sábado, 31 de março de 2012

Reportagem publicada no Jornal Hoje deste sábado adverte sobre o perigo do PT não ter candidatura própria em Nova Iguaçu

O risco do PT

O senador Lindbergh Farias (PT) explicou os motivos pelos quais seu partido cometeria suicídio político ao fazer aliança para apoiar a reeleição da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama (PDT). O PT correria o risco de não eleger nenhum vereador. “Seria um desastre... eu sei o que estou falando, eu entendo desse jogo,eu entendo de pesquisas”, disse ele, dia 23, durante reunião do partido no Colégio Leopoldo. “Por isso precisamos de candidatura própria”, justificou.

A agonia petista

Na avaliação de observadores políticos do estado, no ano de 1996 o PT elegeu dois vereadores em Nova Iguaçu (Flávio Nakan e Carlos Ferreira, o Ferreirinha). Com a emancipação de Mesquita, ficou apenas o Ferreirinha. Em 2004, com a eleição de Lindbergh para prefeito, a bancada passou para dois vereadores e, na reeleição, para três. Sem candidatura própria, ficam claras as possibilidades de eleger apenas um e com exaustivo esforço.

Para ver a nota no Jornal Hoje, clique: http://www.jornalhoje.inf.br/visaogeral.htm

Futebol: Nova Iguaçu x Volta Redonda - hoje, às 16 horas no Laranjão

Pela sexta rodada do Campeonato Estadual da 1ª Divisão, o Nova Iguaçu enfrenta o Volta Redonda, neste sábado, com início às 16 horas. O jogo será no Estádio Jânio Moraes, o Laranjão, no bairro Aero Clube. O Nova Iguaçu tenta se recuperar da derrota para o Bangu no último final de semana, quando perdeu de virada por 2 a 1.

Se vencer, o Nova Iguaçu continua com chances de chegar a semi-final do Cariocão 2012, podendo inclusive sonhar com uma vaga na Copa do Brasil ou na série D, no próximo ano.  

O Laranja da Baixada conta com apoio dos torcedores iguaçuanos.



Protesto: Caminhada em memória das vítimas da Chacina da Baixada

Hoje, dia 31 de março, completa sete anos da Chacina da Baixada que ceifou a vida de 29 pessoas. Para não perdermos a história e a memória, acontecerá uma manifestação, uma caminhada, convocada pelos familiares e amigos das vítimas, por pessoas indignadas, que clamam por justiça e que não aceitam que episódios como este fiquem impunes e voltem a acontecer na Baixada ou em qualquer outro lugar. O manifesto é em favor da vida, da dignidade humana, do respeito aos valores humanos.
Veja abaixo a programação:
16 horas – Concentração da caminha na Via Dutra, na altura do número 15.380 (após o viaduto do Bairro Explanada – em Frente a Bezouro Veículos);
16h30 – Início da caminhada com paradas nos locais onde as pessoas foram assassinadas nos bairros da Posse e Cerâmica, em Nova Iguaçu.
14 abril | sábado | Nova Iguaçu | Ato sociocultural e caminhada
09 horas – Ato sociocultural de lançamento do ‘Espaço de Cultura de Direitos’, com
- Atendimento gratuito de assistência jurídica, psicológico e social;
- Grafitagem da sede da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2;
- Apresentação de vídeos do Cine + ComCausa – com o documentário ‘Luto Como Mãe’ (com participação de Luciene Silva, mãe de Raphael), com exposição de depoimentos dos moradores do bairro e curtas;
- Plantio de 29 mudas no canteiro da Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2;
- Café no Ponto com anúncio das atividades disponibilizadas no ‘Espaço de Cultura de Direitos’ (ECD) da – Associação de Moradores do Bairro Cerâmica 2 (AMBC 2).
Chacina da Baixada
Na noite seguinte, 31 de março de 2005, policiais iniciaram uma seqüência de mortes em Nova Iguaçu e terminaram no município de Queimados. O resultado foi 29 mortos, sendo, oito crianças. É maior chacina registrada no estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal Comcausa.

