quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2013 é o Ano Municipal Vinícius de Moraes


Por iniciativa do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), a Lei Municipal 4.245/13, publicada hoje nos Atos Oficiais, institui 2013 como o Ano Municipal Vinícius de Moraes.

O objetivo é homenagear o poeta, escritor e compositor brasileiro no ano em que completaria 100 anos.

Vinícius de Moraes é um dos artistas mais importantes do Brasil. Possui uma vasta obra que inclui poesias, músicas, peças teatrais, contos e muito mais. Além disso, o “poetinha”, como era conhecido, contribuiu para a divulgação do Brasil no exterior.

Para o vereador Ferreirinha, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e autor da Lei Municipal, o projeto é um incentivo para as escolas, instituições e espaços culturais da cidade promoverem atividades sobre a vida e a obra de Vinícius.

“Será importante que nossas crianças possam conhecer as músicas, poesias e demais obras Vinicius de Moraes. Já conversei com o secretário municipal de Educação Paulinho Leopoldo sobre o assunto e ele se comprometeu em apoiar a iniciativa", disse o vereador.

Leia a íntegra da Lei Municipal 4.245/2013.



Cabuçu tem nova unidade escolar: Escola Municipal Professora Maria Cândida Sobreira Viana

Prof. Mª Cândida
A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou, na sessão extraordinária ocorrida na tarde desta quarta-feira, dia 30/01, a criação de duas unidades escolares, que passam a funcionar a partir da volta as aulas, após o carnaval. Uma em Cabuçu e outra no Parque Boa Ventura, antes do Km 32.

Em Cabuçu, foi criada a Escola Municipal Professora Maria Cândida Sobreira Viana, sediada nas dependências do antigo Colégio Paroquial, de propriedade da Diocese de Nova Iguaçu. O imóvel foi cedido por meio de um contrato de comodato (empréstimo gratuito).

Sr. Rui Viana entre os vereadores Chambarelli e Ferreirinha
A escolha do nome da nova escola foi uma justa homenagem a Maria Cândida Sobreira Viana, servidora pública municipal durante 33 anos, lecionando na E.M. Monteiro Lobato e em escolas da rede estadual, fundadora do Centro de Ciências de Nova Iguaçu (CECINI), colaboradora do projeto 'Hora do Recreio' (encarte de cunho educacional publicado semanalmente pelo Jornal Hoje), revisora de livros didáticos sobre Biologia, publicados pela Editora Saraiva. Candida foi também secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer no segundo governo do prefeito Nelson Bornier.

A votação do projeto contou com a presença emocionada do senhor Rui Viana, esposo da saudosa professora Maria Cândida, que faleceu no dia 04 de fevereiro de 2008.

A outra escola criada chama-se E. M. Alfredo Pereira de Magalhães, e fica na Rua Dona Chena, nº 15, no Bairro Boa Ventura. A Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), deu parecer favorável aos projetos.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Parabéns Jorge Florêncio. Feliz aniversário!!

Quem está aniversariando hoje, dia 30 de janeiro, é o companheiro Jorge Florêncio, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-RJ).

Aproveitamos a oportunidade não só para lhe desejar muitos anos de vida, paz, saúde e felicidades, como também para parabenizá-lo pelo excelente trabalho que vem fazendo à frente da legenda que, sob seu comando, vem fortalecendo o partido em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, estimulando a militância e valorizando as lideranças locais, trabalhando  para que o PT continue sendo um partido forte e trabalhe cada vez  mais para  melhorar a vida do nosso povo.

Receba o abraço fraterno da bancada e dos companheiros e companheiras do PT de Nova Iguaçu.


Agência Bancária em Cabuçu: Ferreirinha e Henrique Neves iniciam a luta

A luta para que Cabuçu tenha uma agência bancária já começou. Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) e Henrique Neves (PCdoB), protocolaram na Câmara Municipal de Nova Iguaçu a Indicação Legislativa nº 0117/2013, para que o prefeito Nelson Bornier inicie as tratativas com bancos públicos, como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, e os privados, como Bradesco, Santander, HSBC, Itaú, entre outros, para que os moradores e comerciantes da região tenham uma agência bancária, não precisando se deslocar até o centro de Nova Iguaçu para fazer uma operação bancária.

"Essa luta faz parte dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. Em parceria com o vereador Henrique Neves, do PCdoB, estamos juntando forças e envidando todos os esforços para que tenhamos bom êxito. A vinda de uma agência bancária para Cabuçu fará jus ao crescente comércio da região, contribuindo para a geração de mais emprego e circulação de renda", disse Ferreirinha.

Outros bairros de Nova Iguaçu também já iniciaram os procedimentos para ter agências bancárias. Os vereadores Eduardo do Doce, Fábio Rodilândia, Rael e Jorge Luiz, apresentaram proposta para Austin. Para Vila de Cava e Santa Rita, os vereadores Marcelo Nozinho e José Carlos Cacau, também apresentaram Indicação Legislativa.

Reunião do PT-Baixada será em Nilópolis, na próxima sexta-feira

Rui Falcão, Ferreirinha e Jorge Florêncio em evento recente
O presidente estadual do PT-RJ, Jorge Florêncio, está convocando todos os parlamentares e dirigentes do partido na Baixada, sobretudo os membros das executivas municipais, para a reunião da microrregião do PT-Baixada, na próxima sexta-feira, dia 01/02/2013. O encontro está marcado para as 18h, com término previsto paras as 21h, no Plenário da Câmara Municipal de Nilópolis, que fica na Estrada Mirandela, 401, no centro da cidade.

Assuntos: A pauta do encontro será o fortalecimento do partido na Baixada Fluminense, informes sobre o Processo de Eleições Diretas (PED), que será realizado em novembro deste ano e a organização da Caravana da Cidadania, evento em que o senador Lindbergh Farias estará realizando juntamente com a militância em todos as regiões e municípios do estado do Rio de Janeiro. Por isso, é de suma  importância a presença dos dirigentes, da vice-prefeita de Queimados e de todos os vereadores do PT na região.


Estão convidados e devidamente convocados:
VICE-PREFEITA
QUEIMADOS
MÁRCIA TEIXEIRA

VEREADORES
BELFORD ROXO
LUIS CARLOS DO CAMINHÃO
DUQUE DE CAXIAS
EDUARDO MOREIRA
DUQUE DE CAXIAS
MOACIR ANSELMO
DUQUE DE CAXIAS
FABRÍCIO DE SOUZA
MESQUITA
NAKAN
MESQUITA
Drª.ADNA LOUZADA
MESQUITA
CRISTIANE PELINCA (CRIS GÊMEAS)
NILÓPOLIS
MARCOS CEZAR (MARQUINHO TREMBÃO)
SÃO JOÃO DE MERITI
LUIS FERNANDO
SEROPÉDICA
EDVALDO FERNANDES (BALL DA FARMÁCIA)
SEROPÉDICA
LUCAS DUTRA (PROF. LUCAS)
SÃO JOÃO DE MERITI
ALFREDO QUEIROZ
QUEIMADOS
ELTON TEIXEIRA
NOVA IGUAÇU
ARTHUR FABIANO (ARTHUR LEGAL)
NOVA IGUAÇU
CARLOS FERREIRA (FERREIRINHA)


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Adriano Santos é nomeado Secretário de Esporte e Lazer, em Nova Iguaçu

Adriano Santos com a filha Beatriz
Os Atos Oficiais da Prefeitura de Nova Iguaçu, traz na edição desta terça-feira, 29/01,  a publicação do nome de Adriano Santos como o novo secretário municipal de Esporte e Lazer da cidade. É a segunda vez que ele ocupa esse cargo. Articulado e competente, não há dúvida que fará um grande trabalho, pois já comprovou isto em outras ocasiões.

Espera-se com o seu retorno, a volta dos  Jogos Estudantis de Nova Iguaçu  (JOENI), participação exemplar nas Olimpíadas da Baixada, a fixação da Corrida e Caminhada da Cidade, o fortalecimento de projetos esportivos e de lazer para a Terceira Idade, para as crianças e jovens, bem como a revitalização das praças como lugar de encontro, lazer e entretenimento.

Desejamos ao secretário Adriano Santos muito sucesso e grande êxito na nova gestão. Parabéns. Gol para Nova Iguaçu!


Marcelo Lessa assume a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos

O advogado e professor Marcelo Lessa, foi nomeado secretário municipal de Assuntos Estratégicos, da Prefeitura de Nova Iguaçu. A publicação foi feita nos Atos Oficiais desta terça-feira, dia 29/01. Ele foi secretário municipal de Transporte em 2008.

Uma das missões desta inédita pasta é trabalhar a questão da prevenção à violência na cidade, fazer a coordenação de contratos e convênios, bem como auxiliar nas relações institucionais. Candidato a vereador nas últimas eleições pelo Partido da República (PR), Lessa ficou na primeira suplência.


Gilberto Carvalho: Municípios devem ser uma referência da nova política


O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou na manhã desta segunda-feira (28) da reunião dos prefeitos e prefeitas do PT promovida pela direção nacional do Partido, em Brasília.
Gilberto Carvalho enfatizou a importância dos prefeitos neste momento especial vivido pelo País com o PT na Presidência da República,.
“Tudo começou com vocês,  tudo começou nas prefeituras, foi lá que aprendemos a governar e que fizemos as primeiras experiências fortes de inversão de prioridades e de participação popular e foi lá que mostramos também a nossa competência e assim continua. Sem o trabalho de vocês não adianta trabalhar muito aqui em Brasília, pois é lá que o povo vive, que a política acontece. Por isso temos de estar em sintonia e é muito justo que vocês reivindiquem e que a gente faça de cada município de fato um exemplo, uma referência da nova política”, afirmou o ministro.
(Portal do PT)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bangu vence Olaria por 2 a 0 e pega o Nova Iguaçu na quinta-feira

Adicionar legenda
Agora, um pouco de alegria. Pela terceira rodada do Campeonato Carioca, o Banguzão venceu o Olaria na Rua Bariri, por 2 a 0. Já o Nova Iguaçu ganhou do Duque de Caxias pelo placar de 3 a 0. Embalados pelas vitórias, Bangu e Nova Iguaçu se enfrentam no dia 31/01, quinta-feira, as 17h, em Moça Bonita.

Fluminense e Botafogo fizeram um bom jogo e empataram em 1 a 1, no Engenhão. O Vascão ganhou de 4 a 2 do Resende e o Mengão, já no finalzinho dos acréscimos do segundo tempo, ganhou do Volta Redonda de 1 a O.

Presidente Dilma conforta famílias e se emociona no Rio Grande do Sul

Um gesto vale mais do que muitas palavras.


A presidente Dilma Rousseff se emocionou no dia de ontem, ao comentar o incêndio que matou pelo menos 230 pessoas e deixou um grande número de feridos na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Visivelmente abatida e emocionada, a presidente disse: “Eu queria dizer para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos e necessariamente iremos superar mantendo a tristeza”. 

Neste momento de grande dor, que entristece toda a nação brasileira e nos coloca de luto junto ao povo do Rio Grande do Sul e com as famílias enlutadas, rogamos ao Deus da Vida e da Misericórdia, que dê força aos que choram de tanta tristeza e sofrimento.



domingo, 27 de janeiro de 2013

'Males da Alma'. Drauzio Varella estréia novo quadro hoje a noite no Fantástico

O médico Drauzio Varella está de volta ao 'Fantástico' para falar de problemas que afligem milhares de pessoas atualmente. 

No programa de hoje, ele estréia o quadro 'Males da Alma', série em seis episódios sobre distúrbios como depressão, pânico, transtorno obsessivo compulsivo (toc) e bipolaridade. 

"A intenção é discutir esses distúrbios que afetam a vida de milhões de pessoas, muita das quais sofrem sem entender o que se passa com elas", diz o doutor Drauzio. O programa começa as 21 horas, na TV Globo.

Fonte: Jornal O Dia

Em reunião do diretório, petistas avaliam participação na última eleição, reconhecem erros e preparam-se para os novos desafios

Dirigentes e filiados do Partido dos Trabalhadores em Nova Iguaçu, se reuniram no último sábado (26/01) e fizeram uma avaliação do resultado das eleições do ano passado, quando o partido coligou-se com o PDT e diminuiu sua representação na Câmara Municipal de três para dois parlamentares, muito embora o número de cadeiras tenha aumentado de 21 para 29 vereadores. O voto na legenda também caiu de 19 mil para pouco mais de 1.600 votos. Foi a primeira vez na história da cidade que o PT deixou de ter candidatura própria. Na avaliação dos participantes, ficou claro que a decisão pela aliança foi um erro político, eleitoral e estratégico.

"Foi uma avaliação dura, mas necessária. Não podemos repetir erros tão primários. A meta agora é unificar o máximo os filiados e militantes, levantar a autoestima, organizar o partido e partir para eleger Lindbergh governador e reeleger Dilma presidente em 2014. Essa é a nossa missão", disse o vereador Ferreirinha, líder da bancada na Câmara.




Ferreirinha fala no encontro
O vereador Arthur Legal


sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário Oficial deste sábado publica a nova Estrutura Administrativa das Secretarias Municipais de Nova Iguaçu

O caderno dos Atos Oficiais da Prefeitura de Nova Iguaçu, traz  na   edição
deste sábado a nova estrutura das secretarias municipais de Nova Iguaçu, com seus cargos, simbologias e quantitativos. 

A nova estrutura apresenta bastante novidades, entre elas a criação da Superintendência de Proteção e Atenção aos Animais, assunto pouco debatido, mas que tem apelo velado na sociedade. Há muitos animais abandonados e que sofrem maus tratos na cidade. Ela faz parte da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública.

Dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social, criou-se a Subsecretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; as Coordenadorias da Terceira Idade, de Infância e Juventude, de Políticas para Mulher, e de Combate a Desigualdade Racial e Intolerância. Na Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, foram criadas superintendências distintas para cuidar do transporte coletivo, alternativo e de táxi.

Na novata Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, foram criadas as coordenadorias de Indústria, Comércio e Serviços; a de fomento e apoio a Micro e Pequena Empresa; a de Turismo, além da de Agricultura e Abastecimento. Outra novidade, é que a Tesouraria municipal sai da Secretaria de Planejamento e Despesa, retornando a Secretaria  Municipal de Economia e Finanças.

Nas duas maiores e mais complexas pastas, Saúde e Educação, a novidade ficou por conta da criação do cargo de Presidente do Comitê de Políticas Públicas, cujas atribuições ainda não foram publicadas.



Bloco Parlamentar PT-PCdoB-PMN aprova documento de atuação




O Bloco Parlamentar PT-PCdoB-PMN formalizaram em documento, aprovado na última quarta, os motivos e finalidades para a constituição do Bloco.
Segundo o documento, o Bloco Parlamentar irá trabalhar em conjunto na Câmara Municipal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e ambiental de Nova Iguaçu, de forma sustentável e democrática.
Formam o Bloco os vereadores Arthur Legal e Ferreirinha, ambos do PT, Luisinho e Henrique Neves, ambos do PCdoB e Gilson Cunha do PMN.
Leia abaixo o documento:


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Reunião ampliada do Diretório do PT-Nova Iguaçu reúne filiados neste sábado

Será neste sábado, dia 26/01, com início as 15 horas, a reunião ampliada do Diretório Municipal do PT de Nova Iguaçu. O encontro será realizado no auditório da Escola Técnica João Luiz do Nascimento, que fica na Rua Luiz de Lima, n° 272, no centro de Nova Iguaçu, ao lado da Vila Olímpica. 

Além dos membros da direção municipal, qualquer pessoa que seja filiada ao partido poderá participar. Na pauta está previsto uma ampla discussão sobre o papel do partido nas eleições de 2012, análise da conjuntura, informações sobre as eleições internas do PT que ocorrerá este ano (PED), entre outros informes.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Baixada terá mais um Shopping

A coluna 'Negócios & Cia' do Caderno de Economia do Jornal O Globo desta quinta-feira (24/01), traz a notícia que a Baixada terá mais um shopping, a partir de 2015. Segundo a coluna, ele será construído as margens da Via Dutra, na altura do município de Queimados, conforme abaixo.


Não há dúvida que o novo empreendimento será um sucesso, haja vista o potencial de consumo da Baixada, aquecido sobretudo, pelo surgimento de uma nova classe média nos últimos dez anos. Isto sem falar na estratégia da localização: as margens da Dutra, mas no sentido contrário ao grande fluxo do tráfego de veículos, sem os constantes engarrafamentos. Deverá ser bom para a região, inclusive para o aumento da geração de emprego e renda. 

Quanto a Nova Iguaçu, fica a preocupação com relação a demora da Prefeitura, que há quase três anos ficou de conceder licença de obras para que o Top Shopping amplie e modernize suas instalações, fato que irá gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. 

Caso o atual governo não atente para esta questão, o sucesso do novo Shopping da Dutra contribuirá para um agonizante fracasso do Top Shopping, interferindo diretamente na capacidade deste empreendimento continuar fazendo parte crescimento da economia de nossa cidade.

Tomara que o prefeito e o futuro secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, estejam antenados com este assunto de grande relevância para os iguaçuanos. A Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal está atenta a esta questão.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários terão encontro com a presidente Dilma, em Brasília


Representantes dos 5.568 municípios brasileiros, entre prefeitos empossados recentemente, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais, estarão em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro para participar um encontro com a presidenta Dilma Rousseff.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que coordena o evento, informou que o objetivo do encontro é estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã.
Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais seus principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.
“A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, informou a SRI. Os gestores poderão conhecer melhor, com a oportunidade de contato direto com os ministérios do governo, programas de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano.
No encontro, alguns prefeitos apresentarão casos de boas práticas de seus municípios e de consórcios intermunicipais. Também serão oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Governo do Estado manifesta interesse em instalar Rio Poupa Tempo em Nova Iguaçu

O projeto para trazer uma unidade do programa Rio Poupa Tempo para Nova Iguaçu deu mais um passo. 

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), integrante da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, autor da proposta, recebeu ofício do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja)  Dr. Carlos De La Rocque, que também foi encaminhado ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Dr. Júlio Bueno, manifestando interesse na proposta.

No ofício ele diz que "O sucesso dessa iniciativa do Governo do Estado muito orgulha esta Autarquia e certamente poderá ser engrandecido com a participação do Município de Nova Iguaçu".

E finaliza: "Assim sendo, comprometemo-nos a registrar o pleito e informar quando da realização dos estudos para implantação de novas unidades".

A vinda do Rio Poupa Tempo foi aprovada através de um projeto de Indicação Legislativa do vereador Ferreirinha (PT) na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. O local sugerido foi o Shopping Iguaçu Square, localizado próximo a Rodoviária Coderte, e que está praticamente fechado, prejudicando a geração de emprego e a circulação de renda na cidade.  A proposta foi matéria do Jornal Extra no último sábado.



Juventude é o tema da Campanha da Fraternidade 2013


No primeiro sábado de fevereiro (16/02), após o carnaval, os jovens católicos de Nova Iguaçu estarão reunidos para celebrar o início da Campanha da Fraternidade 2013. O encontro servirá também como preparativo para a grande Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no período de 23 a 28 julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI, onde se espera a presença de cerca de dois a quatro milhões de jovens do mundo inteiro.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pesquisa Ibope: PT é o partido mais querido do Brasil


O ESTADO DE S. PAULO - Uma pesquisa do Instituto Ibope, publicada neste domingo  (20/01) no jornal Estado de S. Paulo, dá ao Partido dos Trabalhadores razões para comemorar. Segundo o levantamento, 24% dos eleitores declaram ter preferência pelo PT. Depois disso, vem o PMDB, com 6%, e o PSDB, com 5%.
O resultado confere à presidente Dilma Rousseff uma boa vantagem na largada para 2014. Mas há um dado relevante, que abre espaço para novas composições de forças. O número de apartidários, 56%, é o maior desde 1988 – o que demonstra um certo cansaço do eleitorado com a classe política.
Praticamente todas as legendas perderam simpatizantes. Segundo o Ibope, o PT já teve a preferência de 33% dos entrevistados, em março de 2010. Hoje, o número é de 24%. O PSDB, por sua vez, também assistiu a uma grande erosão de seus eleitores mais fiéis. Eles já foram 14% da região Sudeste, onde se concentra sua maior base, em 1995, e hoje são apenas 7%. E o PMDB, que no governo Sarney, logo após o Plano Cruzado, já teve a preferência de 26% dos brasileiros, hoje tem apenas 6%.
O desencanto com a política se expressa ainda em outra pesquisa Ibope, que apontou os partidos políticos como as instituições menos confiáveis do País. No caso do PT, no entanto, o partido teve relativo sucesso em fazer com que o apoio ao “lulismo” migrasse para o partido.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Na TV: Hoje, 5 da tarde, tem Nova Iguaçu e Fluminense pelo Campeonato Carioca

Completando a primeira rodada do Campeonato Carioca 2013, FLUMINENSE e NOVA IGUAÇU se enfrentam hoje, as 17 horas no Engenhão, com transmissão ao vivo pela TV. Ontem, o Flamengo ganhou do Quissamã por 2 a 0. O Bangu perdeu por 2 a 1 do Friburguense. E o Vasco meteu 3 a 0 no Boavista.  É o futebol de volta aos estádios para a alegria de todas as torcidas...


