentes países, representando as diversas nacionalidades que participarão da Jornada Mundial da Juventude no meio do ano. Entre elas, Régis Pereira, de 10 anos, se destacou. Caraterizado de Papa Bento XVI, o menino teve até os cabelos tingidos de branco para ficar mais parecido com o pontífice. "Acho muito
importante representar o nosso Papa porque ele está se aposentando", opinou Régis.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica brasileira no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos fieis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema e um lema. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Fonte: ZM Notícias 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câmara de Nova Iguaçu retoma os trabalhos após recesso parlamentar

Sede da Câmara Municipal iguaçuana
Os 29 vereadores da  Câmara Municipal de Nova Iguaçu retomam os trabalhos do parlamento nesta terça-feira, dia 19/02. A partir das 16 horas eles estarão reunidos em sessão ordinária para discutirem e votarem matérias de interesse da administração pública.

Como as sessões plenárias são públicas, qualquer pessoa poderá assistir aos trabalhos da Câmara Municipal, que fica localizada na Rua Prefeito João Luiz do Nascimento, nº 38, no centro de Nova Iguaçu, próximo ao Mercado Intercontinental e a Rodoviária da Coderte. Visite a Câmara, acompanhe os trabalhos e fique por dentro da atuação dos parlamentares de nossa cidade.

Saiba quem são os 29 vereadores de Nova Iguaçu, eleitos para a legislatura 2013/2016:

1. Anderson Santos (PDT), 2. Marquinhos da Tia Megue (PMDB), 3. Carlinhos Presidente (PDT), 4. Marcos Rocha (PDT), 5. Eduardo do Doce (PMDB),  6. Gerciano Luz (PMDB), 7. Maurício Morais (PMDB), 8. Alcemir Gomes (PR), 9. Fabinho Maringá (PR), 10. Jorge Marotte (PHS), 11. Giane Jura (PTN), 12. Dr. Cacau (PSD), 13. Marcelinho das Crianças (PTN), 14. Carlão Chambarelli (PSDB), 15. Ferreirinha (PT), 16. Fernandinho Moquetá (PPS), 17. Denilson Ambrósio (PDT), 18. Rael de Austin (PTN), 19. Neizinho Irmão (PHS), 20. Juninho do Pneu (PR), 21. Fábio Rodilândia (DEM), 22. Arthur Legal (PT), 23. Jorge de Austin (PSDB), 24. Renato do Mercado (DEM), 25. Marcelo Nozinho (PSD), 26. Gilson Cunha (PMN), 27. Flavinho (PSDC), 28. Luisinho da Cerâmica (PCdoB), e 29. Henrique Neves (PCdoB).


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Marina Silva lança novo partido: o 'Rede Sustentabilidade'


A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lançou nesse sábado (16) o embrião de um novo partido voltado para a sustentabilidade total. Com o slogan "Rede Pró-Partido", Marina acredita que, em três meses, será possível coletar as 500 mil assinaturas necessárias para dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido de registro definitivo da nova sigla, cujo nome deverá ser Rede Sustentabilidade.
“Somos uma rede, estamos fazendo esforço para a criação de um novo partido político. Nós somos uma comunidade de pensamento. Estamos no esforço de que isso se viabilize. Depois é que vem o processo de registro”, disse Marina Silva.
Compareceram ao ato de lançamento do novo partido deputados federais, ex-senadores, prefeitos e vereadores, entre outras autoridades, além de um grande número de jovens de todo o país. 
Atualmente, o Brasil conta com trinta partidos políticos registrados.
Fonte: acritica.uol.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Alô galera, se prepara: amanhã tem volta as aulas...

Amanhã, dia 18 de fevereiro, praticamente todas as escolas públicas e particulares, iniciam o ano letivo. Queremos desejar a  todos os estudantes e aos profissionais da educação, um ano muito abençoado, de muito aprendizado, rico em tolerância, respeito e sabedoria.

Na condição de presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, e em parceria com  secretarias e unidades escolares, espero contribuir para a elevação da qualidade do ensino em nossa cidade, efetivando a lei que declarou 2013 o "Ano Municipal Vinícius de Moraes", a lei de "Combate ao Bullying", a viabilização de novas escolas, contratação de mais professores e profissionais de apoio, melhorias do ambiente escolar e das condições de trabalho, entre outras lutas.