Aniversário: Igreja Batista Central de Cabuçu celebra 33 anos de fundação

A comunidade batista da região de Cabuçu está em festa. É que hoje, dia 31 de março, a Igreja Batista Central de Cabuçu, localizada na Rua Curupaiti, nº 20, está completando 33 anos de fundação. 

O pastor Josemir Araújo de Oliveira, líder espiritual da Igreja, bem como seus membros, convida a todos para o Culto em Ação de Graças que será realizado hoje à noite, a partir das 19 horas.

A equipe Blog-Ferreirinha parabeniza a Igreja por mais um aniversário e roga ao Deus Pai as mais ricas bênçãos à sua membresia, corpo ministerial, familiares e visitantes. 



sexta-feira, 30 de março de 2012

Teatro: 'Amor Confesso'. Peça em cartaz hoje, 20 horas, no Sesc-Nova Iguaçu

Nesta sexta-feira, a partir das 20h, haverá a última apresentação da peça  'Amor Confesso', no Teatro do Sesc-Nova Iguaçu.  Quem perdeu as duas primeiras apresentações terá nova chance de ver um espetáculo imperdível.

Na peça, os atores Alexandre Dantas e Claudia Ventura interpretam um casal que, prestes a se casar, decide montar uma peça com contos de amor do escritor  Arthur Azevedo. No entanto, através das tramas, os personagens começam a questionar se vale a pena concretizar a união matrimonial. A direção é de Inez Vianna.

O Sesc-Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Mais informações pelo telefone:  2797-3001. Bom espetáculo!




quinta-feira, 29 de março de 2012

Hoje tem festa do PCdoB em Nova Iguaçu

Será hoje, a partir das 19 horas, no Parque de Eventos em Cabuçu,  a Festa dos 90 anos do PCdoB, promovida pelo Comitê Municipal de Nova Iguaçu, presidido pelo vereador Fernando Cid.

O evento marca a festa do partido na cidade e terá a presença de vários artistas, dentre os quais Netinho de Paula, Arlindo Cruz e Waguinho.

Nossos parabéns ao PCdoB e seus bravos militantes.



quarta-feira, 28 de março de 2012

Boa notícia: Lula está curado do câncer

Os exames de ressonância magnética e diagnósticos detalhados na garganta, feitos na manhã desta quarta-feira (28), mostram que não há mais resquícios do câncer.


Segundo as informações, Lula já ligou para a presidente Dilma Rousseff, que está na Índia, para informar o resultado dos exames e também teria ligado para presidente da República em exercício, o deputado Marco Maia (PT-RS).
O tumor foi diagnosticado em outubro do ano passado. Desde então ele passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. O tratamento se encerrou no dia 17 de fevereiro.
Entre o final de fevereiro e começo de março, Lula ficou uma semana internado por conta de uma pneumonia.
Nas últimas semanas, Lula continuou a ir diariamente ao hospital para fazer sessões de fonoaudiologia.
O ex-presidente já havia feito exames em fevereiro, que não detectaram a presença do tumor. Mas, eles não eram considerados conclusivos porque a radioterapia ainda tinha efeito sobre o corpo de Lula.
Leia abaixo a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês:
BOLETIM MÉDICO – 28/3/2012 – 11h50
O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã de hoje (28/03), para realização de exames e avaliação dos resultados do tratamento ao qual foi submetido.
Foram realizados exames de ressonância nuclear magnética e laringoscopia, que mostraram a ausência de tumor visível, revelando apenas leve processo inflamatório nas áreas submetidas à radioterapia, como seria esperado.
O ex-presidente continua realizando sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.
A equipe médica que o assiste é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Paulo Hoff, João Luís Fernandes da Silva, Luiz Paulo Kowalski e Rubens de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira     Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Hospitalar             Diretor Clínico


Fonte: Site PT-Nacional

Homenagem: Pe. Agostinho Pretto completaria 88 anos hoje

Hoje o querido e saudoso Padre Agostinho Pretto estaria completando 88 anos de idade, não fosse requisitado à Casa Paterna em outubro do ano passado. 

Lembrar seu aniversário é também celebrar seu companheirismo, seu legado de lutas, sua história de vida, unindo-nos na sua amizade e no compromisso com a vida. 

Agostinho, presente! Sempre. Um brinde à vida. Um brinde a esse grande amigo e conselheiro.



Câmara aprova gratificação de difícil acesso para professores em Nova Iguaçu

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou na sessão de ontem, o projeto de lei nº 235/2011, que dispõe sobre a gratificação aos professores da rede municipal de ensino, pelo exercício de atividades em unidades escolares consideradas em local de difícil acesso, no percentual de 20% sobre o vencimento-base.

Antes porém da sessão plenária, integrantes do Fórum Municipal de Educação no Campo, reuniram-se com o presidente da Comissão de Educação e Cultura, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), sugerindo quatro emendas ao projeto.

A primeira, para que a gratificação não ficasse restrita somente aos professores, mas que alcançasse todos os profissionais da escola, pois o acesso é difícil para todos que lá trabalham. A segunda, suprimindo um parágrafo que falava que benefício cessaria, no caso de transporte para o local. A terceira, para que fosse publicada a relação das escolas beneficiadas em até trinta dias após a publicação da lei. A última, prevendo inclusão automática do benefícios para as novas escolas em local de difícil acesso.

Infelizmente, as duas primeiras foram rejeitadas, recebendo votos favoráveis somente dos vereadores Ferreirinha (PT), Fernando Cid (PCdoB), Marcos Fernandes (PRB) e Marivaldo Amorim (PRB). As outras duas foram aprovadas por todos os vereadores presentes.

Ferreirinha elogiou o trabalho dos membros do Fórum Municipal de Educação no Campo e agradeceu pela sugestão das emendas que contribuíram para aperfeiçoar o projeto, ainda que parcialmente, devido a rejeição das duas primeiras emendas.



Registro: Brasil perde o cartunista Millôr Fernandes e a rainha do choro Ademilde Fonseca

O Brasil está mais um vez de luto. Depois perder Chico Anysio,  o gênio do humor, morreu na noite de ontem o cartunista Millôr Fernandes e rainha do choro Ademilde Fonseca. Fica aqui o registro e o nosso lamento. Abaixo, frases de Millôr Fernandes.


terça-feira, 27 de março de 2012

Padre Edmilson Figueiredo toma posse na Paróquia São José Operário, no bairro Califórnia

A Paróquia São José Operário no bairro Califórnia tem novo padre. No último domingo, durante a missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Luciano Bergamin, o padre Edmilson Figueiredo tomou posse na condição de pároco. Ele substitui o saudoso padre Agostinho Pretto, falecido em outubro do ano passado. Muitos fiéis de outros municípios vieram prestigiar a posse do novo pastor, sobretudo da Igreja São Sebastião de Olinda e da Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, de Nova Iguaçu, onde padre Edmilson trabalhou durante muitos anos.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), honrado com o convite prestigiou o evento religioso, levando  seu abraço e os votos de boas-vindas ao Padre Edmilson, torcedor apaixonado do time tricolor das laranjeiras.



segunda-feira, 26 de março de 2012

Seminário Nacional - Programa de Governo do PT nas Eleições 2012 - Inscrições abertas

A Comissão de Acompanhamento das Eleições 2012, constituída pelo Diretório Nacional do PT, prepara a realização de um seminário nacional sobre os programas de Governo do PT, a ser apresentado à população nas eleições municipais.
O Seminário tem o objetivo de dialogar com os nomes petistas que estarão na disputa eleitoral para as prefeituras. Os petistas terão a oportunidade de debater sobre a atualidade do Modo Petista de Governar e dialogar sobre a incorporação de experiências recentes dos governos locais.
Segundo a organização, serão estabelecidos os novos desafios para as administrações municipais, principalmente diante dos atuais cenários do país e do mundo, assim como das necessidades criadas pelo novo patamar de desenvolvimento vivido pelo Brasil a partir de 2003.
Estão sendo convidados membros do DN, Dirigentes Estaduais do PT (no mínimo Presidente, Secretários de Comunicação, Formação, Organização e Assuntos Institucionais), presidentes dos Diretórios Municipais e candidatos/as a prefeito e vice dos 118 municípios com mais de 150.000 eleitores; assim como os responsáveis pelo Programa de Governo nesses municípios.
Também já está disponível no Portal do PT o hotsite do Seminário Nacional “O Programa de Governo do PT nas Eleições 2012”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Fonte: site PT Nacional

sábado, 24 de março de 2012

Lindbergh participa de reunião histórica do PT-Nova Iguaçu e confirma seu apoio a candidatura de Ferreirinha para prefeito

A reunião do Diretório Municipal do PT de Nova Iguaçu ampliada para militância, realizada neste sábado, foi histórica. Contou com mais de 200 petistas e lideranças comunitárias.

Histórica pela expressiva participação de militantes de diversos setores e bairros de Nova Iguaçu e também pela ausência dos defensores da coligação com o PDT da prefeita Sheila Gama. Cerca de 95% dos participantes aclamaram a tese da candidatura própria. 

Histórico também foi o discurso do senador Lindbergh Farias a favor da candidatura própria para prefeito, afirmando que a eleição de Ferreirinha é fundamental para a continuidade das políticas que implantou na cidade, sobretudo na área do saneamento. "Somente um governo petista, com ampla interlocução com o  Palácio do Planalto poderá retomar as obras e recolocar Nova Iguaçu no rumo do desenvolvimento", disse o senador, aplaudido calorosamente pelos participantes. Lindbergh disse ainda que tem conversado com expressivas lideranças petistas no âmbito estadual e nacional, inclusive com o presidente Lula, que afirmou que estará em Nova Iguaçu apoiando a campanha de Ferreirinha para prefeito.

Por último,  Lindbergh assumiu o compromisso de caminhar lado a lado com Ferreirinha na campanha rumo a prefeitura, coordenando inclusive o programa eleitoral do PT na TV e no rádio.

Em seu discurso, Ferrerinha salientou que está disposto a honrar as tradições do PT na cidade, dar continuidade ao governo de Lindberg Farias, retomar as obras do PAC e com a ajuda do senador e da presidenta Dilma, trazer mais recursos para Nova Iguaçu. Reforçou sua disposição em aceitar a honrada  missão de ser o candidato a prefeito do PT, bem como a importância de eleger uma grande bancada de vereadores e vereadoras, além de fazer um governo para todos os iguaçuanos.















Morre Chico Anysio: o Brasil amanheceu triste

Qualhada, com a camisa do Bangu, um dos inúmeros personagens do eterno magnata do humor, Chico Anysio.  Homenagem do nosso blog.

sexta-feira, 23 de março de 2012

PT de Nova Iguaçu realiza debate neste sábado, dia 24/03

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu, realiza amanhã (sábado), das 09 às 13 horas, no auditório do Colégio Leopoldo, uma reunião ampliada com todos os dirigentes,  filiados e simpatizantes do partido. Na pauta, o debate sobre os rumos que o PT deverá tomar para disputa das eleições municipais de outubro: lançar candidatura própria ou apoiar uma candidatura de outro partido?

O debate servirá para esclarecer melhor as duas teses vigentes hoje no partido,  orientar seus filiados a tomar a melhor decisão e unir o partido. Todos estão convidados a participar. Saudações fraternas, solidárias e petistas!


quinta-feira, 22 de março de 2012

Homenagem aos 95 aos do jornal Correio da Lavoura

Hoje é Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no dia 22 de março de 1992, ocasião em que divulgou um importante documento: a Declaração Universal dos Direitos da Água.

Segundo a Declaração, no art. 2º “A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano”.


Em Nova Iguaçu, o abastecimento de água é precário ou mesmo inexistente em diversos bairros. Austin, Caonze, Esplanada, dentre outros a falta de água é constante, apesar da estação de tratamento de água do Guandu ser em nossa cidade.

No próximo dia 24 de março, os movimentos sociais e comunitários de Mesquita e Nova Iguaçu irão realizar o ato – CADÊ A ÁGUA – com o objetivo de chamar a atenção para o grave problema do abastecimento de água.

O ato será no próximo sábado, a partir das 10 horas, na Praça do Cristal – Edson Passos (em frente a Estação do Trem).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Reunião do Núcleo do PT- Bairro K-11 reuniu muita gente e fortalece o Partido

O núcleo do PT no bairro K-11 está de parabéns. Ontem à noite, um grande número de filiados e simpatizantes participaram de uma grande reunião no Salão de Festas Sonho Meu. 

Convocada e organizada pelo companheiro Cosme Sígolis, morador do bairro e membro da direção executiva municipal, a reunião foi prestigiada moradores do K-11 (Nova Iguaçu) e de Juscelino (Mesquita) e contou com a presença dos companheiros Ferreirinha, pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu e Taffarel, pré-candidato a prefeito de Mesquita. E também dos companheiros Luis Cláudio, Francisco de Carvalho (pré-candidatos a vereador PT-Nova Iguaçu) e Samuel de Mesquita, Edson Sígolo e Silvio Santos  (pré-candidatos a vereador por Mesquita). José Raimundo, um dos moradores mais antigos e respeitado do bairro foi muito aplaudido por sua incansável luta por melhorias para a região.

Foi um encontro rico em debates de idéias, onde a preocupação com a cidade e com as pessoas foi o grande destaque. Outro fato que chamou atenção foi a amplitude e o jeito solidário e fraterno da reunião,   com colocações respeitosas e dignas,  com preocupações mais fortes em direção a saúde, educação, saneamento,  limpeza urbana, abastecimento de água, geração de emprego e renda, segurança pública, cultura, esporte e lazer.

O encontro serviu também para fortalecer o ato "Cadê a Água", que será realizado no próximo sábado, a partir das 10 h, na Praça de Edson Passos, em Mesquita. Posteriormente, um ato semelhante será realizado em Nova Iguaçu. Muitos bairros estão sem água na Baixada. A ideia é pressionar a Cedae e o governo do Estado para que haja uma solução urgente para este grave problema.

terça-feira, 20 de março de 2012

Candidatura Própria do PT em Nova Iguaçu ganha força e apoios expressivos

O movimento pela candidatura própria do PT a prefeito de Nova Iguaçu tem conquistado diversos apoios dos grupos internos do PT e também de lideranças partidárias.

A Mensagem ao Partido foi o primeiro grupo a definir apoio a candidatura própria em Nova Iguaçu. Tendo lideranças partidárias importantes tais como vereador Adilson Pires, que será o vice prefeito na chapa de reeleição de Eduardo Paes no Rio, os deputados estaduais Robson Leite e Zaqueu Teixeira, o deputado federal Jorge Bittar e o presidente estadual do PT, Jorge Florêncio, o grupo emitiu nota afirmando que as eleições em Nova Iguaçu deva ser uma das prioridades do PT Estadual. A Mensagem ao Partido conta também com a participação do vereador Ferreirinha.

Outro grupo petista que emitiu nota de apoio a candidatura própria em Nova Iguaçu foi a Militância Socialista (leia aqui a nota). Integram a Militância Socialista, Luis Claudio, coordenador estadual do grupo e membro da Comissão Executiva do PT de Nova Iguaçu e Renato Simões, coordenador nacional do Militância Socialista, secretário nacional de Movimentos Populares e integrante da  Executiva Nacional.

