terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Eleições para direção das escolas municipais em Nova Iguaçu será em março

Após muita incerteza a secretaria municipal de Educação iniciou o processo de eleições para direção das escolas municipais, através da publicação (atos oficiais de hoje), Decreto nº 9.281, que estabelece o calendário eleitoral. Serão escolhidos no processo diretores gerais, diretores adjuntos e coordenadores político-pedagógico.

Ano passado, o vereador Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, apresentou Indicação Legislativa sugerindo a prefeita que enviasse a Câmara Projeto de Lei instituindo eleições diretas para direção das escolas municipais. A prefeita encaminhou, no mês de dezembro o referido projeto, o qual aguarda o fim do recesso parlamentar para ser apreciado e votado.

Ferreirinha apresentou a Indicação devido a fragilidade do processo de escolha existente no município, ainda instituído por decreto e não por lei.

As eleições serão realizadas nos dias 16 e 17 de março e poderão participar todos os integrantes da comunidade escolar – profissionais da educação, profissionais do apoio, pais, mães e outros responsáveis e estudantes.

Veja abaixo o calendário eleitoral:
01 de fevereiro
Designação de Comissão Organizadora Eleitoral da SEMED.
10 de fevereiro
Retirada de material informativo acerca do Processo Eleitora, pela Direção em exercício.
16 de fevereiro
Entrega de ofício informando os membros da Comissão Eleitoral da Unidade Escolar.
28 de fevereiro
Assembléia Geral, organizada pela Comissão Eleitoral da Unidade Escolar, acerca do Processo Eleitora.
29 de fevereiro e 1 e 2 de março
Inscrição da Chapa para Diretor Geral e Diretor adjunto.
5 de março
Entrega dos formulários de inscrição e plano de gestão à Comissão da SEMED.
12, 13 e 14 de março
Campanha Eleitoral.
14 de março
Encerramento da campanha eleitoral.
16 e 17 de março
Eleição
17 de março
Apuração
19 de março
Encaminhamento do resultado à Comissão da SEMED
20 de março
Inscrição dos candidatos à função de CPP
21 a 27 de março
Campanha Eleitoral
27 de março
Encerramento da campanha eleitoral
29 e 30 de março
Eleição
2 de abril
Apuração
3 de abril
Encaminhamento do resultado à Comissão da SEMED






segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Violência sexual: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis detém 11% dos registros de estupro de todo o Estado

O Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgou esta semana uma estatística nada digna para a Baixada Fluminense, sobretudo para Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Segundo a pesquisa, estas três cidades, que tem cerca de 589 km2 e perto de 1 milhão e 200 mil habitantes, foram recordistas em registros de estupros no ano passado. Se comparados com 2010, os três municípios registram aumento de 19% em 2011, enquanto o número de registro no estado teve aumento de 3%. Embora exista três Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher na região, o que facilita o registro do caso, fica evidente a situação de calamidade da política de segurança pública na Baixada. "O baixo efetivo de policiais nos batalhões e delegacias da região dá a sensação de impunidade. Parece que o povo não tem com quem contar. Daí o aumento de variadas modalidades de crimes na região", afirma o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), membro da Comissão de Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal.

A pesquisa também revela que o alvo preferido dos criminosos são mulheres e menores de idade. Entre as crianças e adolescentes, 80,5% eram meninas e a maior parte dos agressores eram pessoas do convívio familiar das vítimas. De acordo com o ISP, os agressores são homens entre 17 e 65 anos.

Na opinião da professora Jaqueline Lopes, na maioria dos casos, quem estupra quer mostrar poder em relação à vítima. "A criança deve ser estimulada a contar sobre o abuso para alguém de confiança dela. Se o agressor estiver dentro da família, o apoio da mãe é fundamental. E ela deve procurar ajuda da polícia para afastar o agressor do lar, do ambiente de convívio", orienta ela, que também é sexóloga e leciona psicologia forense na Pós-Graduação em Direito Especial da Criança e do Adolescente na Uerj.