Este ano celebraremos também os 10 anos da campanha pela vinda da Universidade Federal Rural para nossa cidade, que hoje conta com mais de 6 mil alunos e 12 cursos. Vamos retornar também com o projeto "A Escola no Legislativo - Educar é Lei", onde os estudantes participam de uma visita guiada a Câmara Municipal de Nova Iguaçu e simulam uma sessão legislativa, além de uma aula sobre a história do nosso município.

Então, vamos a luta. Bom ano letivo!


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Acerte seu relógio: Horário de Verão termina a meia noite deste sábado


Não se esqueça: à meia-noite deste sábado, chega ao fim o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão 2012/2013, que começou no dia 21 de outubro de 2012, acaba agora neste sábado para domingo, a meia noite. 

Isso significa que da noite de sábado, 16 de fevereiro, para domingo, 17 de fevereiro, os relógios onde o horário de verão vigora deverão ser atrasados em uma hora. Portanto, esta noite terá uma hora a mais.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Presente de aniversário: o Blog tá chegando aos 200 mil acessos. Obrigado!

Neste mesmo dia, no ano passado, no meu aniversário, estava  agradecendo a todos o presente dos 50 mil acessos ao Blog. Hoje, um ano depois, estamos pertinho de atingir a marca dos 200 mil acessos!! 

Conforme já havia dito, o Blog foi criado com o objetivo de ser um canal de informação, divulgação, opinião, diálogo e notícias. No mês de janeiro tivemos mais de quinze mil acessos. Estou muito feliz! Os comentários também tem se multiplicado e dado grande ânimo. Nos esforçamos para que todo dia tenha notícia nova, mantendo o blog sempre atualizado.

Deste modo, quero mais uma vez, agradecer sua presença,  sua amizade, sua alegria, parceria, acompanhamento e contribuição ao nosso Blog. Tenha certeza que este é um grande presente de aniversário, construído a partir de muitos cliques e navegações, leituras e reflexões. 

Que o Deus da Vida, da Alegria e da Esperança possa continuar nos abençoando, concedendo-nos a sua vitória, muitos anos de vida, paz e alegrias. 

Muito obrigado!
Carlos Ferreira - Ferreirinha


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fim dos Orelhões: Anatel deve desligar 538 mil aparelhos dos 950 mil instalados


A evolução dos serviços de telecomunicações pode resultar em uma redução de até 538 mil dos 950 mil telefones públicos que existem no país. 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 188 mil já podem ser desligados porque estão praticamente sem uso. 

Além disso, a agência colocará em consulta pública, até o fim de março, um estudo com perguntas à sociedade sobre a evolução tecnológica da telefonia fixa e a possibilidade de mudança de regras para redistribuição e redução de orelhões no país. É o primeiro passo para a desativação de mais 350 mil aparelhos, mantendo em uso telefones públicos que serão turbinados com nova tecnologia e funções.

O novo orelhão, além de permitir ligações de voz, deve contar com videofone, acesso à internet, transmissão de mensagens de texto (SMS) e Wi-Fi. Assim, o acesso sem fio pode ser também por notebooks, smartphones e tablets, a partir de orelhões. Outro modelo em estudo é o telefone público instalado em ônibus.

E você o que acha? Concorda com o fim dos Orelhões?

Fonte: Jornal O Globo, 10.02.2013


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval Carioca 2013


A Unidos de Vila Isabel é escola de samba campeã do Carnaval Carioca de 2013. A escola encantou o público e os jurados com o enredo "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um..." em homenagem aos trabalhadores da roça e do campo. A escola foi a última a desfilar na segunda-feira. 
A Unidos venceu o tricampeonato com 299,7 pontos, dos 300 pontos possíveis. A agremiação já tinha ganhado no Carnaval do Grupo Especial em 1988, com enredo Kizomba, a festa da raça, e em 2006 com o tema latinidade. A Beija-Flor ficou em segundo lugar e Unidos da Tijuca em terceiro.

História: Além de Bento XVI, quantos e quais Papas renunciaram ao pontificado?

A renúncia do Papa Bento XVI, que surpreendeu o mundo na última segunda-feira, foi um grande fato histórico. Até então, a última renúncia tinha sido no ano de 1415,  há quase 600 anos. Em mais de dois mil anos, a Igreja Católica já teve 265 Papas, sendo que cinco renunciaram ao trono de Pedro.

Antes de  Bento  XVI, o último Papa a renunciar foi Gregório XII, em 1415, com a finalidade de por fim a um cisma na Igreja. De todos os 265 Pontífices do catolicismo, apenas outros três tomaram a mesma decisão: Bento IX, no ano de 1045; Gregório VI, em 1046 e Celestino V, em 1294.


Papa Bento IX
Papa Gregório VI


Papa Gregório XII
Papa Celestino V


Observação: Dos renunciantes, temos dois Bentos e dois Gregórios. Se o próximo se chamar Celestino...



Em busca de título inédito, Fluminense estreia na Libertadores contra o Caracas hoje a noite


Considerado por muitos uma obsessão para a sua torcida, a Copa Libertadores começa para o Fluminense nesta quarta-feira, quando o time visita o Caracas, às 22 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico, na capital venezuelana, na abertura do Grupo 8, que conta ainda com o Grêmio e Huachipato, do Chile. Atual campeão brasileiro, o Fluminense jamais conquistou um título sul-americano, portanto coloca o torneio como a grande prioridade em 2013.
Fonte: Portal iG


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Nova Iguaçu encerra hoje as apresentações das escolas de samba

O carnaval iguaçuano encerra esta noite os desfiles das escolas de samba de 2013. Sem disputas, as agremiações estão se apresentando com um número reduzido de participantes na Av. Marechal Floriano. Algumas escolas pretendem reeditar seus enredos no próximo ano. Veja abaixo a ordem das escolas que vão se apresentar hoje a noite:
Terça-feira, dia 12/02:
20 h - Bloco Afoxé Filhos da Paz
22 h - G.R.E.S. Acadêmicos de Nova Brasilia
23 h - G.R.E.S. Unidos do Palmeirinha
00 h - G.R.E.S. Tupi de Austin
01 h - G.R.E.S. Unidos do Bandeirante



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI surpreende e renuncia ao pontificado. Ele ficará no cargo até 28 de fevereiro



O 265º cardeal eleito para ocupar o cargo de Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Papa Bento XVI anunciou seu afastamento do trono romano. Ele pretende fazer isto no fim de fevereiro. A versão oficial: por motivo de saúde. Entretanto na história do Vaticano a renúncia ao pontificado é um caso quase que sem precedentes.

Em abril deste ano Bento XVI completa 86 anos. Ele subiu ao trono da igreja católica romana em 19 de abril de 2005 e naquele momento era o mais velho a ser eleito papa romano desde o final do século XVIII. O próprio pontífice explicou que a causa de sua saída era o cansaço e falta de forças. “Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, eu tive certeza de que minhas forças, devido à avançada idade, não são mais apropriadas para o adequado exercício do ministério de Pedro”, declarou ele durante culto dedicado à canonização de mártires da cidade de Otranto.


Império de Cabuçu homenageia a poetisa Lirian Tabosa nesta segunda-feira

A Escola de Samba Império de Cabuçu buscou nas redondezas do bairro, bem pertinho de casa a inspiração para brilhar na avenida. Com o enredo 'Lirian Tabosa, luta, poesia e luz', este ano a escola vai homenagear uma antiga moradora e celebridade da região, a  poetisa Lirian Tabosa.

Saiba mais sobre a homenageada:
                          Lírian Tabosa é cearence e vive no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu, desde
1956, exceto os anos que esteve exilada, pois foi vítima da Ditadura Militar. Seus poemas
falam de várias coisas já que quando consultamos seus livros encontramos poemas se
referindo a História, outros cômicos, alguns eróticos, muitos sobre a boemia e o amor. É
autora de 6 livros que são: “Libertas Quae Sera Tamen”, “Lírian Tabosa X Moduan Mattos”,
“Pequena Mostra poética”, “O Quarto”, “Umas e Outras” e “Lírios”. Possui também vários
trabalhos publicados em revistas, jornais e antologias.

Segundo o presidente Vitor do Império, o tema será reeditado em 2014, uma vez que este ano não haverá competição entre as escolas, o que prejudica a homenagem a esta grande mulher, guerreira e poetisa brasileira. A escola entra na avenida a meia noite desta segunda-feira, dia 11/02.

Desfile da Império, em 2011
Ferreirinha e Vitor do Império, entre amigos



domingo, 10 de fevereiro de 2013

Hoje o PT completa 33 anos de fundação. Parabéns!


O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, líder da Bancada do PT na  Câmara Municipal, caminha ao lado de Lula, no Calçadão de Nova Iguaçu, em 1992.  Como dizia o padre Agostinho Preto, "Não percamos a história,  pois sem história não há memória, e sem memória a gente fica sem rumo". Parabéns PT!