O Movimento PT, grupo do deputado federal Chico D’Angelo e da ministra Maria do Rosário também declarou apoio a candidatura própria em Nova Iguaçu e tem contribuído para as articulações com a militância petista da cidade.

Para o vereador Ferreirinha, defensor da candidatura própria e pré-candidato do PT a prefeito de Nova Iguaçu, os apoios são conseqüência da força e coerência da proposta. “O PT tem enorme perspectiva de vitória na cidade. Além disso, somos a força política mais preparada para dar continuidade ao desenvolvimento iniciado no governo Lindbergh. Esses aspectos tem sido importantes para a tomada de decisão dos grupos internos do PT, bem como de lideranças tais como o ministro Gilberto Carvalho”, argumentou Ferreirinha, pré-candidato a prefeito.



Diário Oficial: Mais duas Leis do vereador Ferreirinha são sancionadas


O Diário Oficial do município de Nova Iguaçu traz hoje a publicação de duas leis de autoria do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT). A primeira, de nº 4.151/12, trata da instituição da "Semana de Conscientização e Preservação do Parque Municipal Natural de Nova Iguaçu". A segunda, de nº 4.152/12, institui o Cadastro Municipal de Artistas e de Grupos Culturais-CAD e dispõe sobre a participação de artistas e de grupos culturais em eventos promovidos pelo Poder Executivo Municipal e dá outras providências". As duas proposições foram aprovadas por unanimidade na Câmara Legislativa. O projetos foram enviados por militantes ligados ao Meio Ambiente e à  Cultura.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Gestão pública: 83% dos municípios brasileiros tem baixa arrecadação e não se sustentam, diz estudo da Firjan

Calçadão de Nova Iguaçu: 200 mil pessoas por dia
Um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 5.266 dos 5.565 municípios brasileiros revela que cerca de 83% não consegue se sustentar, pois só arrecada cerca de 20% da receita de seu orçamento.

A Firjan criou um Índice de Gestão Fiscal que mede cinco itens: capacidade que o município tem de arrecadar; gastos com pessoal; capacidade de fazer investimentos; custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações; e o uso de restos a pagar, ou seja, a capacidade de pagar dívidas do ano anterior.

O estudo revela que grande parte do problema está na incapacidade dos municípios enxergar suas potencialidades e estimular as economias locais e o desenvolvimento regional de forma integrada. Isso significa dizer, por exemplo, que Nova Iguaçu tem que explorar mais sua principal vocação: comércio e serviços. Investir no treinamento dos servidores e informatizar todo sistema de arrecadação e controle, também está entre as medidas citadas pelo estudo e especialistas.

Não é por acaso que a Frente Nacional de Prefeitos irá realizar nos próximos dias 27, 28 e 29/03, em Brasília-DF, o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, com destaque para os temas: l. Dinamização da economia local e oportunidade para pequenos negócios; 2. A gestão pública aliada ao empreendedorismo; 3.Qualidade ambiental urbana e desenvolvimento sustentável; 4.Inclusão produtiva e a geração de emprego e renda.

Para saber mais, clique: www.fnp.org.br

domingo, 18 de março de 2012

Eleições em Nova Iguaçu: Bornier espera contar com o apoio de Wagner Montes para prefeito

O deputado estadual Wagner Montes, que se elegeu pelo PDT com mais de 500 mil votos na eleição passada, agora está filiado ao recém-criado PSD, de Gilberto Kassab. Segundo nota da coluna Extra, Extra! do jornal Extra deste domingo, o deputado-apresentador prometeu ajudar os candidatos de seu novo partido na Baixada. Em Nova Iguaçu, o PSD deverá coligar com o PMDB do deputado Nelson Bornier, pré-candidato a prefeito da cidade, que espera então contar com o apoio de Montes, já que o governador Sergio Cabral diz que não vai se meter na eleição de Nova Iguaçu.

