quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ferreirinha participa da Conferência do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, participou nesta quarta-feira (30/10), da Conferência do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu. Seguindo as diretrizes do governo federal que editou o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL  através da Lei 10.753 e do Decreto 7.559, da presidente Dilma Rousseff, o plano consiste em estratégia permanente de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações voltadas para o fomento da leitura no País.

Em nossa cidade, o Grupo Iguaçulendo e o Pólo Baixada Literária, em conjunto com a Câmara Municipal e a Prefeitura, vem discutindo a implantação do plano municipal do livro, leitura, literatura e bibliotecas com o objetivo de transformar Nova Iguaçu numa cidade de leitores. 

O prefeito Nelson Bornier participou da mesa de abertura da conferência e se comprometeu em apoiar e efetivar as decisões tiradas no encontro. "A Cultura precisa e vai  receber melhor atenção de nossa parte neste mandato. Hoje, como governante, ver a sociedade envolvida nessa questão de tão grande importância me deixa muito satisfeito. Estou pronto para acatar tudo o que for selado neste encontro e quero, junto com vocês, ser a primeira cidade do estado Rio de Janeiro a ter aprovado o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas”, garantiu o prefeito.

Os conferencistas aprovaram o texto-base do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas que será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação. "Estou otimista. A preocupação do governo federal é a também do município. Vamos trabalhar para aprovar o plano e com isso conseguir verbas para construir bibliotecas e democratizar o acesso ao livro e a leitura em Nova Iguaçu", disse Ferreirinha.

O secretário de Ação Cultural Wagner D'Almeida se disse entusiasmado com a determinação dos conferencistas na construção do plano. "Será uma honra para mim e para o município ser a primeira cidade do estado do Rio a aprovar o plano municipal. Vamos fazer história", finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário