Com já foi dito aqui, no dia 1º de janeiro de 2013, vinte e nove vereadores iguaçuanos tomam posse e depois se reúnem para decidir quem será o Presidente da Casa e os demais componentes da Mesa-Diretora. Neste dia também uma outra discussão estará em pauta: a composição das Comissões Permanentes.
Trata-se de um importante instrumento de trabalho parlamentar. De acordo com o artigo 63 do Regimento Interno, as "Comissões Permanentes têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e sobre eles emitir parecer".
Atualmente a Câmara de Nova Iguaçu possui 20 comissões permanentes, que serão preenchidas por indicação dos líderes de bancada ou de blocos para um mandato de dois anos, observando-se sempre a representação proporcional partidária.
Cada comissão é formada por três membros efetivos, sendo um presidente e dois vice-presidentes, com exceção das comissões constantes dos números 1, 2 e 7, que contam com cinco membros cada uma, em função do volume de trabalho.
Veja quais são as Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Nova Iguaçu:
1. Comissão de Constituição, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania;
2. Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas;
3. Comissão de Obras e Urbanismo;
4. Comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia;
5. Comissão de Transporte e Trânsito;
6. Comissão de Defesa do Consumidor;
7. Comissão de Educação e Cultura;
8. Comissão de Saúde;
9. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude;
10. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;
11. Comissão de Servidores Públicos
12. Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência;
13. Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego;
14. Comissão de Combate a Desigualdade Racial;
15. Comissão de Promoção e Assistência Social;
16. Comissão de Habitação e Serviços Públicos;
17. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar;
18. Comissão de Segurança Pública e Prevenção da Violência;
19. Comissão de Esporte, Turismo e Lazer;
20. Comissão para Assuntos Religiosos.
Pelo regimento, as comissões devem se reunir semanalmente, elaborando ata do resultado do seu trabalho. Estas reuniões são públicas.