Assim começa a definir o jogo e seus apoiadores: Ferreirinha (PT), tem o apoio do senador Lindbergh e do ex presidente Lula. Rogério Lisboa (DEM), conta com Garotinho e Cesar Maia. Waguinho (PCdoB), terá a força de Jandira Feghali. Marcos Fernandes (PRB), tem o ministro Marcelo Crivella. Falta ainda saber os apoiadores de Sheila Gama (PDT), Walney Rocha (PTB), Xandrinho (PV).

É o jogo sendo jogado. É só o começo.



sábado, 17 de março de 2012

Nova reunião com a comunidade de Rio D'Ouro fortalece a luta pela volta do ensino fundamental à Escola

Moradores do bairro Rio D'Ouro em Nova Iguaçu voltaram a se reunir na manhã deste sábado. Na pauta de discussão, o andamento da luta para que os alunos do ensino fundamental, que foram enviados para Japeri e Queimados, voltem a estudar na E.E. Rio D'Ouro, próxima de suas residências. 

Os vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) e Fernando Cid (PCdoB), participaram da reunião e levaram informações sobre uma audiência com o prefeito de Queimados Max Lemos (PMDB), que desconhecia a gravidade do assunto e ligou imediatamente para o governador Sérgio Cabral colocando-o a par da situação.

Como não há escola municipal na região, o governador pediu que os prefeitos de Nova Iguaçu e Japeri passem esta informação à secretaria estadual de Educação para que o problema seja rediscutido e se encontre uma solução. Uma comissão de pais e alunos, juntamente com os vereadores, irão fazer esta solicitação aos prefeitos Sheila Gama e Timor na próxima semana.

Além de fortalecer e unir mais a comunidade, a reunião serviu também para comemorar um grande feito da escola: os alunos Maxswell Pereira, Pedro Henrique, Gabriel Braga e Vitória Rangel, foram contemplados com computadores "notebook" pela excelente performance nas provas do SAERJ, demonstrando a qualidade do ensino e dos profissionais da educação da E.E. Rio D'Ouro. Parabéns!

Destaca-se ainda, a belíssima exposição sobre a vida e obra do poeta Carlos Drummond de Andrade montada pelos alunos, educadores e voluntários da comunidade. Parabéns, de novo!!

Mãe de Maxswell orgulhosa ao falar de seu desempenho 
Pais se manifestam na reunião: cidadania



Exposição homenageia Carlos Drummond de Andrade
Um lindo e conhecido poema


João Pedro Ferreira e Fernando Cid em Rio D'Ouro
Pai e filho curtiram as belezas naturais de Rio D'Ouro



sexta-feira, 16 de março de 2012

Eleição para diretores de escolas municipais acontece hoje e amanhã em Nova Iguaçu

Depois de muita discussão, problemas burocráticos, impugnações, recursos e reconsiderações, acontece hoje e amanhã as eleições para a direção de 111 das 126 unidades escolares da rede municipal de Nova Iguaçu. Será eleito um diretor geral, um diretor adjunto e um coordenador político pedagógico. O resultado será conhecido logo após o término da votação, neste sábado, dia 17 de março. As quinze unidades de educação infantil também irão às urnas.

Tem direito a voto alunos com 10 anos completos, responsáveis e professores (a quem é dado o direito de votar duas vezes, caso tenha duas matrículas em diferentes unidades). A eleição direta para a direção de escolas municipais foi implantada na gestão do então prefeito Lindbergh Farias (PT). 



quinta-feira, 15 de março de 2012

Hoje é Dia do Consumidor


O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. E você sabe por que esse assunto é do seu interesse? Nós vamos explicar.

Todo ser humano é um consumidor. As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.

As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

Em Nova Iguaçu, a Câmara Municipal criou em 1997 a Comissão de Defesa do Consumidor, a partir de proposta do vereador Ferreirinha que foi o primeiro presidente da Comissão. Por mais de 10 anos, Ferreirinha, a frente da Comissão desenvolveu um trabalho de conscientização dos consumidores e empresários e conquistou inúmeras vitórias.

