segunda-feira, 31 de outubro de 2011

População mundial chega a 7 bilhões de pessoas

O nascimento da bebê filipina Danica Mae Camacho no dia de ontem, 30/10, simbolizou o sétimo bilionésimo habitante do mundo. Agora somos 7 bilhões de pessoas, espalhadas pelos cinco continentes do planeta.
A Ásia abriga mais de 60% da população mundial, com quase quatro mil milhões (quatro bilhões de pessoas). A China e a Índia sozinhas têm 21% e 17% respectivamente. Essa marca é seguida por África com 840 milhões de pessoas, 12,7% da população mundial. Os 710 milhões de pessoas da Europa correspondem a 10,8% da população mundial. A América do Norte tem uma população de 514 milhões (8%), a América do Sul, 371 milhões (5,6%) e a Oceania em torno de 60 milhões (0,9%). 

Abaixo, os doze países mais populosos do mundo:

#
Nome do Estado nacional
Habitantes
(est. julho de 2011)
1
China
1 336 718 015
2
Índia
1 189 172 906
3
Estados Unidos
313 232 044
4
Indonésia
245 613 043
5
Brasil
192 376 496
6
Paquistão
187 342 721
7
Bangladesh
158 570 535
8
Nigéria
155 215 573
9
Rússia
138 739 892
10
Japão
126 475 664
11
México
113 724 226
12
Filipinas
101 833 938

Hoje é o Dia D - Dia do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Eis a nossa homenagem:

MÃOS DADAS
Carlos Drummond de Andrade

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a
 vida presente.

Jogos Pan-americanos 2011 termina com o Brasil na terceira colocação do quadro de medalhas e 104 atletas classificados para as Olimpíadas de 2012

Encerrados os Jogos Pan-americanos 2011, a delegação do Brasil deixa Guadalajara em 3º lugar no quadro geral de medalhas, atrás dos Estados Unidos e de Cuba, respectivamente, e com 104 atletas classificados para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Desse total, 24 vagas foram obtidas em Guadalajara, o que representou a conquista de 26% das 93 vagas em disputa para os 42 países das Américas.  Um dos pontos alto da festa  de encerramento foi a entrega de medalhas da maratona masculina, que teve o brasileiro Solonei Rocha no lugar mais alto do pódio. O ex-gari recebeu o ouro das mãos do mexicano Mario Vázquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa). Abaixo, a tabela final do Pan 2011:

domingo, 30 de outubro de 2011

Atletas, professores e técnicos lamentam o fim do JOENI em Nova Iguaçu

Cerimônia de Abertura dos JOENI de 2008, no SESC-Nova Iguaçu
A matéria ''Do sucesso à decepção", publicada no Jornal O Dia no último domingo, dia 23/10, trouxe o depoimento da ex-capitã da seleção brasileira de handebol, Lucila Vianna, que disse estar triste e muito decepcionada pela não realização pelo segundo ano consecutivo dos tradicionais Jogos Estudantis de Nova Iguaçu(JOENI). Lucila Vianna foi revelada numa competição do JOENI, quando ainda era adolescente e estudava no Colégio Estadual Antônio da Silva, em Morro Agudo.
A matéria acima foi transcrita do blog Adriano Esportes. Vamos torcer para que o JOENI volte. Realmente era um grande projeto que promovia o Esporte e o Lazer, revelando muitos talentos da nossa Baixada.

Bangu tá na briga para chegar a final da Copa Rio. Confira os resultados dos últimos jogos.