Fonte de pesquisa: ISP e Jornal O Dia

Em entrevista ao Jornal O Dia, Garotinho sela parceria com o DEM e diz que não fará aliança com o PMDB em nenhuma cidade

Depois de Jorge Picciani (presidente do PMDB-RJ), Lindbergh Farias (senador PT-RJ) e Luiz Fernando Pezão (vice-governador do estado do Rio/PMDB), ontem foi a vez do deputado federal e ex governador Anthony Garotinho (PR-RJ), ser entrevistado pelo Jornal O Dia. A reportagem revela a consolidação da aliança do PR com o DEM de César Maia e os planos para conquistar cerca de 30 prefeituras nas eleições de outubro deste ano. Garotinho também afirma que o PR não irá fazer aliança com o PMDB em nenhuma cidade. Neste caso, aqui em Nova Iguaçu, o candidato a prefeito pelo DEM Rogério Lisboa, deverá ter o apoio do PR e de Garotinho. Rogério contabiliza também o apoio do PP, do deputado federal Simão Sessim. Aos poucos, o jogo tá começando.


domingo, 29 de janeiro de 2012

Lei e cartilha sobre o bullying em Nova Iguaçu

O Caderno Baixada do Jornal O Dia deste domingo, traz uma reportagem sobre a Lei 4.133/2012, de autoria do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que estabelece medidas de prevenção ao bullying no cotidiano das escolas. No ano passado, antes de votar o projeto, Ferreirinha promoveu um debate com a participação de várias escolas públicas e particulares.  A reportagem mostra que o Colégio Equipe, de Nova Iguaçu, saiu na frente e, com a participação dos alunos, elaborou sua própria cartilha e começou uma campanha de conscientização e combate as agressões físicas e psicológicas sofridas pelos estudantes. 

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Ferreirinha, entregará Moção de Aplausos ao Colégio Equipe pela brilhante iniciativa.



Martha Medeiros - artigo: "Não canse quem te quer bem"

A escritora gaúcha Martha Medeiros, escreve todos os domingos na Revista O Globo. São artigos excelentes que merecem ser acompanhados. O deste domingo tem o título "Não canse quem te quer bem". Muito bom. Fala dos nossos exageros em 'alugar' os amigos, em 'zoar' os mais chegados, ter ciúme em demasia, falar incontinentemente, querer agradar ou cobrar em 'excesso'. Um dos trechos diz assim: "Implicâncias quase sempre são demonstrações de afeto. Você não implica com quem te esnoba, apenas com quem tem laços fraternos. Se um amigo é barrigudo, será sobre a barriga dele que faremos piada. Se temos uma amiga que sempre chega atrasada, o atraso dela será brindado com sarcasmo. Implicar é uma maneira de confirmar a intimidade. Mas os íntimos poderiam elogiar, para variar".  Martha tem razão.

Martha Medeiros é autora de vários livros, entre eles: 'Divã' (2002), 'Tudo que Eu Queria te Dizer' (2007), 'Doidas e Santas' (2008), 'Fora de Mim' (2010) e 'Feliz por Nada' (2011).



sábado, 28 de janeiro de 2012

Inscrições abertas para o Festival de Esquetes de Teatro em Nova Iguaçu - Circuito Mix


A F.A.M.A. (Fábrica de Atores e Material Artístico) abriu inscrições para a 7ª edição do Circuito Mix de Esquetes.  O festival de teatro da cidade de Nova Iguaçu, que acontece nas modalidades rua e palco italiano. Nesse ano o evento abordará o tema, VALORIZANDO NOSSAS RAÍZES e homenageará a Vanguarda Brasileira. Na sua última edição o festival reuniu grupos de todo o estado do Rio, de outros estados como Curitiba e Minas Gerais e até de outro país como o Chile. Nessa edição a proposta é realizar um intercâmbio ainda maior com outros Estados e países da América Latina, como: Argentina, Peru, Uruguai e Chile. O Circuito Mix dará  a seguinte premiação:
1º Lugar  6.000,00
 2º Lugar 3.000,00
 3º Lugar 1.500,00
 
 Melhor esquete segundo o júri popular  1.000,00
O REGULAMENTO E A FICHA DE INSCRIÇÃO PODEM SER ADQUIRIDOS ATRAVÉS DO SITEwww.projetofama.arteblog.com.br  