Morador envia sugestões para melhorar o transporte público em Nova Iguaçu

Preocupado com a questão do transporte público em Nova Iguaçu, o morador Michel Araújo, envia-nos sugestões para a melhoria das condições do deslocamento e da qualidade dos ônibus que circulam e saem de nossa cidade em direção a outros municípios. Eis o o texto enviado:

 "Vereador Ferreirinha desde já mando um abraço e venho dar uma sugestão ao transporte público em Nova Iguaçu. É fato que é totalmente carente o nosso município em transporte público e disso já sabemos, mas é triste ver que nossos vizinhos, como Caxias,  tem tantas linhas de ônibus que alimentam não só Caxias como a Baixada e os demais locais do RJ. NOVA IGUAÇU precisa URGENTEMENTE de ônibus para São Gonçalo, Ilha do Governador, Bonsucesso, Saens Peña, Taquara e Campo Grande. Não aguentamos mais ficar 3 HORAS em pé fazendo baldeações em ônibus calorento e mal conservados. Porquê não estender as linhas 551 PENHA X NOVA IGUAÇU até Bonsucesso?? Porque não estender linha 546 Praça Seca x NOVA IGUAÇU até Taquara ambas da Viação NOSSA SENHORA DA PENHA. Porque não estender a 134 Vila Isabel da EVANIL até Saens Peña. Porque não a Rio Minho colocar de Niterói até São Gonçalo.Têm muita gente que mora aqui e trabalha em São Gonçalo e na zona oeste como Freguesia, Taquara, Recreio. Acredito em você, que foi um dos cabeças ao trazer o POUPA TEMPO para aqui, e acredito numa movimentação sua com dedicação e carinho para o transporte público em NOVA IGUAÇU. Podemos fazer uma campanha junto com o senhor vereador a respeito disso, acho uma boa ideia e traria ainda mais um legado seu ao povo iguaçuano que o vê com bastante carinho. Desde já um grande abraço e fica aqui meus pedidos e de toda a população iguaçuana! Abraços. Michel Araújo."














Sobre este importante tema, primeiro agradecemos ao Michel pelas sugestões. Em segundo, informar o seguinte: o vereador tem atuação circunscrita a área do município, ou seja, neste caso, só poderá legislar sobre o transporte público municipal (linhas que circulam dentro da cidade). O transporte intermunicipal (que liga duas ou mais cidades), fica a cargo de legislação estadual.

Entretanto, isso não impede que o vereador e a Câmara façam o debate, levantem  as carências e busquem as soluções que melhor atendam aos moradores do município junto ao governo do Estado ou ao governo Federal, a exemplo da luta que estamos travando para trazer o Rio Poupa Tempo e a que travamos há dez anos atrás, para trazer o Campus da Universidade Federal Rural para Nova Iguaçu. 

Transporte, trânsito e a mobilidade urbana são temas intrigantes, estão na ordem do dia em todo o Brasil, sobretudo nas cidades das regiões metropolitanas. A melhoria da qualidade de vida da população, o desenvolvimento econômico sustentável, a questão ambiental entre outras, estão intimamente ligadas ao tema que o Michel Araújo, em boa hora, nos estimula a trabalhar em sua direção.


sábado, 19 de janeiro de 2013

Implantação do Rio Poupa Tempo no shopping Square é matéria de hoje no Jornal Extra

Câmara de Nova Iguaçu aprova projeto de lei para implantação do Rio Poupa Tempo



Cíntia Papa

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu aprovou, no fim do ano passado, dois projetos de lei para implantação do Programa Rio Poupa Tempo no prédio onde funciona o Shopping Nova Iguaçu Square, no Centro da cidade. A iniciativa partiu do vereador Carlos Ferreira (PT), que defende a reutilização do imóvel, onde há 123 lojas, sendo apenas três em funcionamento. São agências do INSS que poderiam ser integradas ao Rio Poupa Tempo.
— Um imóvel deste tamanho, com infraestrutura e excelente localização não pode ficar fechado. A desapropriação já foi sugerida mas talvez nem seja necessária — disse o vereador.

Moradores apoiam ideia
O vigilante Luiz Carlos Oliveira, 46 anos, acha a iniciativa uma ótima oportunidade para a população.
— Esse prédio é um elefante branco na cidade, pelo menos um espaço para prestação de serviço vai ajudar muitas pessoas — declarou.
O prefeito Nelson Bornier disse que aprova qualquer iniciativa voltada para melhorar a vida dos cidadãos:
— Acho a ideia louvável.
Para implantar o polo, a cidade precisa ainda da autorização do governo do Estado do Rio.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/camara-de-nova-iguacu-aprova-projeto-de-lei-para-implantacao-do-rio-poupa-tempo-7312732.html#ixzz2IR34OF1e



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vamos lá Bangu. Vai começar o Campeonato Carioca 2013

Amanhã, sábado, dia 19/01, começa o Campeonato Estadual de Futebol do Rio de Janeiro. O Flamengo pega o Quissamã, no Engenhão, as 17 horas. No mesmo horário o Banguzão encara o Friburguense, em Nova Friburgo.  Já o Vasco, as 19:30h, pega o Boavista, em Volta Redonda.


