sexta-feira, 30 de setembro de 2011

3ª Caminhada Ecológica ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

O GEHNat em conjunto com ERHEN, o Saúde Verde e o Clube Iguaçuano dos Ambientalistas promove, no próximo dia 02 de outubro (domingo), a 3ª Caminhada Ecológica ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

A participação é gratuita e a concentração será da Praça do Caonze, às 7 horas da manhã.


A organização do evento solicita, aqueles que irão participar da caminhada que levem um quilo de alimento não perecível, para serem doados a Creche Comunitária São José Operário, que atende crianças do bairro Caonze.


Será uma caminhada muito animada. Se você ainda não conhece o Parque de Nova Iguaçu não pode perder esta oportunidade. Vai lá!




Debate na Câmara: Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu. Autoridades reunidas para melhorar a segurança na cidade.

Cerca de 200 pessoas participaram do debate realizado ontem na Câmara de Vereadores. Com o tema “Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu”, o debate realizado pelo vereador Ferreirinha contou com a presença de diversas lideranças políticas e comunitárias da cidade. Várias propostas foram apresentadas e vão embasar a efetivação de medidas para melhorar a segurança na cidade.

Na mesa, mediada por Ferreirinha, os expositores discorreram sobre o tema sob vários pontos de vista. O vereador Fernando Cid, membro do Conselho Municipal de Segurança Pública, levantou as principais preocupações da sociedade e, ao final apresentou algumas propostas para a Câmara, a sociedade e o Conselho.

O presidente do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Cel. Paulo Augusto Souza Teixeira, apresentou um estudo sobre os dados de ocorrências policiais em Nova Iguaçu.

Representando o Cel. Paulo Henrique Azevedo de Moraes, Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, o Capitão Hudson fez um relato das funções da Polícia Militar e de sua forma de atuação.

O deputado estadual Zaqueu Teixeira, primeiro fez uma breve apresentação, lembrando que é delegado de polícia civil, foi Chefe da Policia Civil do Estado do Rio e atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública e no Ministério da Justiça, ocasião que participou da elaboração e implementação do PRONASCI. Ainda em sua exposição, o deputado fez coro com os vereadores Ferreirinha e Fernando Cid quanto a necessidade de ampliação do efetivo policial, tanto militar quanto civil e que também percebe que a Baixada esta sendo invadida por bandidos que fogem das UPPs no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ao debate, o presidente do Sincovani, Uélinton Peçanha, o presidente do CDL-NI, Claudio Rosemberg, a Firjan-Baixada na pessoa do Sr. Luiz Fernando Oliveira Lima, o assessor da Secretaria Nacional de Segurança, Luiz Carlos Fiori, o Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-NI, Sandro Alex Bittencourt, o prof. Pedro Willian, Diretor da Escola Técnica João Luiz do Nascimento, Hélio Vanderlei, da ONG Onda Verde, Alexandre Britto, presidente do PT de Nova Iguaçu, Maria das Graças, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, Cel. Cole, Winston das Neves, do Sindicato dos Rodoviários, Nair Jane, vice-presidente do Sindicato das Domésticas, entre outros.

Ao final do debate foram apresentadas quatro propostas importantes:
a)     Dar continuidade a campanha pela construção de um batalhão em Nova Iguaçu, buscando coletar 100 mil assinaturas no abaixo-assinado;
b)     Apresentar uma proposta de criação da guarda municipal;
c)      Buscar uma audiência com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Beltrame;
d)     Elaborar, em conjunto com a sociedade e com o Conselho Municipal de Segurança Pública um Plano Municipal de Segurança Pública.

Registre-se ainda a presença maçiça dos órgãos da imprensa escrita e falada: Jornais Hoje, ZM, Correio da Lavoura, O Dia, TV Fala-Baixada, C4TVweb/Rádio, Nos Bairros. A eles, nossos agradecimentos.

Veja aqui as fotos do evento.

Segurança Pública: Denise do Salão levou moradores do bairro Lagoinha para participar de encontro na Câmara

O debate sobre Segurança Pública e os Desafios para Nova Iguaçu foi bastante concorrido na tarde/noite desta quinta-feira na Câmara de Vereadores. Cerca de 200 pessoas participaram do evento. Várias lideranças comunitárias, preocupadas em melhorar a vida dos moradores e a qualidade dos serviços públicos na sua região, se fizeram presentes e levaram consigo vários moradores para participar do encontro. Na foto acima, vemos a companheira Denise do Salão (de blusa vermelha) com sua comitiva do Bairro Lagoinha/Km 39, ao lado do vereador Ferreirinha. Um gesto que merece os devidos cumprimentos e elogios pela sua liderança e preocupação com a melhoria da vida da população. A foto foi tirada após o debate, em frente o prédio da Câmara de Vereadores, no centro de Nova Iguaçu. Parabéns a Denise do Salão. Continue assim. Indo a luta com garra e determinação. O Debate do mês de outubro será sobre Educação e as Creches.

Ministério da Cultura abre consulta pública para o Plano Nacional de Cultura


A ministra Ana de Hollanda abriu consulta pública para o Plano Nacional de Cultura (PNC), em cerimônia no último dia 21 de setembro durante a 15ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Cultura e contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

O objetivo da consulta, que ficará aberta até o dia 20 de outubro, é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para a elaboração das metas, até 2020, que nortearão as políticas públicas no setor cultural. São 48 metas, construídas sobre as 275 ações do PNC.

O Plano Nacional de Cultura foi instituído pela Lei nº 12.343/2010 e apresenta um conjunto de diretrizes, estratégias e ações que devem nortear as políticas culturais dos próximos dez anos do governo federal, dos estados e municípios, articulados por meio do Sistema Nacional de Cultura.

O PNC tem como metas propostas: Reconhecimento e promoção da diversidade cultural; criação, fruição, difusão, circulação e consumo; educação e produção de conhecimento; ampliação e qualificação de espaços culturais; fortalecimento institucional e articulação federativa; participação social; desenvolvimento sustentável da cultura; mecanismos de fomento e financiamento; e políticas setoriais.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EncontrArte - Último dia de espetáculo. Veja a programação de sexta-feira, dia 30/09:

Claudina, Éverton, Fabio, Mario e Tiago: produtores do EncontrArte.


1) Pinóquio, companhia de teatro Fanfarras Produções Artísticas
Serviço: Sexta-feira, 30/setembro às 10h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura Livre
Realização: Fanfarras Produções Artísticas.



2) Estória da Moça Preguiçosa, companhia de teatro Cia Show de Cenas
Serviço: Sexta-feira, 30/setembro às 15h
Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Rua Getúlio Vargas, 50, Centro de Nova Iguaçu
Entrada Franca. Censura 08 anos
Realização: Cia Show de Cenas. 



3) A Dama da Noite, da companhia de teatro Confraria de Teatro Nau dos Loucos
Serviço: Sexta-feira, 30 de setembro às 20h
Local: Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada franca. Censura 16 anos
Realização: Confraria de Teatro Nau dos Loucos



Obs.: Chegar com antecedência para retirar o ingresso.
         Hoje é o último dia de apresentação de peças. Sábado, dia 01/10, terá somente a solenidade de encerramento, com homenagem ao Palhaço Carequinha (in memorian) e ao grande mestre Orlando Orfei.

Debate sobre Segurança Pública em Nova Iguaçu será hoje, na Câmara de Vereadores.


Dia 29 de setembro (quinta-feira),
às 17:30 horas
Local: Câmara Municipal de Nova Iguaçu
Rua Tertuliano de Melo, 38 - Tel.: 2667-4124


O objetivo é discutir as questões relacionadas às políticas de segurança pública que envolvam a cidade de Nova Iguaçu e garantam a proteção e segurança necessárias a sua população.

O baixo efetivo de policiais militares para o policiamento ostensivo e a idéia de construção de um batalhão em Nova Iguaçu, a necessidade de implantação de novas delegacias na cidade, as áreas dominadas por grupos de traficantes e milicianos e também o potencial aumento da criminalidade e da insegurança com a possível vinda de criminosos para o município oriundos dos expurgos realizados com a implantação das UPPs no município do Rio de Janeiro são as principais preocupações para o debate.

Estão convidados como expositores:

Zaqueu Teixeira
Deputado Estadual, ex-chefe de Polícia Civil do Estado do Rio
Fernando Cid
Vereador / membro do Conselho Municipal de Segurança Pública
Paulo Augusto Souza Teixeira
Presidente do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
Martha Rocha
Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


Mediador: vereador Carlos Ferreira - Ferreirinha.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

EncontrArte - Veja a programação das peças em cartaz nesta quinta-feira, dia 29/09:

1) A História de Prelência, companhia de teatro 7 Phocus
Serviço: Quinta-feira, 29/setembro às 10h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura Livre
Realização: 7 Phocus Cia de Teatro.



2) Quando Cescer, Eu Quero Ser...Companhia de teatro Xirê 
Serviço: Quinta-feira, 29/setembro às 15h
Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 50, Centro de Nova Iguaçu
Entrada Franca. Censura 05 anos
Realização: Teatro Xirê.



3) Consummatum Est, da companhia de teatro Os Ciclomáticos
Serviço: Quinta-feira, 29 de setembro, às 20h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada franca. Censura 16 anos 
Realização: Os Ciclomáticos Companhia de Teatro.



Importante: chegue com antecedência para retirar o ingresso.

Lula recebe Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris (sciences Po)

Do Portal Instituto Cidadania

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (27) o título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris – conhecido como Sciences Po. O ex-presidente foi a 16ª personalidade – e a primeira latino-americana – que recebeu essa láurea desde a fundação da instituição, em 1871.

Notabilizada pela formação de líderes políticos, a Sciences Po tem entre seus ex-alunos os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand, além do príncipe Rainier III de Mônaco, do ex-secretário-geral da ONU Boutros Boutros-Ghali e do escritor Marcel Proust.

O diploma foi entregue em Paris por Jean-Claude Casanova, membro do Instituto da França e presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas, que elogiou o governo Lula citando ascensão de milhões de brasileiros à classe média, a integração Sul-Sul e a diminuição da desigualdade  social.

Em seu discurso de agradecimento, Lula ressaltou que os avanços conquistados foram fruto do exercício da democracia. “Estabelecemos uma nova relação do Estado com a sociedade, na qual todos os setores sociais foram ouvidos, mobilizados, e puderam discutir não somente com o governo, mas também entre eles próprios”, afirmou. “Para tanto, realizamos 74 conferências nacionais entre 2003 e 2010, precedidas por reuniões em níveis municipal e estadual, que contaram com a presença de cerca de 5 milhões de pessoas.”

O ex-presidente citou também a criação de 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias durante o seu governo. “Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive.”

Ao final da cerimônia, estudantes da plateia cantaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.


Compareceram ao evento o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos e José Dirceu, os diretores do Instituto Lula Luiz Dulci e Clara Ant, o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, além do ex-primeiro ministro de Portugal, José Sócrates.


Este é o sétimo título de Doutor Honoris Causa recebido por Lula, e o segundo fora do Brasil. Muitos doutoramentos foram aprovados antes ou durante os mandatos do ex-presidente, mas Lula optou por recebê-los quando deixasse o governo.







Debate sobre Segurança Pública em Nova Iguaçu será nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores. Participe!


Dia 29 de setembro (quinta-feira),
às 17:30 horas
Local: Câmara Municipal de Nova Iguaçu
Rua Tertuliano de Melo, 38 - Tel.: 2667-4124


O objetivo é discutir as questões relacionadas às políticas de segurança pública que envolvam a cidade de Nova Iguaçu e garantam a proteção e segurança necessárias a sua população.

O baixo efetivo de policiais militares para o policiamento ostensivo e a idéia de construção de um batalhão em Nova Iguaçu, a necessidade de implantação de novas delegacias na cidade, as áreas dominadas por grupos de traficantes e milicianos e também o potencial aumento da criminalidade e da insegurança com a possível vinda de criminosos para o município oriundos dos expurgos realizados com a implantação das UPPs no município do Rio de Janeiro são as principais preocupações para o debate.

Estão convidados como expositores:

Zaqueu Teixeira
Deputado Estadual, ex-chefe de Polícia Civil do Estado do Rio
Fernando Cid
Vereador / membro do Conselho Municipal de Segurança Pública
Paulo Augusto Souza Teixeira
Presidente do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
Martha Rocha
Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


Mediador: vereador Carlos Ferreira - Ferreirinha.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Teatro de graça. Veja a programação do EncontrArte para esta quarta-feira, dia 28/09:



1) Flor de Mandacaru, companhia de teatro Entreato
Serviço: Quarta-feira, 28/setembro às 10h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura 05 anos
Realização: Cia. Entreato.



2) Igi – A Árvore da Vida, Cia. Muito Franca!
Serviço: Quarta-feira, 28/setembro às 15h
Espaço Cultural Sylvio Monteiro, Rua Getúlio Vargas, 50, Centro de Nova Iguaçu
Entrada Franca. Censura 06 anos
Realização: Cia Muito Franca!



3) Inimigo do Povo, da companhia de teatro Cia Código de Artes Cênicas
Serviço: Quarta-feira, 28/setembro às 20h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura 14 anos
Realização: Cia Código de Artes Cênicas.



Obs.: Recomenda-se chegar com antecedência para a retirada de ingresso.

III FRINJ realizado em Nova Iguaçu foi um grande sucesso. Ano que vem tem mais!


Terminou no último sábado, dia 24/09, a III edição do FRINJ - Fórum de Relações Internacionais Juvenil. Organizado e coordenado pelos professores Cíntia Beñák, Samuel Henriques, Victor Beñák e Walker Antero, nas dependências do Instituto de Educação Santo Antônio (IESA) em Nova Iguaçu, o evento  contou com a participação de cerca de 100 alunos das redes particular e pública. O FRINJ é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os alunos desempenham papel de delegados de um país e debatem temas relacionados à política internacional, o que confere aos participantes grande oportunidade de aprendizado, crescimento pessoal e bagagem cultural. O FRINJ apresenta uma diversidade de temas com relevância no contexto internacional. Nesta edição os temas escolhidos foram: Reforma do Conselho de Segurança; A Situação do Haiti e a Guerra Civil da Somália. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal fez uma saudação aos futuros diplomatas e vai apresentar uma moção de aplausos a organização do Fórum.  Ao final do evento, os três delegados que mais se destacaram ganharam da Agência de Intercâmbio World Study (a primeira e única da Baixada), uma viagem de uma semana à Inglaterra. Parabéns aos alunos. Parabéns aos organizadores. É o protagonismo e a auto-estima da Baixada se fortalecendo cada vez mais. 









segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EncontrArte - Teatro de qualidade e de graça em Nova Iguaçu. Não perca!!

Começou quinta-feira, dia 22/09 e vai até sábado, dia 01/10, a 10ª edição do EncontrArte - Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense. Ao todo, serão 15 excelentes montagens, sendo três peças por dia: 10h da manhã, 3h da tarde e 8h da noite. A entrada é gratuita. Recomenda-se chegar com 30 minutos de antecedência para retirada do ingresso. Veja abaixo a programação de amanhã, dia 27/09:

1) Minha Favela Querida, companhia de teatro Grupo Sorriso Feliz 
Serviço: Terça-feira, 27/setembro às 10h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura 07 anos
Realização: Grupo Sorriso Feliz.


2) O Reino do Feijão Preto, companhia de teatro Ziripitó
Serviço: Terça-feira, 27/setembro às 15h
Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 50, Centro de Nova Iguaçu
Entrada Franca. Censura 06 anos
Realização: Cia Ziripitó de Teatro.


3) O Que Fazem as Meninas Quando Desabrocham? Okearô Grupo de Teatro Independente
Serviço: Terça-feira, 27 de setembro, às 20h
Teatro do Sesc de Nova Iguaçu, Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá
Entrada Franca. Censura 14 anos
Realização: Okearô Grupo de Teatro Independente

Prefeita sanciona a Lei nº 4.110 concedendo reajuste de 3% para os professores, retroativo ao mês de agosto

Foi publicado no último sábado, no Diário Oficial da Prefeitura, a Lei Municipal nº 4.110, de 24/09/11, que concede reajuste salarial de 3% para os profissionais da educação, ativos e inativos, da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Quando da sua votação na Câmara de Vereadores, o projeto recebeu uma emenda, proposta pela Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), determinando que o reajuste valeria a partir do mês de agosto, em  cumprimento ao compromisso firmado pela Prefeitura com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE). "Fiquei satisfeito porque a lei foi sancionada com a emenda da Comissão, valendo o reajuste a partir de agosto. Se foi combinado, é justo que o aumento seja retroativo. Além do mais, os professores merecem essa vitória", afirmou o vereador Ferreirinha.

O PT de Nova Iguaçu nas eleições 2012

Em reunião do Diretório Municipal, neste fim de semana, o PT de Nova Iguaçu aprovou resolução política sobre as eleições 2012, que define os objetivos petistas para o pleito do próximo ano.

Diz a Resolução: “o PT iguaçuano prepara-se para disputar as eleições municipais do próximo ano, buscando alcançar três grandes objetivos: i) Dar continuidade às conquistas e avanços do povo iguaçuano iniciadas pelo governo Lindbergh; ii) Ampliar a bancada de vereadores, dobrando-a de tamanho e; iii) Contribuir para o fortalecimento do PT, do governo Dilma e sua, provável reeleição e do projeto eleitoral ao Governo Estadual nas eleições de 2014”.

Para alcançar estes objetivos, o PT definiu algumas ações, dentre elas esta um debate que considero fundamental para o conjunto da tática eleitoral: como o PT disputará a sucessão da prefeita Sheila Gama, ou seja, o PT irá apoiar sua reeleição ou terá candidatura própria?

A resolução partidária reconhece que o partido, nesse momento possui duas correntes bem definidas: uma defende o apoio eleitoral à prefeita Sheila e outra defende a tese da candidatura própria.

Essa divergência quanto ao melhor caminho a ser seguido nas eleições de 2012 faz parte da nossa história de debate de idéias e de construção democrática da unidade. Assim, esse debate precisa de um processo maior de amadurecimento. Qualquer deliberação conclusiva e definitiva sobre a tática eleitoral neste momento inviabilizaria o processo de construção de uma política unitária para o PT de Nova Iguaçu.

Entretanto, não devemos perder tempo. Acredito que, nesse debate, dois elementos devam pesar em nossas análises: primeiro não devemos transformar em amarras o compromisso de governabilidade que temos com o atual governo. Segundo precisamos ter em conta o que é melhor para a sociedade e para o PT.

Dentro do PT advogo a necessidade do partido ter candidatura própria, haja vista seu enorme capital político, tendo sempre o 13 como alternativa em nossa cidade. Entretanto, o debate é sempre saudável e enriquecedor. Somente um debate sem medo e transparente nos possibilitará construir um caminho para as eleições municipais que preserve nosso principal trunfo: a unidade de luta que entusiasma nossa atuante e incomparável militância.



Bancários entrarão em Greve nesta terça-feira, dia 27/09

Insatisfeitos com a proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bancários de todos o país pretendem iniciar uma greve amanhã, terça-feira (27). A categoria quer reajuste de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira (23), foi reajuste de 8%.

Na pauta da Campanha Nacional de 2011, os bancários também reivindicam a valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, mais segurança nas agências, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Na reunião de sexta-feira com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente o percentual proposto para o reajuste salarial e julgou que a proposta não traz aumento maior para a PLR, nem a valorização do piso.
O Comando Nacional dos Bancários informou ter comunicado à Fenaban que, hoje (26), haverá assembleias em todo o país para organizar a greve a partir de amanhã.
Fonte: Ig.com

domingo, 25 de setembro de 2011

Ferreirinha na Festa da Primavera da Paróquia São José Operário, na Califórnia

Como parte do calendário dos festejos sociais do bairro Califórnia, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, participou de mais uma edição do FestBoi, o tradicional Boi à Rolê. A festa também marca a chegada da Primavera. A quadra da igreja ficou lotada e Ferreirinha reviu e cumprimentou amigos e vizinhos dos bairros Vila Nova, Fraternidade e do Centro. A Banda de Forró Nova Geração, do bairro Cabuçu, mais uma vez animou a festa e muita gente curtiu o forró pé de serra de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Nossos parabéns ao Conselho Paroquial e a todos os organizadores da bonita e tradicional festa.