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Segurança Pública: Beltrame diz que Batalhões da Baixada terão mais policiais

Os Batalhões de Polícia Militar da Baixada deverão estar com seu efetivo completo até o final deste ano. A afirmação foi feita pelo secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. Segundo ele, 500 PMs são formados por mês pela academia e estarão sendo distribuídos pelos municípios, conforme planejamento do órgão. “Não podemos ficar só na capital, temos que vir para cá”, destacou. O anúncio foi feito ontem, quinta-feira, 26 de janeiro, na reunião do Conselho Comunitário de Segurança AISP 15, no campus da Universidade Estácio de Sá, em Duque de Caxias.

Atualmente, o 20º BPM, responsável pelo policiamento ostensivo em Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, conta com menos de 500 policiais em seu efetivo. A campanha 'Mais Segurança, Mais Policiamento' para Nova Iguaçu já recolheu cerca de 20 mil assinaturas. O objetivo é pressionar o governo do Estado para que seja dobrado o número de policiais e seja construído um Batalhão da PM em Nova Iguaçu.

Fonte: Jornais Hoje e ZM Notícias

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mensagem de apoio: Dilma manifesta solidariedade à população do Rio de Janeiro

A presidenta Dilma Rousseff manifestou nesta quinta-feira (26) solidariedade à população do Rio de Janeiro pelo desabamento de três prédios no centro da capital fluminense, acidente que já fez pelo menos quatro vítimas fatais.

"Gostaria de me solidarizar com o povo do Rio de Janeiro, principalmente com as famílias daquelas pessoas que foram atingidas por essa catástrofe, que foi a derrubada do edifício e depois a queda dos outros", disse a presidenta que está em Porto Alegre, onde participa de atividades do Fórum Social Temático 2012 (FST).

Dilma disse que está acompanhando a situação com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes. "Acompanhei hoje todo o esforço que o governo do Estado e a prefeitura estão fazendo e transmiti a eles também a esperança de que sejam encontradas [as pessoas que estavam nos prédios] com vida, após o esforço que estão fazendo de resgatar aquelas que ainda estão soterradas".

Fonte: Portal iG

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Candidatura própria do PT de Nova Iguaçu é notícia no Jornal O Dia


Ontem, dia 24 de janeiro, foi publicado, na coluna Informe do Dia, nota informando que o vereador Ferreirinha apresentou carta onde se coloca a disposição do PT para disputar as eleições ao cargo de prefeito.
A nota, além disso, diz que Ferreirinha deseja mesmo é ser vice na chapa de reeleição da prefeita Sheila Gama.
Ferreirinha encaminhou nota ao Jornal O Dia, esclarecendo que realmente defende a candidatura própria do PT iguaçuano e que porém em nenhum momento foi conversado ou mesmo cogitado ser vice em qualquer chapa.

Veja abaixo as notas:

Nota da Coluna Informe do Dia, Jornal O Dia – 24 de janeiro:

Candidatura Voluntária

O vereador Carlos Ferreira (PT), de Nova Iguaçu, publicou carta na qual se coloca à disposição para concorrer pela legenda ao cargo de prefeito. No texto, ele defende que o partido tenha uma candidatura própria. No entanto, o vereador estaria mesmo de olho no cargo de vice-prefeito da chapa da prefeita Sheila Gama (PDT). Explica-se: há grandes chances dela sair candidata à deputada daqui a dois anos. Com isso, o vice receberia de bandeja o comando da prefeitura.

Nota do vereador Ferreirinha encaminhada ao Jornal O Dia esclarecendo o assunto:

Candidatura pra valer!

Em resposta ao publicado na coluna Informe do Dia do Jornal O Dia de 24 de janeiro de 2012 (pag. 08), o vereador Carlos Ferreira (Ferreirinha) esclarece que sua disposição em disputar a prefeitura de Nova Iguaçu é pra valer.

De acordo com o vereador, a opinião noticiada na matéria sobre a possibilidade de Ferreirinha ser candidato a vice na chapa da atual prefeita nunca foi cogitado ou mesmo discutido, não passando de mera especulação sem fundamentos.

Ferreirinha informa, ainda que no seu entendimento o PT de Nova Iguaçu precisa e tem plenas condições de disputar a prefeitura com grande possibilidade de vitória. “O PT é um partido forte, com grande apoio popular, tem o maior tempo de TV e lideranças políticas com grande credibilidade popular, tais como Lula, a presidenta Dilma e o senador Lindbergh. Temos muitas chances de ganhar as eleições, voltar a governar a cidade e eleger uma grande bancada de vereadores petistas”, afirmou o vereador. 

Aloizio Mercadante é o novo ministro da Educação

Depois de um ano no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o companheiro Aloizio Mercadante, de 57 anos, assumiu ontem (24) o Ministério da Educação. Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), ele começou sua trajetória política em entidades estudantis. Mercadante é doutor em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mercadante foi eleito três vezes deputados federal e uma vez senador. Em 1994, foi indicado a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro também ocupou o cargo de vice-presidente nacional do PT e secretário de Relações Internacionais da legenda, além de integrar o Diretório Nacional e da Executiva Nacional. Ele participou da formulação dos programas de governo do PT e da campanha presidencial do partido nas eleições de 1989 e 2002.

Ao ser confirmado como substituto do ministro da Educação Fernando Haddad, Mercadante foi elogiado pelo titular. Para Haddad, o colega fez um trabalho reconhecido na Ciência, Tecnologia e Inovação e a transição para Educação será tranquila. “Ele será um ótimo ministro”, definiu Haddad, que deixou o ministério para cuidar de sua campanha à Prefeitura de São Paulo.

Circo Monte Carlo fica até domingo, no bairro Botafogo, em Nova Iguaçu e terá a participação dos palhaços Patati e Patatá

Quem ainda não foi, tem chance até domingo, dia 29 de janeiro, de ver um grande espetáculo de mágicos, palhaços, trapezistas e outras atrações do Circo Monte Carlo, localizado no bairro Botafogo, próximo a UPA 24 horas e ao Detran. 

Os preços serão promocionais: R$ 10 (adulto) e R$ 5 (criança). Terá sessão nesta quarta-feira, às 20:30 horas. Depois na sexta, também às 20:30 horas. Sábado e domingo,  duas sessões: às 19:00 e 20:30 horas, com a participação dos famosos palhaços Patatí e Patatá, que prometem brincar e se divertir pra valer com a criançada.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, apaixonado por circo, levou sua família e amigos de seu filho João Pedro, para prestigiarem o espetáculo no último domingo. Para sua surpresa e alegria, encontrou com um dos maiores artistas circense do mundo: Orlando Orfei, que também prestigiava o espetáculo. A criançada pediu autógrafo e tirou foto ao lado deste artista magistral que encantou o Brasil e o mundo com a magia do circo. Obrigado Orlando Orfei, como você diz:  "Enquanto houver o sorriso de uma criança, o circo jamais acabará".



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IPVA 2012 - RJ: Tabela é alterada novamente para os carros com placas final 0,1, 2, 3 e 4. Confira.

Devido a complicações na impressão do boleto para pagamento do IPVA 2012, a Secretaria estadual de Fazenda decidiu prorrogar novamente o prazo para contribuintes que tem carros com placas final 0, 1, 2, 3, e 4. Os prazos foram estendidos para 12, 14, 15, 19 e 21 de março, respectivamente. De acordo com a nova tabela, a prorrogação é válida somente para pagamento da cota única com desconto e da primeira parcela. Confira abaixo a tabela completa com as novas datas.

Para mais informações, acesse o site da Fazenda em: RESOLUÇÃO SEFAZ N.º 460 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011
Finais de PlacaPagamento integral
ou Vencimento 1ª parcela
Vencimento 2ª parcelaVencimento 3ª parcela
508/0216/0318/04
616/0222/0323/04
724/0226/0327/04
827/0228/0330/04
908/0309/0411/05
012/0312/0414/05
114/0316/0416/05
215/0320/0418/05
319/0324/0421/05
421/0325/0423/05