domingo, 31 de julho de 2011

Pode isso Arnaldo?

A festa para o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, ocorrida neste sábado,  ficou cara para a população do Rio de Janeiro. O evento custou R$ 30 milhões, inteiramente pagos pela Prefeitura do Rio, e pelo governo estadual, embora a festa fosse da FIFA. Chamou a atenção também os inúmeros patrocinadores que figuravam no banner de exposição do evento, o que levava a crer ser a festa patrocinada por eles. Notícias dão conta que evento semelhante ocorrido há quatro anos para a Copa da África em 2010, custou cerca de 2 milhões. Este valor gasto pelo Governo do Estado seria suficiente para construir um Batalhão de Polícia em Nova Iguaçu, equipá-lo  e pagar melhores salários aos policiais, dando mais segurança para nossa população, ou construir mais algumas UPAs 24 horas, já que o atendimento a saúde é bastante precário na Baixada. Ou ainda, melhorar o abastecimento de água em nossa cidade, sobretudo em Austin, onde a situação é caótica.


Nota sobre a manchete: Nas transmissões das partidas de futebol da rede Globo, sempre que o juiz aplica uma regra pouco clara ou que causa estranheza ao narrador, ele recorre ao comentarista de arbitragem Arnaldo César Coelho, com a seguinte indagação: "Pode isso Arnaldo ?".

sábado, 30 de julho de 2011

Você conhece o FRINJ?




Para quem gosta de um bom debate e de assuntos internacionais esta é uma oportunidade de ouro.

Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do FRINJ – Fórum de Relações Internacionais Juvenil. Este Fórum, criado por professores da Baixada Fluminense, é uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) no qual, os alunos desempenham papel de delegados (representantes) de um país e debatem temas relacionados à política internacional. É um evento sem fins lucrativos e interescolar, ou seja, participam alunos de diversas instituições de ensino.

O FRINJ nasceu em 2009 e este ano, a 3ª edição será realizada nos dias 10, 17 e 24 de setembro, no Instituto de Educação Santo Antonio (IESA), com previsão de receber cerca de 120 participantes.

Os temas do encontro deste ano são:
a)     A Reforma do Conselho de Segurança da ONU;
b)     A situação do Haiti em 1991;
c)      A Guerra Civil Somali.

Quem quiser inscrever-se, deve acessar o site do Fórum – frinj.org, ou clicar aqui. A inscrição custa 40 reais.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Para diretor do MTE, mulheres estão mais preparadas para o mercado de trabalho


“Os homens que se cuidem. As mulheres estão se preparando muito mais, estudando mais e já estão ocupando [o mercado de trabalho]”. A afirmação foi feita por Rodolfo Torelly, diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego, durante entrevista ao programa Brasileiras – uma edição especial do Brasil em Pauta. Segundo Torelly, nas ocupações que exigem curso superior completo e incompleto, as mulheres já são maioria, apesar de ainda estarem ganhando menos que o homem; a mulher ganha cerca de 83% do que ganha um homem.
Entretanto, segundo Torelly, quando se pega a última década como referência, dá para notar que a diferença de salário entre homens e mulheres vem diminuindo cada vez mais e de forma cada vez mais intensa. Na sua opinião, “a mulher está mais preparada do que o homem para enfrentar o mercado de trabalho atualmente”. Leia mais.

Magé terá eleição para prefeito, neste domingo

Álvaro Alencar faz discurso em atividade de campanha

Após o Tribunal Regional Eleitoral cassar o mandato da prefeita Núbia Cozzolino e do seu vice-prefeito Rozan Gomes, por improbidade administrativa e terem seus direitos políticos suspensos, o município de Magé deverá eleger um novo prefeito para completar o mandato até o final de 2012.

Magé é um município da Baixada Fluminense, com pouco mais de 227 mil habitantes, vive um momento importante de sua história. Poderá no próximo domingo, dia 31 de julho, por um ponto final no ciclo político nocivo da família Cozzolino.

os candidatos a prefeito são: Genivaldo Nogueira, o Batata (PPS), Werner Saraiva (PTdoB), Nestor Vidal (PMDB), Octaciano Gomes, o Piano (PSOL), Ezaquiel Siqueira (PCdoB) e Alvaro Alencar (PT).



O candidato do PT, Álvaro Alencar, é vereador na cidade e tem recebido o apoio e o entusiasmo da população. Além, figuras públicas do PT estadual tem caminhado com Álvaro na campanha, como o senador Lindberg.

Diversos companheiros do PT de vários municípios do Rio de Janeiro também estão empenhados na campanha de Álvaro para a prefeitura de Magé. Bom exemplo é o companheiro Xandão, presidente do PT em Nova Iguaçu, que há mais de um mês dedica-se integralmente à campanha em Magé.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rui Falcão: candidaturas de 2012 devem estar sintonizadas com os movimentos sociais

Do Portal do PT Nacional



O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quinta-feira (28) que os candidatos do partido nas eleições do ano que vem devem dar atenção especial às reivindicações dos movimentos sociais.
“Nosso sucesso em 2012 depende, em grande parte, de que as campanhas estejam sintonizadas com as plataformas dos movimentos. Existem várias bandeiras que ainda precisam ser transformadas em realidade institucional”, disse Falcão, durante encontro promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT, em São Paulo.
O encontro, que reúne representantes de setoriais petistas da região Sudeste, tem por objetivo debater a pauta política e organizar os coletivos para o processo de renovação das direções que ocorre no fim do ano.
Os debates com representantes as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecem em 11 de agosto, em Brasília.
Em sua fala, Falcão lembrou que tem percorrido o país num roteiro que cobrirá todas as capitais até setembro. Numa segunda etapa, após o 4º Congresso Extraordinário do PT, estão previstas agendas regionais e temáticas.
“A ação dos setoriais pode ajudar muito na preparação e na participação destes encontros”, concluiu.

Morre a Professora Priscila Villanova

Faleceu esta madrugada a professora Priscila Villanova, de 71 anos. Priscila atuou para o desenvolvimento da educação na Baixada Fluminense por mais de 20 anos. Foi Secretária de Educação em Belford Roxo na década de 1990 e Coordenadora da Coordenaria Estadual de Educação da Região Metropolitana I. A professora era mãe da jornalista do Jornal Hoje, Márcia Villanova. O sepultamento será hoje, às 16:40, no Cemitério de Nova Iguaçu.

Leonardo Boff: “Face à crise: quatro princípios e quatro virtudes”

Do Portal Carta Maior



A frase de Einstein goza de plena atualidade: “o pensamento que criou a crise não pode ser o mesmo que vai superá-la”. É tarde demais para fazer só reformas. Estas não mudam o pensamento. Precisamos partir de outro, fundado em princípios e valores que possam sustentar um novo ensaio civilizatório. Ou então temos que aceitar um caminho que nos leva a um precipício. Os dinossauros já o percorreram.

Meu sentimento do mundo me diz que quatro princípios e quatro virtudes serão capazes de garantir um futuro bom para a Terra e à vida. Aqui apenas os enuncio sem poder aprofundá-los, coisa que fiz em várias publicações nos últimos anos.

O primeiro é o cuidado. É uma relação de não agressão e de amor à Terra e a qualquer outro ser. O cuidado se opõe à dominação que caracterizou o velho paradigma. O cuidado regenera as feridas passadas e evita as futuras. Ele retarda a força irrefreável da entropia e permite que tudo possa viver e perdurar mais. Para os orientais o equivalente ao cuidado é a compaixão; por ela nunca se deixa o outro que sofre abandonado, mas se caminha, se solidariza e se alegra com ele.

O segundo é o respeito. Cada ser possui um valor intrínseco, independetemente de seu uso humano. Expressa alguma potencialidade do universo, tem algo a nos revelar e merece exisitir e viver. O respeito reconhece e acolhe o outro como outro e se propõe a conviver pacificamente com ele. Ético é respeitar ilimitadamene tudo o que existe e vive.

O terceiro é a responsabilidade universal. Por ela, o ser humano e a sociedade se dão conta das consequências benéficas ou funestas de suas ações. Ambos precisam cuidar da qualidade das relações com os outros e com a natureza para que não seja hostil mas amigável à vida. Com os meios de destruição já construidos, a humanidade pode, por falta de responsabilidade, se autoeliminar e danificar a biosfera.

O quarto princípio é a cooperação incondicional. A lei universal da evolução não é a competição com a vitória do mais forte mas a interdependência de todos com todos. Todos cooperam entre si para coevoluir e para assegurar a biodiversidade. Foi pela cooperação de uns com os outros que nossos ancestrais se tornaram humanos. O mercado globalizado se rege pela mais rígida competição, sem espaço para a cooperação. Por isso, campeiam o individualismo e o egoismo que subjazem à crise atual e que impediram até agora qualquer consenso possível face às mudanças climáticas.

Os quatro princípios devem vir acolitados por quatro virtudes, imprescindíveis para a consolidação da nova ordem.



Leonardo Boff é teólogo e escritor.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comissão dá parecer favorável ao projeto de regularização do Transporte Alternativo em Nova Iguaçu

A Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 251/2009, que "institui na cidade de Nova Iguaçu o serviço de transporte alternativo municipal de passageiros em veículo tipo van, kombi e similares, dando também outras providências". Tramitando desde 2009, o projeto deverá ser submetido a votação no Plenário da Câmara agora no mês de agosto.
No parecer Ferreirinha argumenta que atualmente existem cerca de 350 veículos circulando na cidade, trabalhando em dois turnos, empregando 700 motoristas, 700 cobradores e 50 fiscais, gerando quase 1500 empregos diretos e outros tantos indiretos. Cerca de 30 mil passageiros são transportados diariamente pelas vans e kombis, demonstrando a aceitação desta modalidade de transporte. Vale lembrar que o transporte por ônibus e por táxi já foram regulamentados. Recentemente o serviço de  moto-táxi foi  também foi reconhecido através da Lei Municipal 4.060/10. "Não há mais justificativa para não se contemplar esta categoria. Chegou a hora  de se dá ao pessoal da transporte alternativo a devida atenção e a merecida condição de trabalhar com respeito e dignidade. Por isso o meu parecer é favorável", finalizou Ferreirinha. 

terça-feira, 26 de julho de 2011

26 de Julho - Dia do Vovô e da Vovó - Vamos Celebrar !

O Dia dos Avós é comemorado no Brasil no dia 26 de Julho, este dia foi escolhido para a celebração da data por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Esta data deve ser lembrada com carinho por todos, já que o papel dos avós é muito importante em nossas vidas.  Os avós não são somente aquelas pessoas que mimam os netos e compram lindos presentes, muitas vezes os avós são parte fundamental na educação da criança  já que muitos deles cuidam dos netos para que seus filhos trabalhem fora, além disso muitos avós são também os responsáveis pelo sustento financeiro da família e o apoio afetivo e emocional do lar.

Papo Rápido com Aline Gualberto

A professora Aline, ou simplesmente “Tia Aline”, como é chamada por suas alunas da ginástica é uma entusiasta da ginástica para terceira idade. Além de dar aulas, ela é a coordenadora do Projeto Movimento e Vida que possui oito núcleos de ginástica, dois de dança do salão e um de escola de futebol.

Prof. Aline entre o vereador Ferrerinha e o prof. Cauê
Quais os principais benefícios da ginástica para as mulheres e para as pessoas da terceira idade?

Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois esta comprovado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Vou sugerir alguns exercícios e seus benefícios
Caminhada – uma ótima opção para se iniciar a atividade física. Assim podendo ser praticada por idosos, obesos, hipertensos e outras pessoas.
Ginástica – traz uma melhora na amplitude dos movimentos.
Dança – uma arte dos movimentos, dos gestos expressivos e ritmos que contribuem para a integração e a criatividade dos idosos. Além de ajudar cognitivamente e afetivamente.
Alongamento e relaxamento – são fundamentais para melhor desenvolvimento psicomotor e físico.

Existe algum cuidado especial para a prática da ginástica?

Sim. Todos nós sabemos que a prática do exercício é fundamental para a saúde e que antes de se iniciar qualquer atividade recomenda-se fazer uma avaliação médica, procurar um professor de educação física qualificado, usar roupas adequadas e se hidratar, ou seja, beber muita água, antes, durante e após os exercícios.

Comandando o alongamento no debate sobre mulher
A maioria das pessoas que participam das aulas de ginástica do Projeto Movimento e Vida são mulheres idosas. Por que as idosas têm buscado o exercício físico? Existe relação entre a ginástica e auto-estima?

Pois nos últimos tempos, os idosos estão procurando cada vez mais os grupos de atividade física, não só por recomendações médicas, mas também pro acreditarem que nessa fase eles precisam mais do que nunca estar de bem com a vida. Até porque ao praticarem atividades físicas irão buscar mais contato e, por conseqüência, uma maior integração social. Que é um dos fatores relevantes. O mesmo acontece com o lado sócio-afetivo, físico e cognitivo. Assim, contribuindo para uma boa qualidade de vida.

O Projeto Movimento e Vida possui oito núcleos de aulas de ginástica, somando cerca de 700 pessoas participantes. Quais os principais desafios e conquistas do projeto?

Com o Núcleo de Ginástica do Centro - Pç. S. Dumont
O Projeto Movimento e Vida tem crescido graças ao empenho voluntário de diversas pessoas, tanto na divulgação do projeto como na sua organização. Acredito que esta seja nossa principal conquista: ganhar para o projeto e para nossas amizades diversas pessoas, seja com as atividades de ginástica, seja com as atividades de confraternização que fortalecem os laços de fraternidade que buscamos cultivar.
O desafio do projeto é crescer e se manter. O apoio do vereador Ferreirinha é fundamental para a manutenção do projeto, assim como a colaboração dos nossos parceiros. Existem diversas pessoas nos convidando para iniciar o projeto em seus bairros, precisamos e chegaremos nesses locais, eu acredito.

Deixe uma mensagem para quem ainda não iniciou fazer ginástica.

Minha mensagem tem apenas sete letrinhas: COMECEM! Ginástica faz bem para o corpo e para a alma. A preguiça só aparece no início, depois, com o passar das semanas, ela vai embora e fica somente a satisfação do bem-estar. Aproveito para convidar aquelas e aqueles que desejarem seguir a mensagem a participar de nosso projeto. São oito núcleos de ginástica – Centro, Caonze, Prata, Cobrex, Dom Rodrigo, Palhada, Cabuçu e Marapicu.