A Comissão de Defesa do Consumidor atendeu mais de 20 mil pessoas nesse período e criou o Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Consumidor, que premia as empresas de comércio e serviços de Nova Iguaçu que prestam um bom atendimento ao consumidor.

Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Hoje é Dia Nacional da Poesia


Hoje o país comemora o Dia da Poesia,
A data é uma homenagem ao poeta Castro Alves, nascido nesta data no ano de 1847.
Poeta do romantismo, Castro Alves foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.
Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e muitos outros.

Abaixo uma homenagem do Blog do Ferreirinha, poesia de Luis Fernando Veríssimo sobre a função do poeta e da poesia.

O poeta é um reciclador
das palavras de todo dia
do verbo de toda hora
que usa e bota fora.
Separa o descartável
do reaproveitável
e o belo da bobagem.
A poesia
é o lixo limpo
da linguagem.

Luis Fernando Verissimo, Poesia numa hora dessas, Objetiva,2002.

terça-feira, 13 de março de 2012

PT Nova Iguaçu: 13 motivos para ter candidato a prefeito



  1. O PT é hoje uma das principais forças políticas do Brasil, com grande reflexo no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

  1. Temos o Governo Dilma muito bem avaliado pela população, dando continuidade aos oito anos de governo Lula.

  1. Estamos fortalecidos, em Nova Iguaçu, com a eleição de um senador que foi prefeito, conhece nossos problemas e vai ajudar a trazer mais recursos para nossa cidade.

  1. Temos grande capital político e eleitoral. Lideranças políticas nacionais e regionais de grande credibilidade popular.

  1. Nosso tempo de propaganda no horário eleitoral é o maior entre todos os partidos.

  1. Mais de 32% da população tem preferência pelo PT.

  1. Pesquisas demonstram que mais de 16% da população, espontaneamente, afirmam que votariam em um candidato só por ele ser do PT.

  1. Com candidatura própria poderemos defender com mais clareza nossos projetos para a cidade de Nova Iguaçu.

  1. A candidatura própria é a única possibilidade de dar continuidade aos projetos iniciados no governo Lindbergh.

  1. Um prefeito do PT terá ligação  direta com o governo Dilma, o que significa mais facilidade para trazer investimentos para nossa cidade..

  1. Com candidatura própria temos chances de eleger mais vereadores, aumentando nossa representação partidária na Câmara Municipal;

  1. O crescimento do PT irá contribuir para a construção de projetos futuros, como a eleição para o governador do Estado em 2014 e a reeleição da presidenta Dilma.

  1. Um candidato do PT contará com o apoio de Lula, Dilma, Lindbergh e outras importantes lideranças políticas do PT.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Lindbergh e Ferreirinha participam de Culto em Ação de Graças em Nova Iguaçu

Ferreirinha, Lindbergh e o Pr. Sebastião Mendes
A Igreja Assembléia de Deus de Nova Iguaçu, presidida pelo pastor João Nunes dos Santos, reuniu ontem, domingo, na parte da manhã, toda sua membresia para comemorar a aquisição de um terreno onde funcionava uma boate, ao lado do Templo. O grande culto em ação de graças, contou com a presença de muitos pastores, presbíteros, diáconos e lideranças de grupos de mulheres, jovens e crianças. O bispo Manoel Ferreira foi representado por seu filho, o pastor Abner Ferreira que conduziu o culto.

A classe política também prestigiou o evento: a prefeita Sheila Gama (PDT), o presidente da Câmara Marcos Fernandes (PRB), o vereador Pastor Wellington (PT), os deputados Walney Rocha (PTB) e Eduardo Cunha (PMDB), o senador Eduardo Lopes (PRB), o ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB). O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) chegou acompanhado do senador e ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT) que fez uma bonita saudação, finalizando com a leitura do Livro de Isaías, capítulo 41. Na saída muitas fotos e o abraço de muitos amigos.