26/10Qua,15hBANGU3X0Audax (Sendas)


29/10Sab,15hBANGU 3X 2Duque de Caxias


O Bangu está fazendo boa campanha na Copa Rio. Depois da derrota para o Macaé, a equipe recuperou seu futebol e segue na luta para chegar a final da Copa Rio e conquistar uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Campeonato Brasileiro de 2012. Jogando em Moça Bonita na última quarta-feira, venceu o Audax Sendas por 3 a 0. Ontem, jogando novamente em casa, o alvirrubro derrotou o Duque de Caxias por 3 a 2.
Veja abaixo os próximos jogos do Banguzão:

05/11Sab,16hBANGUXResende
09/11Qua,16hBANGUXMacaé
12/11Sab,16hAudax (Sendas)XBANGU
Boa sorte ao Banguzão.

sábado, 29 de outubro de 2011

Seleção sub-17 de Nova Iguaçu joga neste domingo no Espírito Santo

A seleção sub-17 de  Nova Iguaçu, campeã invicta do Campeonato Estadual de Seleções Municipais Sub-17, promovido  pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ),  disputará neste domingo, dia 30, o Torneio Rio-Espírito Santo de Ligas, na cidade de Castelo-ES. O time de Nova Iguaçu é representado pela garotada da Escolinha de Futebol Atletas do Futuro, do Social Esportivo Unidos do Cobrex, campeão do Torneio de Verão, no início deste ano, promovido pela Liga de Desporto de Nova Iguaçu.
A delegação, comandada pelo técnico Rafael Teles, embarcou rumo a cidade capixaba na manhã deste sábado. A equipe garantiu a vaga no torneio ao conquistar o título Estadual-2011 de forma invicta. A FFERJ promete que estará ao lado da delegação carioca na disputa da competição. Viva Nova Iguaçu!!


Saúde, muita saúde companheiro Lula!

Ferreirinha e Lula
Ontem, pela manhã, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula realizou exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sendo diagnosticado com câncer na laringe, conforme informou o boletim médico do hospital na manhã deste sábado. Ele será submetido a quimioterapia e radioterapia para tratar o câncer. Lula não ficou internado e nem deve ficar durante todo o tratamento.
A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota, a qual se associa o PT e o povo de Nova Iguaçu: "Em meu nome e de todos os integrantes do governo, junto-me neste momento ao carinho e à torcida do povo brasileiro pela rápida recuperação do presidente Lula". Na última quinta-feira, dia 27,  Lula completou 66 anos de idade e comemorou com os amigos no Instituto Lula, na capital paulista. Parabéns comandante. Coragem, companheiro. Coragem! Rogamos a Deus pela saúde deste grande brasileiro.

PT Estadual realiza seminário sobre eleições 2012

Começou ontem o Seminário Regional do PT, organizado pelo Diretório Estadual do Rio de Janeiro. O evento acontece também neste sábado, na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, próximo ao Hospital Souza Aguiar e tem o objetivo de fortalecer o debate interno em torno das estratégias eleitorais.
O seminário vai discutir os seguintes temas: Análise de conjuntura nacional / estadual; Estratégia e tática eleitoral para as eleições de 2012; e a implementação das deliberações do 4º Congresso do PT.
Ontem, na abertura, participaram da mesa o presidente estadual do PT, Jorge Florêncio, o presidente nacional do Partido, Rui Falcão, o ministro da Pesca, Luiz Sérgio, a deputada estadual Inês Pandeló, líder da Bancada Petista na ALERJ e o senador Lindberg Farias.
Estiveram presentes também prefeitos, vereadores, deputados, presidentes dos diretórios municipais e outras lideranças do PT no Rio de Janeiro.
O vereador Ferreirinha exaltou a iniciativa do PT estadual lembrando a importância da discussão e da definição de estratégias para o fortalecimento do PT no Estado. “O Diretório Estadual está cumprindo seu papel de articulador, fomentador e animador da unidade partidária. Definir estratégias partidárias para as eleições 2012 é fundamental para alcançarmos um resultado positivo, aumentando o número de prefeitos e vereadores em todo o Estado.”, afirmou o vereador.
A tendência Mensagem ao Partido apresentou no seminário o documento “Contribuindo ao debate do PT sobre as eleições de 2012 e a construção partidária”. Um dos pontos do documento destaca a importância da candidatura própria a prefeitura de Nova Iguaçu e defende a pré-candidatura do vereador Ferreirinha a prefeito da cidade.

Professor Paulinho do Leopoldo lança livro sobre educação

O professor Paulinho Leopoldo lança seu novo livro “Trabalhando o Conhecimento” no próximo dia 31 de outubro (segunda-feira), a partir das 20 horas, no auditório do Colégio Leopoldo.

Em “Trabalhando o Conhecimento”, o autor narra experiências de aprendizado com outros professores.

É de cunho histórico, didático, prende-se às interrogações diversas de alunos, pais, educadores em geral quanto às questões da História da Terra, memória, participação da mulher, do índio e do negro em nossa região. Trabalho de fácil leitura e com muitas citações e transcrições.

Na oportunidade será feita uma apresentação do livro. Projeção de filmes antigos recuperados pelo autor. Visita ao memorial do Colégio Leopoldo - Inaugurado em 30 de setembro de 2010 nos oitenta anos da instituição.


O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Carlos Ferreira, o  Ferreirinha (PT), ex-aluno do Colégio Leopoldo, já garantiu  presença.

Brasil Soka Gakai Internacional - BSGI, comemora 50 anos de fundação, no Rio de Janeiro















A Associação Brasil Soka Gakai Internacional - BSGI, instituição que tem como missão "contribuir para construção de uma sociedade pacífica baseada no Humanismo", está comemorando os seus 50 anos de existência no Rio de Janeiro.
Seu grande e principal objetivo consiste em "valorizar cada vida de forma a promover o desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz. Para tanto, busca contribuir com ações conscientes que promovam o potencial humano, proporcionando a plenitude de cada indivíduo e abolindo qualquer tipo de discriminação".
A BSGI tem como filosofia humanística o Budismo de Nitiren Daisshonin, cujos principais conceitos são: a dignidade e a igualdade; a unidade da vida e seu meio ambiente; o inter-relacionamento das pessoas que fazem do altruísmo o caminho viável para a felicidade pessoal; o potencial ilimitado de cada pessoa para a criatividade; e o direito fundamental de cultivar o autodesenvolvimento por meio de um processo de reforma automotivada denominada de "Revolução Humana".
A BSGI tem como líder o filósofo, escritor e  pacifista Daisaku Ikeda.
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou Moção de Congratulação e Aplausos, reconhecendo a importância da BSGI-Rio e os trabahos por ela desenvolvidos em nosso Estado. Parabéns pelo Jubileu de Ouro.
Mais informações acesse: www.bsgi.org.br.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dilcéia Quintela deixa a Secretaria de Educação de Nova Iguaçu

O Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu desta sexta-feira, 28/10, traz a exoneração da secretária municipal de Educação Dilcéia  Quintela (PCdoB), no cargo há um ano e sete meses. Sandra Gusmão, chefe de Gabinete da prefeita Sheila Gama, foi nomeada para o seu lugar.
Alcemir Gomes (PR), secretário de Articulação Política, também foi exonerado. O secretário de Governo, coronel Marcelo Silva, assume interinamente.
Outra exoneração publicada foi a de Luiz Henrique Ribeiro, também do PCdoB, que ocupava a pasta de Coordenador dos Conselhos Municipais. Jubiraci Alves (PDT), que atualmente coordena as Sub-Prefeituras, assumiu o posto, também interinamente.
Acredita-se que a motivação das exonerações seja unicamente política, pois o PCdoB trabalha para lançar candidato a prefeito nas eleições do próximo ano. Quanto a Alcemir Gomes, as informações dizem que ele e seu irmão, Altamir Gomes, fecharam com Nelson Bornier. Assim, serão concorrentes da atual prefeita, caso ela seja realmente candidata a reeleição.

Estudantes visitam a Câmara Municipal de Nova Iguaçu e vivem um dia de vereador no Projeto "Educar é Lei".


Ferreirinha fala aos estudantes
Desde maio deste ano, o projeto ‘A Escola no Legislativo Iguaçuano – Educar é Lei’, uma idealização da Mesa Diretora e desenvolvido pelos funcionários da Câmara, já recebeu mais de 2 mil estudantes das redes pública e particular do município. Às terças e quintas, os alunos vivem um dia de vereador: discutem e votam projetos, falam sobre as questões da sua escola, do seu bairro, reivindicam melhorias, num exercício pleno de cidadania. Além de serem os atores principais na simulação de uma sessão plenária, eles participam de palestras sobre a história de Nova Iguaçu, sobre a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e sobre o papel dos vereadores. A visitação termina com a ida à galeria dos ex-presidentes e ao painel histórico-cultural.

O projeto se destina a estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. Em 2012, a pedido de vários professores, será estendido ao ensino universitário. Para Alexandre Rangel, docente do Colégio Estadual Francisco Assumpção, ‘A Escola no Legislativo Iguaçuano’ tem funcionado “como uma oportunidade de mostrar que existe vida fora da realidade escolar, e que cada aluno é parte de tudo o que acontece em sua cidade. Isso desenvolve o senso crítico e motiva ações”, afirma.

O agendamento de visitas para o próximo ano - para 2011 não há mais vagas - já está aberto e pode ser feito pelos telefones 2667-1281, 2667-4124, 2667-2409 e 2667-2169.


Encontro de Quartetos na Igreja Batista Jardim da Prata será no sábado

No próximo sábado, dia 29, às 19:30 horas, na Igreja Batista Jardim da Prata, acontecerá o 1º Encontro de Quartetos Gospel Masculinos. Ao todo, serão seis quartetos que estarão louvando a Deus com os mais lindos e inspirativos cânticos de adoração. A Mensagem Bíblica ficará a cargo do Pastor Rodrigo Muniz, responsável pela liderança da Igreja. Todos estão convidados. A Igreja Batista Jardim da Prata fica na Rua Maria Leopoldina, 182, no bairro da Prata, em Nova Iguaçu (próximo ao Posto 13). A programação faz parte das comemorações da chegada dos 60 anos da Igreja, fundada em 02 de dezembro de 1951.
Mais informações acesse: www.jardimdaprata.com - Telefone: 2661-2088


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Senado aprova criação da Comissão Nacional da Verdade, que segue para sanção da presidenta Dilma

Do Portal Carta Maior


Senado aprova por unanimidade projeto que cria comissão para investigar crimes contra os direitos humanos no Brasil praticados por razões políticas. Sem mudanças no texto da Câmara, projeto vai à sanção presidencial. Comissão deve ser instalada no ano que vem e terá dois anos de prazo. Dilma Rousseff quer receber relatório conclusivo até o fim do mandato.

Vinte e seis anos após o fim da ditadura militar, o Senado aprovou, por unanimidade, na noite desta quarta-feira (26), projeto que cria uma Comissão da Verdade para investigar violações dos direitos humanos cometidas por razões políticas no país entre 1946 e 1988. O texto será enviado à sanção da presidenta Dilma Rousseff, que quer receber o relatório da comissão até o fim do mandato.


Segundo a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), a presidenta considera importante completar essa missão, com a qual tem uma relação biográfica direta, ainda durante a gestão dela. 


A comissão terá dois anos de prazo depois de sua instalação, o que deve ocorrer em meados do ano que vem. Serão sete membros, com salário mensal de R$ 11 mil. Todos serão indicados por Dilma Rousseff. Eles vão poder requisitar documentos em órgãos públicos e convocar testemunhas, por exemplo. 

O relatório apresentará conclusões sobre culpados e motivações, mas não terá poder de punir, razão de grande reclamação entre famliares de vítimas da ditadura.


Como já havia feito na Câmara, o governo articulou para que, no Senado, o projeto pudesse ser votado logo em plenário, sem passar por muitas comissões, nas quais a realização de debates - acredita o governo - poderia acirrar ânimos contrários à proposta. Leia mais.




Dilma: “O Pronatec é a maior ação no sentido de realização do sonho de muitos jovens”


Ao sancionar a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no início da tarde de ontem (26) no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff disse que a formação profissional de jovens e adultos é um dos pilares para o desenvolvimento do país, acesso à renda e fortalecimento do mercado interno e da indústria nacional. O Programa vai oferecer 8 milhões de vagas até 2014 em cursos de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio das escolas públicas e trabalhadores. Para isso, serão investidos R$ 24 bilhões.

Dilma Rousseff destacou que o Pronatec faz parte do movimento iniciado no governo do ex-presidente Lula de, ao mesmo tempo em que universaliza o ensino, investe na qualidade, na expansão e na interiorização. É também – na visão da presidenta – a oportunidade para que muitos jovens e adultos obtenham o conhecimento e prática necessários para ingressarem no mercado de trabalho. Leia mais.



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Crack: Epidemia e Tragédia do Século. Segunda Audiência Pública será amanhã, na Câmara

Acontece nesta quinta-feira, dia 27, das 9 às 12 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, a segunda audiência pública que irá debater a problemática do Crack. Organizada pela Casa do Menor, Secretaria Municipal de Assistência Social e Prevenção da Violência (SEMASPV), Câmara Municipal e por instituições comprometidas com o resgate de crianças e adolescentes, o encontro pretende apresentar propostas concretas para fortalecer a luta contra as drogas. A Câmara fica na Rua Tertuliano de Melo, 38, no centro de Nova Iguaçu - Telefone 2667-4124. Entrada livre.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vereadores aprovam projeto que regulamenta o transporte alternativo em Nova Iguaçu

A Câmara iguaçuana aprovou na sessão plenária desta terça-feira, em segunda e última votação, o projeto de lei que regulamenta o transporte alternativo operado por vans e kombis em Nova Iguaçu. Os trabalhadores do setor lotaram o auditório da Casa Legislativa, levando  faixas e cartazes pedindo a aprovação do projeto. Um dos líderes da categoria, César da Van, se declarou emocionado com a votação dos dezoito vereadores presentes à sessão: "Foram quinze anos esperando por este momento. Só queremos ter nossa situação regularizada para trabalharmos com dignidade, sem perseguição. Hoje é um dia histórico para todos nós", disse com os olhos lacrimejados. O projeto segue agora para a prefeita Sheila Gama sancionar ou vetar. Caso haja veto, o projeto volta à Câmara para ser novamente apreciado pelos parlamentares.

Ferreirinha visita os bairros Campo Belo, Lagoinha e Km 37. Denise do Salão acompanhou o vereador

Ferreirinha e Denise do Salão conversam com uma moradora
A convite da líder comunitária Denise do Salão, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), visitou na manhã desta terça-feira os bairros Campo Belo, Lagoinha e Km 37. A primeira parada foi na Creche Municipal de Campo Belo que se encontra interditada há mais de um mês, fato que vem causando enormes transtornos para inúmeros alunos da educação infantil que estão sem aula. Depois conversou com moradores do Km 37, terminando a visita na casa da pastora Rejane, da Igreja Batista Pentecostal Mundial, em Lagoinha. A região é muito carente de investimentos do Poder Público. Mas a ausência de um posto de saúde, a precariedade da rede de iluminação pública,  escassez do abastecimento de água, transporte precário e muitas ruas sem saneamento e asfalto, foram os maiores problemas levantados pelos moradores. Ferreirinha irá fazer o encaminhamento das demandas solicitadas à Prefeitura, ao Governo do Estado e ao Governo Federal. "Durante o governo Lindberg, conseguimos muitos recursos do PAC e fizemos muitas obras em vários bairros do município. Mas como Nova Iguaçu ficou muito tempo sem investimento de peso, não foi possível chegar a todos os bairros. Agora com Lindberg no senado e Dilma na presidência, vamos buscar investimentos para o restante do município. Esta região da Lagoinha ao Km 32 precisa ser contemplada com urgência", disse Ferreirinha.

Pré-debate virtual: “A Escola está sozinha?”


A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Ferreirinha promove no próximo dia 10 de novembro o debate: 


“A Escola está sozinha?
O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional”.

Porém antes do debate queremos fazer aqui um PRÉ-DEBATE VIRTUAL.

Responda nos comentários a pergunta título do debate: A Escola está sozinha?
Queremos saber a sua opinião.
As respostas serão sistematizadas e apresentadas no início do debate, colaborando com as discussões.

Portanto, participe!

Projeto de Lei que regulamenta o Transporte Alternativo em Nova Iguaçu será votado nesta terça-feira na Câmara de Vereadores

Será votado nesta terça-feira, dia 25/10, a partir das 16 horas na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 251/2009, que regulamenta o transporte alternativo operado por vans e kombis na cidade de Nova Iguaçu. Ao todo, são cerca de 350 veículos em circulação, trabalhando em dois turnos, gerando cerca de 1.500 empregos diretos. "Depois de regulamentar os moto-táxis, chegou a hora de darmos o mesmo tratamento aos trabalhadores de vans e kombis. Eles merecem trabalhar com dignidade, sem perseguição", disse o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Trabalho e Emprego que deu parecer favorável ao projeto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estão abertas as matrículas para as escolas estaduais

A Secretaria de Estado de Educação está com pré-matrículas abertas até o dia 30 de novembro.
As vagas são para escolas da rede estadual nas seguintes séries:

a)     6º ano do Ensino Fundamental regular;
b) Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;
c)      1ª série do Ensino Médio regular;
d)     Fase I do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos;
e)     1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral).

Na inscrição, além de preencher os dados pessoais e a série pretendida, o candidato deverá indicar no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.

Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar.

Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2012, e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2012.

Para fazer sua matrícula, acesse

Etapas
20/10/11 a 30/11/2011 – Pré-Matrícula: para os interessados
20/12/2011 – Divulgação da relação nominal de todos os alunos alocados, no site Matrícula Fácil
20/12/2011 – Divulgação da alocação via e-mail válido e pelo site Matrícula Fácil.
03/01/2012 a 13/01/2012 – Confirmação da reserva de vagas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio e Matrícula para as demais séries.

Renovação de matrícula
O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011.



domingo, 23 de outubro de 2011

World Study: Agência de Intercâmbio se instala da Baixada. Trabalhar e estudar no exterior ficou mais perto.

O crescimento econômico da Baixada Fluminense tem atraído importantes empreendimentos para a região. Novos  condomínios, lojas comerciais,  hotéis, bares e restaurantes, tem demostrado o potencial de suas cidades, sobretudo Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Em breve será inaugurado em Nova Iguaçu um excelente hotel da rede Mercure. Outra boa novidade para quem quer trabalhar e estudar no exterior, é a vinda da agência de intercâmbio World Study - Educação Intercultural, presente nas cinco regiões do país e agora estabelecida em Duque de Caxias, atendendo toda Baixada Fluminense. Milena Pacheco, responsável pelo atendimento na região se diz encantada com seu potencial humano e econômico: "Estamos investindo na Baixada que tem um povo acolhedor, informado e que busca sempre novos desafios. Tem uma juventude  muito entusiasmada. É uma região cheia de potencial. Está sendo muito bom trabalhar aqui.", resumiu. Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) vibra com mais um investimento importante na Baixada. Veja mais: www.worldstudy.com.br.

Tempo de Transcendência - O Ser Humano como um Projeto Infinito. Ótimo livro do Leonardo Boff.

Em seu livro Tempo de Transcendência, Leonardo Boff nos diz que o ser humano é um projeto infinito. Apesar da finitude ser inerente à condição humana, pois somos seres que caminhamos para a morte, o homem busca o infinito, e aí reside a dimensão da transcendência. No dizer de Boff, "somos seres de enraizamento e seres de abertura"(imanência/ transcendência). "A raiz nos limita porque nascemos numa determinada família, numa língua específica, com um capital limitado de inteligência, de afetividade, de amorosidade". Esta é nossa dimensão de imanência. "Mas somos simultaneamente seres de abertura", pois ninguém segura os pensamentos, ninguém amarra as emoções, ninguém é capaz de aprisionar-nos totalmente. "Mesmo que os escravos sejam mantidos nos calabouços e obrigados a cantar hinos à liberdade, são livres, porque sempre nasceram livres, e sua essência está na liberdade". Esta é a nossa dimensão da transcendência que nos possibilita romper barreiras, superar os interditos, ir além de todos os limites. 

sábado, 22 de outubro de 2011

Segurança Pública: UPP da Mangueira será inaugurada em duas semanas e terá 403 policiais. Um para cada 35 moradores.

O secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, anunciou ontem a inauguração de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Será na comunidade da Mangueira e terá 403 policiais. Dados da Wikipédia mostram que a Mangueira tem aproximadamente 14.000 habitantes. Logo, a comunidade terá um policial para cada grupo de 35 habitantes. Nada contra. A Mangueira precisa da ação e do controle do estado para devolver a paz e a tranquilidade a seus moradores. O problema secretário Beltrame é que o 20º BPM tem um efetivo de 580 policiais para tomar conta de quase 1 milhão e 200 mil habitantes, em três cidades: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. Nesta região a relação é de um policial para cada grupo de 2000 habitantes!!! Não temos polícia o suficiente. A bandidagem, afugentada do Rio, encontra facilidade para se estabelecer na Baixada, conforme o próprio secretário já admitiu. Estamos com abaixo-assinado no calçadão. Ajude-nos a coletar as 100 mil assinaturas para que seja dobrado o número de policiais e construído um batalhão em Nova Iguaçu. Pegue uma folha, reproduza junto as igrejas, escolas, sindicatos, comércio, etc. Entre nesta campanha. Vamos agir enquanto há tempo! Acorda Baixada!!!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Debate: A escola está sozinha? O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional

O próximo debate promovido pelo vereador Ferreirinha na Câmara Municipal será sobre educação. O tema foi definido após consultar professoras e professores da rede pública de ensino.
Para Ferreirinha, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, os debates tem demonstrado grande capacidade de despertar e enriquecer a compreensão sobre temas relevantes para a sociedade. "Muitas vezes o papel da legislador não é fazer a lei, mas contribuir para a construção de propostas e alternativas, de forma participativa", salientou.

O próximo debate terá o tema:

A escola está sozinha?
O papel do professor, da sociedade e da família no processo educacional

Dia: 10 de novembro - quinta-feira
Horário: 17 horas
Local: Câmara Municipal de Nova Iguaçu - Rua Tertuliano de Melo, 38 - Centro - N.Iguaçu

Objetivo: Discutir os problemas e desafios do processo educacional tendo como principal eixo a percepção ou sentimento de que a escola está sozinha neste processo, sem o apoio da família, da sociedade ou mesmo dos governos. A universalização da escola pública, transformando-a em escola de massas, a crise da organização familiar que trouxe fragilização da função de socialização, transmissão de valores morais, hábitos e atitudes, a dificuldade de implementação de políticas públicas por parte dos governos, um possível isolamentos dos profissionais da educação, motivado pelas inúmeras atividades e as dificuldades de relação entre professores e familiares ou alunos são preocupações para o debate.

Expositores:
Dilceia Quintela – Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu
Mario Farias – professor da rede municipal de educação de Nova Iguaçu, ex-secretário de educação de Nova Iguaçu
Fátima de Souza – Secretária Municipal de Educação de Mesquita
Geraldo BastosGerente de Pesquisa do Observatório de Assistência Social e Prevenção da Violência - SEMASPV
Mediador: Vereador Ferreirinha, Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.