Nova Iguaçu vai sediar o 1º Festival de Rock da Baixada

Uma grande oportunidade para os amantes do rock. Entre os dias 27 a 31 de julho, acontece em Nova Iguaçu o projeto "Espaço do Rock - Festival de Música Independente da Baixada Fluminense". Durante os cinco dias de evento, 24 bandas de diversas cidades do estado do Rio, da Baixada, de Santa Cataria, de Goiás e do Espírito Santo estarão se apresentando no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no centro da cidade. Os shows são totalmente gratuitos. Haverá também workshops, oficinas musicais e mostra de cinema. Para ver os filmes, será necessário pagar R$ 0,l0 (dez centavos) pelo ingresso.  Mais informações pelo telefone 2667-2157 ou acesse: ecultural.blogspot.com
Quarta, quinta, sexta-feira e domingo, o evento terá início às 19 horas. No sábado o festival começa a partir das 14 horas.  É mais uma boa atividade cultural em nossa cidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estamos em festa! Passamos de 10 mil acessos. A culpa é sua! Obrigado pela parceria e pelas visitas!!


O nosso blog acaba de atingir mais de 10 mil acessos.  Estamos muito felizes e orgulhosos por isso. Com menos de sete meses no ar, já atingimos esta marca espetacular. Queremos agredecer a Deus e a você, que acompanha nossa página. Nosso blog foi criado com o intuito de ser  um canal qualificado de notícias, de informações, de opiniões, de diálogos e sugestões ao grande número de internautas de Nova Iguaçu, da Baixada, do estado do Rio.   Obrigado por acessar e ajudar a difundir o nosso trabalho.  Para irmos mais longe, precisamos ainda mais da sua ajuda. Divulgue nosso blog, mande e-mails, convide seus amigos pelo orkut, facebook, twitter e outras redes sociais. Divulgue na escola, na igreja, no trabalho, no bairro, com parentes e vizinhos. Queremos que você saiba o que estamos fazendo, o que está acontecendo em Nova Iguaçu e na nossa Baixada. Política, partidos, eleições. Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo. Desenvolvimento Econômico. Eventos sociais. Projetos, Leis e Indicações. Mais uma vez, muito obrigado e um grande abraço de toda nossa equipe do blog-ferreirinha.blogspot.com. Paz e bem!

domingo, 24 de julho de 2011

Festa Julina da Escola Municipal Darcilio Ayres foi sucesso total!!!

O mês de julho está terminando. Muitas festas julinas ainda estão acontecendo por toda parte, em vários bairros da cidade. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) foi convidado e conseguiu participar e prestigiar boa parte delas. "O legal das festas julinas é que elas conseguem reunir as crianças, os jovens e os idosos. Conseguem reunir as famílias, os vizinhos, toda comunidade. É um grande momento de comunhão comunitária e manifestação  popular da arte e da cultura", disse Ferreirinha. As fotos ao lado revelam alguns momentos da festa caipira organizada por alunos,  pais, professores e a direção da Escola Municipal Darcilio Ayres, localizada no bairro Jardim Laranjeiras. Queremos parabenizar a toda comunidade escolar, ao diretor geral, professor Gilson, pelo esforço, pela dedicação em fazer da escola um espaço democrático, fraterno e de envolvimento comunitário, colaborando para uma melhor qualidade do aprendizado. É uma escola muito presente, antenada com as questões relacionadas a melhoria do ensino e da escola. Recentemente participou do debate sobre Bullying: violência no cotidiano escolar, promovido pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Registramos também com grande alegria o compromisso  da comunidade que participa intensamente da vida da escola.

sábado, 23 de julho de 2011

O mundo e a música perdem Amy Winehouse. Fica aqui o lamento e a homenagem de um fã.

Um livro para quem gosta muito de futebol. Estou lendo!

Você que é louco, fissurado, fanático, doido, maluco por futebol vai curtir a mais completa e atualizada coleção de escudos já publicada no Brasil. São mais de 2.500 distintivos e fichas de seleções, federações e clubes dos cinco continentes, totalmente coloridos. Uma viagem imperdível pelo Planeta Futebol!
Luiz Fernando Bindi, maior colecionador de escudinhos do mundo e criador do site www.distintivos.com.br, escreveu: "Este livro, objeto idílico da minha e de muitas outras infâncias, é uma imensa preciosidade. Não só pela quantidade absurda de escudinhos, mas por tudo que eles representam. Esse livro não é apenas uma coleção de distintivos. É uma coleção de paixões. Amor: isso é que rege todo o futebol. Cada um dos times que já vimos jogar, cada uma das seleções que já vimos desfilando pelos estádios do mundo tem um símbolo, um brasão, um escudo que diferencia um time do outro, que marca como ferro em brasa o coração do torcedor. Diversão e emoção garantidas."


Fonte: Panda Books

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prefeitura abre inscrição para contrato de professores para as escolas municipais

A Prefeitura de Nova Iguaçu irá contratar, cerca de 130 professores paras escolas municipais. As inscrições começaram ontem (21 de julho) e terminam quarta-feira (dia 27 de julho), na Escola Municipal Monteiro Lobato, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

O edital prevê a contratação de professores tanto para o primeiro quanto para o segundo segmento do ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e 5% das vagas estão destinadas aos portadores de deficiência.
O objetivo da contratação é suprir uma necessidade emergencial neste segundo semestre. Esta previsto a realização de concurso público ainda no final deste ano.

Para ver a íntegra do edital clique aqui.

Ferreirinha participa de Debate sobre Direitos Humanos na sede do PT-RJ


Cerca de trezentos militantes petistas estiveram ontem (21/07) presentes ao debate promovido pela Secretaria de Movimentos Populares do PT-RJ: “Direitos Humanos e Democracia: desafios para o Estado de Direito no Brasil”, com a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário.

Na abertura, a Ministra ressaltou a importância da temática dos direitos humanos no governo petista. “Os direitos humanos é um tema central nos governos petistas, isso porque a história do nosso partido esta marcada pela luta dos direitos humanos no Brasil, sejam as lutas de combate ao racismo ou de igualdade de gênero ou ainda contra a homofobia”, destacou a ministra.

O vereador Ferreirinha, que prestigiou o evento, aproveitou para convidar a ministra para uma visita à Nova Iguaçu. “A Ministra Maria do Rosário tem tido uma atuação destacada e de muito valor no governo Dilma. Queremos ampliar e fortalecer a luta de direitos humanos em nossa cidade”, afirmou o vereador.

Estiveram presentes também o presidente estadual do PT Jorge Florêncio, a Deputada Federal Benedita da Silva e o Deputado Federal Chico D’Angelo.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a orquestra Capella Bydgostiensis, com ingressos a R$ 1,00

A Capella Bydgostiensis, considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia, se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, dentro do projeto Domingo no Municipal, no próximo dia 24 de julho, às 11h, com ingressos a preços populares (R$ 1,00). A regência é do maestro José Maria Florêncio.  

A Capella Bydgostiensis já se apresentou em importantes salas de toda a Europa, como o Palácio Real de Varsóvia e Filarmônica Narodowa (Varsóvia  - Polônia), Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou – Rússia), Schauspielhaus (Berlim – Alemanha), Schloss Mirabell  (Salzburgo – Áustria), Palácio Real (Estocolmo  Suécia), El Escorial (Espanha) e Salão da Rádio Holandesa (Utrecht – Holanda), entre outras.

Quanto à discografia, o grupo tem inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e para programas de rádios e TVs europeias. Famosos maestros já comandaram o grupo, dentre eles:  Stanisław Gałoński, Włodzimierz Szymański, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Mirosław Jacek Błaszczyk.

Nascido em Fortaleza, Ceará, o atual maestro  e diretor musical da Capella Bydgostiensis é naturalizado polonês. Florêncio desenvolve vasta carreira internacional. Ele é também diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk, e mantém também em seu calendário convites para apresentar-se à frente de orquestras da Alemanha, Turquia, Rússia, Chile, México e Itália.

Dia 24 de julho às 11h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº - Centro
Ingressos populares: R$ 1,00*
*Vendas somente no dia da apresentação, diretamente na entrada principal do Theatro
Classificação etária: Livre

Domingo tem Ação Global no SESI-Nova Iguaçu

SESI-RJ, em parceria com a Rede Globo, realiza em 24 de Julho, de 9 às 17 horas, mais uma ação Global. Desta vez, o evento acontece no SESI de NOVA IGUAÇU, e estima receber um  grande público.

Os visitantes vão contar com serviços gratuitos de emissão de documentos, atendimento jurídico, medição de pressão arterial, teste de acuidade visual, , escovódromo, controle de peso, tipagem sanquinea, corte de cabelo, prevenção de DST´s / AIDS ,  entre outros. Haverá também atividades de esportes e lazer. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dia Estadual do Jongo – Filme, Debate e Roda

Do Portal do Deputado Estadual Robson Leite


O Jongo será homenageado pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio no dia 26 de julho, no Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Cultura no Rio. Haverá debates, mostra de cinema, rodas de jongo com grupos de todo o estado e a distribuição de uma cartilha comemorativa.

O deputado Robson Leite, presidente da comissão, fez um projeto de lei que institui o Dia do Jongo em nosso estado exatamente em 26 de julho, uma data que as comunidades jongueiras comemoram em todo o país há pelo menos 150 anos.

Também como parte da comemoração, Robson entregará a medalha Tiradentes, maior comenda do estado, a uma das mais conhecidas jongueiras da Serrinha: Tia Maria, que completará 91 anos em dezembro.

Ferreirinha participa da Formatura dos Alunos do Programa Brasil Alfabetizado na Riosampa

Dilcéia Quintela, prefeita Sheila Gama e Ferreirinha
A casa de shows Riosampa ficou lotada na noite de ontem, quarta-feira. Cerca de 1500 alunos e alunas foram receber seus certificados de conclusão do curso de alfabetização promovido pelo Programa Brasil Alfabetizado. Professores, formandos, familiares e amigos, se emocionaram com o esforço de tantas pessoas que voltaram ao banco das escolas e saíram das garras do analfabetismo. 

Vereador Ferreirinha fala durante a solenidade
O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, compôs a mesa ao lado da prefeita Sheila Gama (PDT) , da secretária de Educação Dilcéia Quintela e de representantes dos professores e  dos alunos.
O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de alfabetizar jovens e adultos, na faixa etária de 15 a 81 anos, que ao longo de suas vidas não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever.

Aluna exibe orgulhosa o certificado de alfabetização
Implantado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em parceria com o Governo Federal; o Programa oferece também materiais didáticos necessários para o desenvolvimento das atividades educacionais, merenda escolar de qualidade e uma bolsa benefício distribuída em parcelas no período do Programa.

Além disso, durante o curso são desenvolvidas atividades de formação continuada na Secretaria de Educação e visitas nas unidades escolares por coordenadores pedagógicos. Nossos parabéns a todos os alunos e alunas que venceram preconceitos, desânimos e dificuldades e conquistaram esta grande vitória: saber ler e escrever.
Ferreirinha com alunas e a profª. Dona Conceição, de Cabuçu
Após a solenidade de entrega dos certificados, os formandos foram homenageados com um grande show do cantor Gustavo Lins. Foi uma grande e merecida festa!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

RJTV: Praça Santos Dumont e o Grupo de Ginástica do Projeto Movimento e Vida

RJ-TV entrevista o secretário da Cidade José Rogério
Na manhã de hoje, o RJTV esteve na Praça Santos Dumont, após denúncia de moradores devido ao completo abandono do local. O vereador Ferreirinha, inclusive já havia solicitado a prefeitura a limpeza e melhorias para o local, através do ofício nº 010/GVCF/2011, no dia 21 de janeiro deste ano, enviado ao secretário José Rogério Bussinger Namen.

Vale lembrar que até abril deste ano, o Grupo de Ginástica do Centro, do Projeto Movimento e Vida, com aulas da professora Aline Gualberto funcionava na praça. Atualmente as aulas acontecem na quadra do Colégio Equipe, próximo a Praça Santos Dumont. Com  a melhoria realizada, várias atividades estão retornando, inclusive o grupo teatral F.A.M.A.

A reportagem do RJTV contou a presença do Grupo de Ginástica e com entrevista da amiga Rose, facilitadora daquele grupo de ginástica, além de alunos do projeto F.A.M.A. e do Vitor, dos Aventureiros.

Para assistir o vídeo clique aqui.

Direitos humanos e democracia será tema de palestra no RJ

Do Portal do PT Nacional


A ministra Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, vai estar amanhã, dia 21 de julho, na sede do diretório estadual do PT, do Rio de Janeiro. Rosário irá palestrar sobre “Direitos humanos e democracia para o estado de direito no Brasil”. A palestra é uma promoção da secretaria de movimentos populares do PT-RJ, pelo setorial de Direitos Humanos. A sede do Diretório Estadual do PT-RJ fica na rua do Carmo, nº 38/3º andar, Centro.

Parabéns pelo dia 20 de Julho - Dia do Amigo

Segundo o site Wikipédia, o Dia do Amigo foi criado pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro no ano de 1969. No dia 20 de julho daquele ano, Neil Armstrong colocou seus pés no solo lunar: era o primeiro homem a pisar na lua. No mesmo dia Enrique iniciou a missão de enviar cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua “um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis”.

Para comemorar este Dia do Amigo, o Blog do Ferreirinha selecionou o vídeo abaixo, com uma apresentação de Renato Teixeira e Dominguinhos onde cantou uma música muito bonita que fala da amizade. Abaixo segue a letra da música.


Amizade Sincera
Dominguinhos e Renato Teixeira

A amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo


terça-feira, 19 de julho de 2011

Papo Rápido com Edson Cordeiro

O educador popular Edson Cordeiro é um militante antigo do movimento social em Nova Iguaçu. Formado em matemática e sociologia urbana, seu principal interesse é a educação infantil comunitária, luta a qual abraçou há mais de 20 anos. Em Nova Iguaçu, já atuou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e tem sido um colaborador assíduo do Núcleo de Creches da Baixada Fluminense.

Você é membro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro – FPEI/RJ. O que é e o que faz o Fórum?
Represento a Solidariedade França-Brasil (instituição na qual trabalho) na Coordenação Colegiada do FPEI/RJ, que é produto de uma articulação de educadores, pesquisadores, estudantes, entidades públicas e não-governamentais interessadas em discutir, fortalecer, propor caminhos e socializar informações para a educação infantil no estado do Rio de Janeiro. O FPEI/RJ passou a funcionar logo após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, no ano de 1996, tendo uma participação bastante ativa desde então de vários municípios do estado do Rio de Janeiro em suas assembleias mensais e nos demais espaços de discussão (encontros, seminários etc.).

Quais são as propostas do Fórum para o Plano Nacional de Educação, que está em discussão no Congresso Nacional?
Neste ano, o FPEI/RJ vem discutindo e analisando o Projeto de Lei no. 8.035/2010, “que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, e dá outras providências”, confrontando o referido Projeto com a realidade da educação infantil do Brasil e, em particular, do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foi elaborada uma “carta aberta” contendo o nosso pensamento sobre o Plano Nacional de Educação, com grande divulgação para diversos contatos do Fórum. Ao mesmo tempo, preparamos diversas emendas que foram encaminhadas aos Deputados Federais do Rio de Janeiro que têm afinidades com o tema (Alessandro Molon, Chico D’Angelo e Chico Alencar).
As propostas apresentadas pelo Fórum foram visam a criação e o fortalecimento de fóruns populares e assegurar mais espaços para as instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos.

Qual é a situação da educação infantil nos municípios da Baixada Fluminense?
Em um estudo recente que preparei, levando em conta o Censo Demográfico (IBGE, 2010) e o Censo Escolar (MEC/Inep, 2010), tem-se que o percentual de atendimento em creche e pré-escola no estado do Rio de Janeiro em 2010 (19,31% e 77,23%, respectivamente) está abaixo da meta do Plano Nacional de Educação para 2010 (50% e 80%, respectivamente).
Em relação à Baixada Fluminense os dados são mais dramáticos, pois de uma população de 197.087 habitantes de 0 a 3 anos apenas 8,46% são atendidos em creches, sendo 5,68% em unidades municipais e 2,78% em unidades privadas, dentre estas as comunitárias, filantrópicas e confessionais. Em relação à pré-escola, de uma população de 105.617 habitantes de 4 e 5 anos apenas 53,14% são atendidos em pré-escola, sendo 28,15% em unidades municipais e 24,99% em unidades privadas, também incluindo as comunitárias, filantrópicas e confessionais.
Quando analisa-se o atendimento em creche nos 92 municípios do estado do RJ, os da Baixada Fluminense ficam nas últimas posições no ranking, tendo, por exemplo, Nova Iguaçu ocupando a 88ª. posição, atendendo apenas 3,94% da população de 0 a 3 anos de idade, na frente apenas de Queimados, Cantagalo, Japeri e Carapebus.
Em relação à pré-escola, abaixo da média do estado do Rio de Janeiro (77,23%), contabiliza-se 17 municípios, dentre eles vários municípios da Baixada Fluminense, tais como: São João de Meriti (58,23%), Queimados (50,11%), Mesquita (49,67%), Belford Roxo (48,35%), Duque de Caxias (43,57%) e Nova Iguaçu (43,54%). Nesse ranking, o município de Nova Iguaçu ocupa a última colocação.

O Plano Nacional de Educação, propõe como meta, universalizar a pré-escola até 2016. Os municípios da Baixada têm se preparado para o cumprimento desta meta?
Infelizmente, pelos dados informados na pergunta anterior, os municípios da Baixada Fluminense estão longe de cumprir a meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação, que aliás já tem caráter mandatório, pois já foi incorporada na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional no. 59, no ano de 2009.

Como tem sido a relação dos municípios da Baixada Fluminense frente ao movimento social que atua na educação infantil?
É bom esclarecer que as instituições que atuam na educação infantil comunitária surgiram da iniciativa de pessoas da comunidade, comprometidas e preocupadas em assegurar à criança o direito à educação de qualidade e do convívio comunitário, além disso, não têm finalidade lucrativa e estão instaladas em locais onde não há presença do Poder Público. Estas instituições respondem ao Censo Escolar e, portanto, o município recebe recurso por cada criança atendida, via Fundeb.
Como vimos pelos números que apresentei, os municípios da Baixada Fluminense não têm conseguido atender a demanda de vagas à Educação Infantil. Mesmo assim, na maioria deles não existem convênios com as instituições sem fins lucrativos que atuam nesse segmento educacional. Nos municípios onde existem os convênios, os mesmos estão cada vez mais burocratizados, atendendo apenas uma parcela das instituições e são repassados os recursos sempre com atrasos.
Caso a situação de financiamento por parte do Poder Público para as instituições de educação infantil, sem fins lucrativos, não seja resolvida rapidamente, corre-se o risco da situação de atendimento da Educação Infantil piorar ainda mais. Por exemplo, no município de Nova Iguaçu, segundo informações do Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense, de 2008 à 2010 mais de 1.200 crianças deixaram de ser atendidas pelas instituições comunitárias que fecharam suas portas, em especial nas áreas mais empobrecidas do município (corredor da “Estrada de Madureira” e da “Antiga Estrada Rio-São Paulo”), não sendo construída nenhuma unidade pública nas mesmas áreas.

Ferreirinha é homenageado na festa de entrega do Prêmio Qualidade no Atendimento ao Consumidor

Na última quinta-feira, dia 13, o Teatro do SESC-Nova Iguaçu ficou lotado para recepcionar as empresas ganhadoras do Prêmio Qualidade no Atendimento ao Consumidor, edição 2011. A festa teve um sabor especial, pois a premiação estava completando 10 anos de existência. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT),  foi convidado a compor a mesa diretora e participou da entrega da premiação a três empresas  ganhadoras. Antes do término do belíssimo evento, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu, Uéliton Pessanha, juntamente com os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI), Antônio Alpino e o  da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu (CDL), Cláudio Rosemberg, prestaram uma homenagem a Ferreirinha, concedendo-lhe um Diploma e a Medalha "Destaque Sincovani", em  reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento do comércio iguaçuano e da cidade. Entre as conquistas, foram citadas a criação do Prêmio Qualidade ao Atendimento ao Consumidor em 2001, a luta para trazer o campus da Universidade Federal Rural para Nova Iguaçu em 2003/2005, a introdução da Nota Fiscal Eletrônica, quando à frente da Secretaria de Economia e Finanças do município em 2009 e o recente esforço pela criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviços (SEMDECIS). Visivelmente emocionado, Ferreirinha dedicou a homenagem ao povo iguaçuano, agradecendo pelos quatro mandatos de vereador a ele confiados, possibilitando todas essas vitórias.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jornal Extra noticia pesquisas sobre radiografia da política na Baixada com vista as eleições de 2012

O Jornal Extra deste domingo, na coluna da jornalista Berenice Seara, página 26, publicou matéria sobre pesquisas realizadas nos diversos municípios da Baixada a cerca das eleições para prefeito em 2012 e quais os  caciques que vão influenciar o jogo político. "Elas revelam que,  atualmente, os grandes cabos eleitorais na região são os senadores Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o deputado estadual Wagner Montes (PDT). Não necessariamente nesta ordem."  O governador Sergio Cabral "não anda lá influenciando muito o eleitor, não...", diz a matéria.
Com relação as prefeituras, as pesquisas "não traçam um quadro lá muito animador para os atuais prefeitos. Levantamentos feitos por encomenda de diferentes partidos mostram que, se as urnas fossem ligadas hoje, só um teria uma reeleição tranquila (ou elegeria um sucessor): Max Lemos (PMDB), de Queimados. Os outros 12 ainda vão ter que trabalhar muito até o ano que vem para provar que tem notas para passar.", finalizou a reportagem.

Festa do Aipim em Tinguá foi sucesso absoluto!

Ferreirinha e seu filho João Pedro na VII Festa do Aipim
Terminou neste domingo a 7ª edição da Festa do Aipim, em Tinguá. O vereador Ferreirinha participou do evento, tendo a honra de ser recepcionado pelo pelo vereador Fernando Cid, grande entusiasta e animador da realização da festa e sua esposa Marcia Cid, secretária adjunta de Turismo, que integra a competente comissão organizadora. As barracas estavam lotadas, muita comida gostosa, todas é claro, com aipim, num ambiente agradável e acolhedor. Gente da de Nova Iguaçu, da Baixada e de outras cidades do estado estavam lá, participando e vivenciando uma bela festa, num dos lugares mais lindos do Estado. Parabéns Tinguá! Parabéns aos organizadores. Nosso desejo é que desenvolvimento e preservação ambiental caminhem juntos.

domingo, 17 de julho de 2011

Ferreirinha marca presença nas Festas Julinas e parabeniza organizadores

Várias comunidades organizaram Festas Julinas neste final de semana. Os arraiás estavam muitos animados ao som do forró dos mestres Luiz Gonzaga e  Jackson do Pandeiro. Teve o Arraiá do Cadê Você, no Cobrex,da Comunidade São Benedito, no centro, e também aqueles com a participação de alunas e alunos do grupo de ginástica do Projeto Movimento e Vida do Bairro Don Rodrigo, que aconteceu na sede da Associação de Moradores do Bairro Faculdade, presidida pelo senhor Everaldo.  O grupo da Palhada também fez sua festa. Parabéns a todos que participam da ginástica e organizam atividades belíssimas como estas, que contribuem para o entretenimento, o lazer e o bem-estar da comunidade. O vereador Ferreirinha e sua assessoria prestigiaram várias festas julinas e parabeniza a todos pela alegria, pela emoção e organização das ótimas festividades.

sábado, 16 de julho de 2011

Ferreirinha faz sua estréia no time do Pressão Alta F.C. no campo do Cobrex

Todo sábado, de 7 às 9 horas da manhã, a rapaziada do mais novo grupo de lazer do S.E.U. do Cobrex entra em campo para encantar os amantes do futebol: é o Pressão Alta FC em ação!. De acordo com o regulamento da FUFA (Federação Única do Futebol Arte), somente "garotos" acima de 45 anos podem jogar no Pressão Alta FC. Somando os cerca de 30 jogadores inscritos, são mais de mil anos de experiência em campo e nos bares. Basta olhar as fotos. É só gente que já teve muita intimidade com a pelota e ainda não esqueceu os bons tempos das peladas. O sábado também marcou a estréia dos atletas  Ferreirinha, Lavosier, Manel. Eles jogaram ao lado de vários monstros sagrados e consagrados do futebol de várzea: Binha, Mazinho, Roberto Porto Rico, Etinho, Carlos, Renildo, Tuninho, entre outros craques o escrete iguaçuano. A arbitragem ficou por conta do senhor Catarino da Silva, que também dava uma de técnico dos dois times. Entendeu? Vai lá sábado que vem prá conferir. Parabéns a galera do  Pressão Alta FC. Acesse o site www.cobrex.vai.la e leia mais.