Este é o meu time. O grande Banguzão, o time do meu coração. Campeão Mundial de Clubes de 1960. Bi-campeão Carioca (1933 e 1966). Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1985. Tá na hora de ganhar o campeonato estadual. Tá na hora de levantar mais uma Taça! Vamos lá Bangu!!


Idosos e Pessoas com Deficiência têm direito a isenção de IPTU em Nova Iguaçu

Está na lei, mas pouca gente conhece esse direito. Idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência, que recebem até dois salários mínimos, possui um único imóvel no município e nele reside, podem solicitar isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), junto à Prefeitura de Nova Iguaçu. Para requerer o benefício, o contribuinte deve se dirigir à Secretaria de Economia e Finanças (SEMEF) levando carteira de identidade, título de propriedade do imóvel, comprovante de rendimento, além do carnê do IPTU. O período para requerer o benefício vai de 2 de janeiro a 30 de agosto de 2013. 

A Prefeitura fica na Rua Ataíde Pimenta de Morais, 528, no centro de Nova Iguaçu. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3770-6277 e 2667-8026.


IPVA 2013 - RJ: Confira a tabela de pagamento

Pagamento IPVA 2013 RJ
O pagamento do IPVA 2013 pode ser realizado através de bancos credenciados (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, dentre outros) você também poderá realizar o pagamento online através do sistema do banco. Para realizar o pagamento você deve ter o numero do renavam contido no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo.

Tabela IPVA 2013 RJ

Finais de PlacaPagamento integral
ou Vencimento 1ª parcela
Vencimento 2ª parcelaVencimento 3ª parcela
Para mais informações, acesse o site da Fazenda em: RESOLUÇÃO SEFAZ N.º 560 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2012
023/0127/0201/04
125/0128/0203/04
228/0101/0305/04
331/0104/0308/04
404/0207/0311/04
508/0211/0315/04
615/0214/0318/04
718/0218/0324/04
821/0221/0326/04
925/0227/0329/04

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sobre a polêmica do aumento do salário do prefeito e do secretariado


Os mais diversos meios de comunicação têm divulgado a polêmica do reajuste salarial dos prefeitos e seu secretariado na Baixada. Depois de Belford Roxo e São João de Meriti, a bola da vez é Nova Iguaçu, onde o prefeito terá salário de R$ 19.200 e os secretários de R$ 13.500. A legislação federal autoriza que o prefeito possa ganhar até R$ 26.700.  Pela responsabilidade de administrar um município do tamanho e da importância política e econômica de Nova Iguaçu, com os mais diversos e complexos problemas, talvez não fosse absurdo um prefeito receber tal remuneração. A mesma coisa se diga de um secretariado qualificado, preparado para comandar pastas importantes como Saúde, Educação, Assistência Social, Fazenda, entre várias outras. Num mercado tão pujante e disputado, com a iniciativa privada pagando salários competitivos, como conseguir convencer um bom  profissional  a assumir uma secretaria para ganhar R$ 5.800 líquidos, como era a situação em Nova Iguaçu até o final do ano passado?
Faltou explicar isso a população. Faltou dizer que a lei votada reduziu centenas e cargos comissionados. E dizer também que desde 1999, o salário  do prefeito ficou congelado em R$ 9.000. Por isso o espanto com o percentual. 
Pode ser que o reajuste tenha sido até razoável, em comparação com os salários de outros poderes, conforme tabela abaixo. Entretanto, acho que o momento foi inoportuno. Afinal, muito se foi dito que o município estava endividado, precisando de recursos para reerguer sua administração. Daí o contraste entre as duas ações.  No mais, acho que a lei do aumento não será implementada, uma vez que sua tramitação inobservou comandos da Lei Orgânica Municipal e ainda terá de ser registrada pelo TCE-RJ. Por tudo isso, não fomos favorável. O nosso voto foi pela abstenção.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vereador Gilson Cunha, do PMN, é o novo integrante do Bloco Parlamentar formado por PT e PCdoB.

O Bloco Parlamentar PT-PCdoB conta agora com mais um membro: o PMN (Partido da Mobilização Nacional). Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16/01), o vereador Gilson Cunha, eleito pela sigla no último pleito municipal, resolveu integrar-se ao bloco.

Segundo o parlamentar, ele identificou-se com a proposta de trabalhar de forma integrada e coletiva, promovendo debates, audiências públicas, apresentando projetos que venha melhorar as condições de vida dos iguaçuanos nos mais diversos bairros e segmentos da sociedade iguaçuana.

"Vou propor ao bloco que comecemos na Câmara, um debate sobre a qualificação dos gestores das unidades de saúde do município. Sem pessoas qualificadas, dificilmente haverá uma boa administração e atendimento satisfatório a população. É preciso humanizar o atendimento e ter gente preparada para essa missão", disse Gilson Cunha.

O Bloco PT-PCdoB-PMN é formado pelos vereadores: Arthur Legal, Ferreirinha, Gilson Cunha, Henrique Neves e Luisinho.



Conheça os novos secretários do governo do prefeito Nelson Bornier, em Nova Iguaçu

Sede da Prefeitura de Nova Iguaçu
O Diário Oficial de Nova Iguaçu, publicou hoje, dia 15/01, quando o município completa 180 anos,  o nome de boa parte do secretariado do prefeito Nelson Bornier (PMDB). Alguns nomes são novos, outros já participaram da administração do prefeito nos mandatos anteriores.  A grande maioria dos escolhidos são de Nova Iguaçu, entre eles quatro ex-vereadores.

 Veja os nomes:

1. Thiago Marçal Portela (ex-vereador), secretário municipal de Governo.
2. Celso Barroso Valentim (ex-vereador), secretário municipal de Administração.
3. Edson da Rocha Mendes, secretário municipal de Controle Geral.
4. Luiz Carlos Mayhé Ferreira, secretário municipal de Fazenda.
5. Jessé Gomes Dias, secretário municipal de  Planejamento e Despesa.
6. Paulo de Tarso M. de Barros (Paulinho Leopoldo), (ex-vereador) secretário municipal de Educação.
7. Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, secretário municipal de Saúde.
8. Luiza Cristina Quaresma de Oliveira Vaz, secretária municipal de Ação Social.
9. Carla Maria Lopes Neves, secretária municipal de Obras e Serviços.
10. Giovanni Guidone, secretário municipal de Urbanismo, Habitação e Ambiente.
11. Luiz Antunes dos Santos (ex-vereador), secretário municipal de Defesa e Ordem Pública.
12. Tiago Rodrigues Barboza, Procurador Geral do Município.
13. Jorge Fernando Rosa Paschoal, presidente da EMLURB.

Ainda falta nomear os titulares das seguintes secretarias: Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Ação Cultural; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo; Assuntos Estratégicos; e Trabalho e Renda. 

Os presidentes da Codeni, Previni e Fenig, também ainda não foram nomeados.


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Câmara aprova a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Nova Iguaçu

Na sessão plenária da tarde desta segunda-feira, os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram a nova estrutura  de organização administrativa da Prefeitura.  
Como já se tinha previsão, foram extintas várias secretarias e criadas algumas novas. Muitos cargos em comissão (AS, CC-1, CC-2, CC-3, AG), também acabaram. Eles diminuíram de quantidade e foram substituídos por novas siglas (STD, CD, DAS I, II, III, IV e V). Os valores também foram revisados.

A nova estrutura organizacional da administração direta da Prefeitura, compreende agora as seguintes pastas:
1. Secretaria Municipal de Governo - SEMUG
2. Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos - SEMOSP
3. Secretaria Municipal de Administração - SEMAD
4. Secretaria Municipal de Economia e Finanças - SEMEF
5. Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana - SEMTMU
6. Secretaria Municipal de Educação - SEMED
7. Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS
8. Secretaria Municipal de Ação Cultural - SEMAC
9. Secretaria Municipal de Planejamento e Despesa - SEMPLAD
10. Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SEMEL
11. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo - SEMDAT
12. Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS
13. Secretaria Municipal de Controle Geral - SEMCOGER
14. Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública - SEMDCORP
15. Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente- SEMUHAM
16. Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos - SEMAT
17. Secretaria Municipal de Trabalho e Renda - SEMTRAR
18. Procuradoria Geral do Município - PGM

A estrutura da administração indireta, autárquica e fundacional, não sofreu alteração. Continua a CODENI (Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu); a FENIG (Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu), a EMLURB (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) e o PREVINI (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu).