sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Escola Municipal Flor de Lis: O brilho de quem faz a diferença

Dando sequência a série 'Escolas Municipais: Fazendo a Diferença', o Blog do Ferreirinha traz os desafios e o trabalho da Escola Municipal Flor de Lis, situada no bairro de Nossa Senhora das Graças, conhecido como Forte, em Miguel Couto.

Ficha Técnica:
Escola Municipal Flor de Lis
Localização: Bairro Nossa Senhora das Graças, Miguel Couto
Inauguração: 1997
Ensino: Educação Infanil (Pré-escola) e 1º seguimento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Diretora: Regina Celi Souza de Oliveira
Ideb 2011: 3,8

Chovia quando chegamos a Escola Municipal Flor de Lis. Na entrada pudemos ver o cuidado com a escola: Murais e portais enfeitados para a primavera, limpeza e uma exposição de trabalhos das crianças chamada “Arte na Casa”.

Fomos recebidos pela diretora, professora Regina Celi e pela coordenadora Político-Pedagógica, professora Rita. Antes de conhecer toda a escola, Regina e Rita apresentaram os projetos prioritários da escola que estão sendo trabalhados este ano.

Apresentaram o projeto “O Acalanto, o Encanto e Canto de Vinícius de Moraes”, cujo objetivo é comemorar o centenário do nascimento de Vinícius de Moraes. Consiste em trabalhar a obra do poeta, desenvolvendo atividades culturais que serão apresentadas na culminância em dezembro. “Queremos envolver as várias áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, educação física, além do despertar artístico, com música, dança e teatro”, salientou a professora Rita.

Entretanto, a prioridade da EM Flor de Lis, em 2013, é ampliar o índice de alfabetização, ainda muito baixo. Assim, esta sendo implementada uma grande ofensiva de alfabetização e reforço escolar. Foram criados dois grupos: o primeiro de alfabetização para crianças que não leitoras e o segundo de ampliação da leitura e da escrita, com atividades de ampliação do vocabulário e aprimoramento da leitura e da escrita.

“A equipe de trabalho é muito dedicada, empenhada e responsável. Tenho certeza que teremos êxito neste projeto. Já podemos perceber os resultados, mesmo sem termos feito a avaliação, prevista para dezembro”, afirmou a professora Regina.

Ao conhecer às dependências da escola, o vereador Ferreirinha se encantou com a sala da educação infantil, muito bem organizada, com cantinho da leitura e parquinho. Além disso, se comprometeu a lutar para que a escola tenha uma quadra. Atualmente as aulas de educação física são feitas no corredor ou mesmo na rua.

“A dedicação de toda a equipe é visível. A escola esta bem cuidada e temos atividades diferenciadas para as crianças. Mas é inadmissível que a escola não tenha uma quadra. Vou reivindicar, em nome da Comissão de Educação e Cultura, que a prefeitura se esforce para solucionar este problema”, enfatizou Ferreirinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário