quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Impasse entre as redes estadual e municipal de educação pode deixar alunos sem aula em Nova Iguaçu em 2012


Pais e alunos de vários colégios da rede estadual de ensino, sobretudo os do Instituto de Educação Rangel Pestana, estão vivendo um drama em Nova Iguaçu. É que a partir de 2012, várias escolas estaduais somente irão atender o ensino médio. O ensino fundamental (até o 9º ano) ficará sob a responsabilidade da rede municipal, que por sua vez admite não ter mais vagas . Com isso, milhares de alunos não sabem se no ano que vem estarão numa sala de aula, seja do estado ou do município. 

Na tarde desta quarta-feira, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, recebeu um grupo de pais, alunos e professores que, acompanhados de dirigentes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - SEPE, denunciaram o grave problema e pediram o encaminhamento de uma solução.

Como a situação envolve as redes estadual e municipal, Ferreirinha marcou uma audiência nesta quinta-feira (01/12), com o deputado Comte Bittencourt (PPS), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa (ALERJ), com a presença de uma comissão de pais e representantes do SEPE, a fim de buscar uma solução para o caso. "Temos que resolver isto rapidamente, antes das férias escolares", disse Ferreirinha.




Hoje, Padre Agostinho Pretto faria 58 anos de sacerdócio

Ordenado em 30 de novembro de 1953 no Rio Grande do Sul, Padre Agostinho Pretto estaria completando no dia de hoje 58 anos de padre. Quis o nosso Deus que nesta data Agostinho estivesse ao seu lado, lá no céu. Fica aqui a nossa lembrança, nossa gratidão e homenagem. Obrigado, Padre Agostinho.

Diocese de Nova Iguaçu terá mais quatro novos Padres. Ordenação será no dia 03 de dezembro, sábado.

A Diocese de Nova Iguaçu estará em festa neste sábado, dia 03 de dezembro, ocasião em que os diáconos Elias de Carvalho, Francisco Carlos B. Tenório, Rodrigo Pereira Mota e Wanderlin Silva Cardoso, serão ordenados ao presbitério, sendo os mais novos padres da Diocese. O importante momento religioso acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, a partir das 9h, em celebração presidida pelo bispo diocesano dom Luciano Bergamin. Todos estão convidados.

A Igreja fica na Rua Getúlio Vargas, nº 220, no centro de Nova Iguaçu - Telefone 2767-2170.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Abertura oficial do Natal será neste sábado, no Calçadão de Nova Iguaçu

Com o tema "O Natal mais bonito é Nova Iguaçu", as entidades representativas do comércio iguaçuano (Acini,  CDL e Sincovani), juntamente com representantes do Poder Público, farão neste sábado, dia 03/12, a partir das 09 horas da manhã, a abertura oficial do Natal. O evento, que será realizado na Avenida Amaral Peixoto, esquina com Rua Quintino Bocaiuva, no calçadão, contará com a chegada do Papai Noel e a apresentação de seis corais da cidade. A segurança será reforçada com mais policiamento, instalação de câmeras cujo raio de ação atinge até dois quilômetros, seis cabines com policiais observando a movimentação dos transeuntes e viaturas fazendo rondas no entorno do chamado "shopping a céu aberto", segundo informa o empresário Cláudio Rosemberg,  presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL/Nova Iguaçu. No mês de dezembro chega a circular cerca de 500 mil pessoas no comércio central de Nova Iguaçu. 

Prefeitura promete volta da Nota Fiscal Eletrônica em 1º de dezembro

Depois de mais de seis meses desativada, a Nota Fiscal Eletrônica vai voltar a funcionar em Nova Iguaçu. A promessa é da Secretaria Municipal de Economia e Finanças -SEMEF, que editou a Instrução Normativa nº 01/2011, que obriga todas empresas e prestadores de serviços estabelecidos no município a emitirem a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e). A empresa que ainda não providenciou seu cadastramento para emissão da nota eletrônica, deverá comparecer ao Plantão Fiscal da SEMEF que funciona dentro da Prefeitura, no horário de 08 às 16 horas, ou ainda pelo site: www.notamaisfacil.novaiguacu.rj.gov.br/nfse. "A medida vai possibilitar um maior controle da arrecadação pela Prefeitura e também vai facilitar a vida contábil das empresas”, disse Francisco Barone, secretário de Economia e Finanças. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ferreirinha fala sobre Economia, Orçamento e Desenvolvimento Econômico aos pré-candidatos do PCdoB, em Nova Iguaçu

Economia, Orçamento e Desenvolvimento Econômico, foi o tema da palestra desenvolvida hoje pela manhã para os pré-candidatos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Nova Iguaçu. 

Convidado pelo vereador Fernando Cid,  presidente municipal da agremiação, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), dissertou  sobre O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Ferreirinha apresentou os também os tributos que compõem a receita tributária do município, como o IPTU, o ITBI, o ISS, as Taxas, Contribuição de Melhoria e a Dívida Ativa Tributária, mostrando ainda os números da arrecadação nos anos de 2008 e 2009. 

As receitas de transferências como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o ITR (Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), também foram objeto de análise e revelação dos valores repassados ao município. Os números revelam que Nova Iguaçu arrecada mais com ISS (Imposto sobre Serviços) e recebe mais repasses de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o que mostra a vocação inequívoca da cidade para o setor de comércio e serviços, devendo merecer um olhar especial daqueles querem uma cidade mais desenvolvida e geradora de emprego e renda.

A plateia estava lotada. Além dos pretensos candidatos a vereador e vereadora, o cantor e ex-candidato a senador Waguinho, também participou do debate, fazendo inclusive várias perguntas e considerações, demostrando grande interesse pelo tema discutido. Waguinho tem pretensão ao cargo majoritário municipal.

Parabéns a direção do PCdoB pela louvável iniciativa e pela a maturidade política de convidar o vereador Ferreirinha para partilhar um pouco da sua experiência à frente da Secretaria Municipal de Economia e Finanças de Nova Iguaçu, ocupada por ele em 2009/2010.

domingo, 27 de novembro de 2011

Bianca Leão, do Fluminense leva o título de Musa do Brasileirão 2011.

Bianca Leão, torcedora do Fluminense, foi eleita a Musa do Brasileirão 2011, concurso realizado pelo programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, neste sábado, dia 25.
Ela concorreu ao título com Paula Aires, 22, representante do Atlético Goianiense, Mirian Barreto, 25, do Atlético Mineiro e Thalita Bellotti, 27, do Corinthians.
O júri responsável por escolher a musa deste ano foi formado pelo jornalista Thiago Leifert, pela atriz Luma Costa, pelo peão Silvano Alves e pela modelo Luiza Brunet. O público pode votar na sua musa pela internet.
Clique aqui e veja o ensaio completo. Realmente ela mereceu. Parabéns Bianca!

sábado, 26 de novembro de 2011

Liga Católica Jesus, Maria e José completa 60 anos e receberá homenagem da Câmara Municipal

A Liga Católica Jesus, Maria e José, da Paróquia São Francisco de Assis, em Comendador Soares, está completando 60 anos de fundação. Para comemorar a data, uma grande programação foi preparada para este domingo, 27/11, iniciando-se às 08 horas com um café da manhã para recepcionar as várias ligas co-irmãs que virão para a festa de aniversário. A partir das 9:30 horas, os liguistas vão participar de palestras e dinâmicas sobre a história e a caminhada da organização. A partir das 13 horas será servido o almoço e às 15 horas haverá Missa Solene, presidida por dom Luciano Bergamin, bispo Diocesano. A Liga Católica Jesus, Maria e José de Comendador Soares é presidida por Paulo Antunes, tendo como vice José Maria da Costa. A Liga será homenageada com uma Moção da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
A Igreja São Francisco de Assis fica na Rua Thomás Fonseca, nº 123 - Comendador Soares - Nova Iguaçu.

Fui de trem ao Engenhão. Foi show de bola. Que o campeão do Brasileirão seja do Rio!

O Campeonato Brasileiro tá chegando ao fim. Só tem mais duas rodadas. Vasco e Fluminense são os únicos times do Rio que tem chances matemáticas de ganhar o título. Torço para que o campeão seja um deles, de preferência o Fluzão, por causa do meu filho João Pedro que é tricolor. Sou torcedor do Banguzão e também desportista. Volta e meia assisto jogos de outros clubes e divisões. Já fui ver Bangu x Portuguesa pela Copa do Brasil em SP, Madureira x Operário-PR, e semana passada fomos a Juiz de Fora-MG, assistir o primeiro jogo da decisão da série D do Brasileirão entre Tupi e Santa Cruz-PE. Foi um ótimo jogo e o Tupi ganhou de 1 a 0. Fiquei encantado com o bonito estádio. Recentemente também, eu, João Pedro e meu amigo Nilton Faria, fomos ao Engenhão assistir um jogo do Fluzão. E fomos de trem. Muito legal. Rápido, barato, seguro e uma galera super-animada, cantando, brincando, se alegrando. Encontrei amigos, eleitores, moradores de Nova Iguaçu. Tiramos fotos, nos confraternizamos. A volta também foi super tranquila. O trem já estava esperando os torcedores na estação. Pena que Flu perdeu. Foi naquele jogo contra o América mineiro. Mas isso, deixa prá lá. Vamos torcer para o que título fique no Rio de Janeiro. E que, ao final,  o JP fique feliz.






















Água para os bairros de Nova Iguaçu. Falta investimento da Cedae. Falta prioridade. É muito descaso com a Região!

A situação da falta de abastecimento de água em vários bairros de Nova Iguaçu como Austin, Cacuia, Rodilândia, Lagoinha, Palhada, Jardim Alvorada, K-11, Cobrex, Vila de Cava, Adrianópolis, entre outros está chegando ao um nível insuportável para os moradores e precisa ser solucionado urgentemente pelo Governo do Estado, através da CEDAE. A situação chega a ser desumana e humilhante. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), há muito tempo vem denunciando a precariedade do abastecimento, tendo inclusive com outras instituições do movimento popular, ingressado com representação junto ao Ministério Público. 






O vereador Ferreirinha e o comerciante Paulo Adonai, acompanharam esta semana, a reportagem do Jornal O Dia que registrou o drama dos moradores da Rua do Xuxu, no centro de Austin, que embora já esteja asfaltada e com o sinal da Velox/internet, a água não chega às casas da maior parte dos moradores. Sem alternativa, eles instalaram um bica na altura do número 282, onde fazem filas para encher garrafas e galões de água para beber, lavar roupa, tomar banho e fazer comida. "Isso é uma humilhação. Se a gente contar ninguém acredita", reclamou a dona de casa Irene da Conceição, 42 anos. Casos como este de Austin se repetem em vários outros da cidade e precisa de uma solução. Abaixo, a via crucis dos moradores o bairro Caonze, próximo ao centro de Nova Iguaçu, acompanhada pelo conselheiro Cosme Sígolis.




"Não tem como as pessoas continuarem neste sofrimento. Temos que criar um movimento suprapartidário, que envolva a classe política e as organizações sociais e ir até o governador Sergio Cabral e ao presidente da Cedae Wagner Victer. É uma situação vexatória. Vamos encampar mais esta luta", disse Ferreirinha. A reportagem deve sair nos próximos dias.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ferreirinha participa da 8ª edição do Projeto Ilustres & Anônimos, em Nova Iguaçu



















O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL/Nova Iguaçu, estava completamente lotado na noite de ontem, quinta-feira. Na platéia, familiares e amigos que compareceram para prestar justa homenagem a trinta personalidades negras, homens e mulheres, que lutam por uma sociedade melhor e mais digna, sem discriminação, sem preconceitos. O Projeto Ilustres & Anônimos, concebido pelo jornalista fotográfico Paulo Santos,  existe há oito anos e tem o objetivo de dar visibilidade a luta, o valor, o talento, as potencialidades do povo negro, mostrando sua efetiva contribuição para o desenvolvimento de Nova Iguaçu, da Baixada e do Brasil, seja no mundo do trabalho, na arte, na cultura, no esporte, nos movimentos sociais e comunitários, nos sindicatos, na política ou na vida empresarial.

Acompanhado de seu filho João Pedro, o  vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que participa do projeto desde a sua primeira edição, esteve presente ao evento fazendo a entrega da premiação e disse da sua alegria em perceber que os negros no Brasil estão conquistando merecidos espaços. "Recente pesquisa do  IBGE revelou  que mais de 50% da população se declaram pardos e negros, o que demonstra orgulho e autoestima. Mas a caminhada é longa. Tem muita luta pela frente. Tem uma dívida histórica a ser enfrentada. Ainda há muito o que conquistar", declarou Ferreirinha. Um dos pontos mais bonitos da festa foi a homenagem  a Aloisio da Conceição que, embora  com a saúde um pouco debilitada, encontra energia e lucidez para presidir a Associação de Moradores do Bairro Corumbá, fazendo um grande gestão. Ao final, um animado coquetel e música ao vivo celebraram mais uma edição do Ilustres & Anônimos no mês da Consciência Negra. Viva Zumbi!

Amanhã tem teatro de graça!

A peça “O Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena, que faz parte do projeto “Grande Festival Martins Pena de Teatro Amador, será encenada em Nova Iguaçu pelo grupo iguaçuano Fios da Roca.

Será dia 26 de novembro, sábado, às 20 h, no Teatro Sylvio Monteiro – Rua Getulio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu.

Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, Luís Carlos Martins Pena, nasceu no Rio de Janeiro em 5 de novembro de 1815 e veio a falecer no dia 7 de dezembro de 1848. Foi dramaturgo, diplomata, e introdutor da comédia de costumes no Brasil, tendo sido considerado o Molière brasileiro.

Sua obra caracterizou pioneiramente, com a ironia e humor, as graças e desventuras da sociedade brasileira e de suas instituições. Para saber mais sobre Martins Pena clique aqui.







PT repudia nova manifestação homofóbica de Bolsonaro. Veja a nota da Direção Nacional do Partido

O Partido dos Trabalhadores repudia com veemência a nova manifestação preconceituosa, discriminatória e homofóbica do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), desta vez proferida na Tribuna da Câmara dos Deputados, onde atacou os programas federais contra a homofobia e agiu com total desrespeito à pessoa da presidenta Dilma Rousseff.
O PT reafirma com orgulho suas bandeiras históricas contra qualquer tipo de discriminação e preconceito. Esta deve ser uma luta permanente de toda a sociedade que se queira democrática, tolerante e que respeite as diferenças, como, aliás, é da tradição cultural brasileira.
O PT pediu ao líder de sua bancada na Câmara, deputado Paulo Teixeira, que represente contra Jair Bolsonaro na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, a fim de que responda por seu comportamento reiteradamente homofóbico e não condizente com a dignidade e a responsabilidade que se espera dos homens públicos.
Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

São Paulo, 24 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sábado tem Jantar Dançante na Igreja Jesus O Bom Pastor, no bairro Vila Nova

A Comunidade Católica Jesus O Bom Pastor estará realizando um Jantar Dançante neste sábado, dia 26/11, a partir das 19 horas. O evento será animado pelo Grupo Trio Show, que promete movimentar a festa, tocando os mais variados tipos de músicas: forró, sertanejo, samba, MPB, axé, entre outros. Além do jantar com música ao vivo, a cantina também estará em pleno funcionamento com  água, refrigerante e cerveja gelada. Toda renda será revertida para o melhoramento das dependências da igreja: salas de reuniões e quadra poliesportiva. O convite custa R$ 7,00. O evento será realizado na quadra da igreja, que fica na Rua José do Patrocínio, 267, no bairro Vila Nova, atrás da Universidade Estácio de Sá. Participe. Traga sua família. 

Debate discutiu os desafios da escola e da educação pública

Ontem, cerca de 150 pessoas participaram do debate “A Escola está sozinha?”, promovido pelo vereador Ferreirinha, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, encerrando o Ciclo de Debates/2011.

Os expositores trataram de diversos temas ligados ao papel da escola na sociedade, bem como suas dificuldades e desafios.

Geraldo Bastos, do Observatório de Assistência Social da SEMASPV, apresentou dados de uma pesquisa em andamento no Observatório sobre licença médica dos servidores municipais. Os dados apontam que mais de 80% dos servidores que pediram licença em 2010, são professores da rede municipal de educação.














A professora Odenize Monteiro, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação, representando a Secretária Sandra Gusmão destacou a importância de alguns programas cujo objetivo é buscar maior participação da comunidade nos assuntos da escola e citou o exemplo do Programa Escola Aberta, iniciativa do Ministério da Educação que realiza atividades, na escola, nos finais de semana, cujo público alvo são as famílias vizinhas da escola.














A secretária de Educação do Município de Mesquita, professora Fátima de Souza, expôs brevemente sobre as experiências da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, onde está a frente desde 2005. Abordou, ainda, os principais obstáculos e desafios da escola e da educação públicas, especialmente a participação da comunidade, a valorização do profissional de educação e as mudanças na legislação, citando o exemplo da Lei de Responsabilidade Educacional que tramita no Congresso Nacional.














Várias pessoas presentes ao debate fizeram perguntas e observações. Falaram as professoras Leila e Lidiane e o professor Carlos Henrique do SEPE iguaçuano, o professor Romário, a professora Elaine e a professora da Universidade Rural Marília Campos, representantes do Fórum de Educação no Campo, o Sr. Alcyr Maiony, Diretor de Educação do MAB, o Secretário Adjunto da SEMASPV, Jurandi Ferreira e o Chefe da ReBio Tinguá, Flavio Silva.

Diversos alunos do Colégio Estadual Arruda Negreiros e do Instituto de Educação Rangel Pestana, participaram do debate e fizeram perguntas por escrito, que foram lidas pelo mediador, vereador Ferreirinha. Destaca-se também a grande presença de membros do Movimento Baixada Literária.

Ao final do debate, o vereador Ferreirinha realizou sorteio de livros entre os participantes.

















quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ferreirinha visita a Feira do Livro e prestigia escritores iguaçuanos














O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), visitou na tarde/noite desta terça-feira, a 10ª edição da Feira do Livro na Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu. Vários escritores e artistas iguaçuanos estavam presentes, entre eles os poetas Henrique Souza e Moduan Mattus, o artista plástico Antonio Filipak, os escritores Manoel Ricardo Simões (Breguelé), Eva Correia Derossi e Fátima Reis (Fafi), a atriz e produtora cultural Claudina Oliveira, o compositor e escritor Ney Santos, entre vários outros. O ponto de encontro dos escritores de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense é a barraca de número 13, onde os visitantes podem conferir as ótimas obras de vários escritores da região. Para quem ainda não visitou, a Feira do Livro fica até o próximo sábado, dia 26/11. Vale a pena conferir.