quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ferreirinha entrega Títulos de Cidadania Iguaçuana a seus homenageados

Mesa Diretora da Sessão Solene
Em sessão solene realizada na noite de quarta-feira, dia 29/06, os vereadores da  Câmara Municipal de Nova Iguaçu entregaram Títulos de Cidadania Iguaçuana a várias personalidades que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços a cidade, sendo portanto, honrados com a mais alta e respeitada comenda municipal, conforme Decreto Legislativo publicado nos Atos Oficiais. A festa em homenagem ao reconhecimento do trabalho realizado pelos homenageados foi realizada na Casa de Shows Rio Sampa que ficou lotada para recepcionar as autoridades e aplaudir os novos cidadãos e cidadãs de Nova Iguaçu!

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, concedeu a merecida honraria as seguintes personalidades:
Ferreirinha e o instrutor do PROERD, Sgt Claudio Coutinho
Sargento PM Claudio Coutinho, instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas, que ministra palestras em várias escolas dos municípios da Baixada, orientando nossos jovens sobre o perigo das drogas, dando grande contribuição na construção de uma sociedade melhor e mais digna.








Ferreirinha e a produtora cultural Claudina Oliveira
Claudina Oliveira, nascida em Niterói, radicada em Nova Iguaçu, atriz e produtora cultural, integrante do Fórum Cultural da Baixada e do Encontrarte (Encontro de Artes Cênicas da Baixada), além de incansável promotora das comemorações do Dia da Baixada.









Vereador Ferreirinha e a líder comunitária Cida do Salão
Cida do Salão, maranhense, radicada em Nova Iguaçu, beleireira, líder comunitária que se dedica ao trabalho voluntário e escolas e igrejas da cidade, sobretudo na bairro Parque das Palmeira, onde trabalha e reside.










Vereador Ferreirinha e a cantora Jane Maria
Jane Maria, cantora, compositora, integrada a missão de resistência cultural na Baixada, integra a comissão, junto com a ONG Trem da Harmonia e professores da Universidade Federal Rural - campus Nova Iguaçu, para lançamento do livro sobre a memória do samba e do carnaval da Baixada.

Vereador Ferreirinha com seus homenageados: Jane Maria, Cida do Salão e o Sgt. Coutinho
Orgulhosa, a produtora cultural Claudina Oliveira com seus familiares, ao lado de Ferreirinha, exibe o merecido Diploma do Título de Cidadã Iguaçuana.  

Cida do Salão, emocionada, com seus familiares exibe o Título de Cidadã Iguaçuana entregue pelo vereador Ferreirinha

Sargento Claudio Coutinho, com a esposa Silvana e as filhas Graziela e Larissa, festejam o título, ao lado do vereador Ferreirinha

Jane Maria, feliz da vida exibe o título de Cidadã Iguaçuana.

É hoje, às 16:30 horas, ótimo debate sobre a Mulher na Sociedade Moderna




O Ciclo de Debates promovido pelo vereador Ferreirinha, realiza dia 30 de junho (quinta-feira), a partir das 16:30 horas o debate com o tema

“Mulher: Protagonismo e Autoestima”.

O objetivo do debate é contribuir para a disseminação de ações, atitudes e conceitos de valorização da mulher, através da reflexão sobre as questões relacionadas à auto-estima feminina, ao protagonismo na sociedade, a importância da mulher na política, na economia e na família, bem como suas principais conquistas, visando o fortalecimento de novos olhares e de relações integradoras e democráticas nas esferas pública e privada.


Estão convidas como expositoras:
A deputada estadual Inês Pandeló, líder do PT na ALERJ,
a médica Rose Souza, especialista em medicina chinesa e acupuntura,
a professora de educação física Kátia Nardi, técnica de ginástica rítmica.

O debate será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu – rua Tertuliano de Melo, 38 – Centro – Nova Iguaçu - Tel.: 2667-4124 e 2667-2409.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Plano Diretor Participativo é aprovado


O Plano Diretor Participativo de Nova Iguaçu foi finalmente sancionado e publicado na edição de hoje dos Atos Oficiais do Município, sendo agora a Lei Municipal nº 4.092.

O Plano Diretor foi amplamente discutido com organizações da sociedade e com o movimento comunitário, em vários encontros regionais. Antes de ser votado na Câmara Municipal, foi objeto de discussão em várias audiências públicas.

O Plano Diretor Participativo é uma lei municipal que estabelece diretrizes e objetivos das políticas de desenvolvimento urbano e da gestão territorial. Tem prazo de validade de 10 anos, quando deverá ser revisada.

Para ler a publicação nos Atos Oficiais de Nova Iguaçu, clique aqui.

Sancionada Lei sobre ruas sem saída

O projeto de lei de autoria do vereador Ferreirinha que disciplina o fechamento de ruas sem saída foi sancionada e publicada hoje nos Atos Oficiais do Município, sendo agora a Lei Municipal nº 4.090, de 27 de junho de 2011. Para ler a publicação nos Atos Oficiais do Município clique aqui. O texto da lei também está disponível no Blog do Ferreirinha, clique aqui para ler.

Câmara de Nova Iguaçu aprova projeto do vereador Ferreirinha

Ferreirinha defendendo projetos na Tribuna da Câmara
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou na sessão plenária de ontem, dia 28/06, proposta do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, para que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), firme acordo de cooperação técnica (parceria) com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), visando treinamento dos porteiros e vigias de todas as escolas municipais, a fim de prevenir e lidar com situações de riscos a alunos da rede de ensino. O projeto recebeu votação unânime dos 18 vereadores  presentes na sessão plenária.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Teatro: Espetáculo de qualidade e gratuito em Nova Iguaçu

A Secretaria Municipal de  Cultura e Turismo de Nova Iguaçu, tem o prazer de convidar  para apresentação da peça "Todo Amor Tem Suas Loucuras" espetáculo de formação da primeira turma de teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, com direção e coordenação de Tiago Costa, que será realizada no sábado, dia 02 de julho, às 17 horas e no domingo, dia 03 de julho às 18 horas. O Teatro fica na Rua Getúlio Vargas,  51 - Centro,  Nova Iguaçu. Entrada Gratuita.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Empresa Individual Limitada é aprovada pelo Senado. Agora só depende da presidente Dilma para virar lei.

Os empreendedores brasileiros terão em breve a possibilidade de abrir negócios individuais com capital mínimo de R$ 54.500,00 e sem comprometer seus bens pessoais com as dívidas da empresa. É que o Senado aprovou no último dia 16 de junho, Projeto de Lei da Câmara nº 18, de 2011, que altera o Código Civil para permitir a inclusão, no ordenamento jurídico brasileiro, da constituição de empresa individual de responsabilidade limitada, como nova modalidade de pessoa jurídica de direito privado.
O projeto segue agora para sanção da Presidência da República.
Pelas atuais normas do Código Civil, para ter personalidade jurídica de natureza limitada é preciso que duas ou mais pessoas unam capital e formem uma sociedade. Com isso, os sócios conseguem, entre outras coisas, a distinção entre o patrimônio da empresa e seus patrimônios pessoais.
Com a alteração, cria-se a possibilidade de constituição de empresas de mesma natureza jurídica, mas sem a exigência do sócio. Assim, empreendedores individuais podem abrir empresas seguindo as mesmas regras das sociedades limitadas, e podendo, também, proteger seu patrimônio pessoal de eventuais riscos.
De acordo com o texto do projeto, a empresa individual de responsabilidade limitada receberá a expressão “Eireli” (sigla Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) para após sua denominação social.
Para evitar abusos ou desvios de finalidade no uso desta nova personalidade jurídica, o projeto prevê também a limitação de apenas uma empresa individual por pessoa natural, e a exigência de um capital integralizado de, no mínimo, cem vezes o valor do salário mínimo vigente no país.

Esclarecendo: A partir do momento em que a presidente Dilma sancionar o projeto (ou seja, transformá-lo em lei), quem quiser abrir uma empresa com responsabilidade limitada (LTDA), não precisa mais arranjar uma segunda pessoa para "entrar de sócio", que quase sempre é um "laranja" (sócio só para constar). Depois surgia um monte de problemas, inclusive na hora  de alterar o contrato social ou encerrar a empresa. 
É um ótimo projeto.

sábado, 25 de junho de 2011

O que estou lendo: Nietzsche para estressados.

Ganhei de presente este livro e estou gostando da leitura. "Nietzsche para estressados" é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situação do nosso cotidiano. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Comecei a gostar mais ainda de Nietzsche com a poetisa e filósofa Viviane Mosé, no quadro "Ser ou Ser", apresentado tempos atrás no "Fantástico". Depois participei do ciclo de apresentações "Poesia no Jardim da Filosofia", com ela, Martha Medeiros e Elisa Lucinda no Centro Cultural Banco do Brasil. Foi muito bom. Virei fã da Viviane Mosé e aprofundei minha admiração por Nietzsche. É um bom livro. Tá recomendado!


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Morre Valcir Almeida, presidente do Jornal Hoje

Faleceu na madrugada desta sexta-feira o senhor Valcir Almeida, fundador e presidente do Jornal Hoje, um dos mais antigos e tradicionais diários da Baixada Fluminense. O sepultamento será amanhã, sábado, às 10:30 horas, no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita-RJ. "A sociedade iguaçuana e a Baixada perdem um grande empreendedor, um desbravador na área da comunicação. É uma grande perda para todos nós", lamentou o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vitória: Senado aprova anistia para Bombeiros

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou ontem, por unanimidade e em caráter terminativo, o Projeto de Lei de autoria do senador Lindberg Farias que concede anistia aos bombeiros punidos na manifestação feita no Quartel Central, reivindicando melhores salários e condições de trabalho. A proposição agora segue para a Câmara dos Deputados. De acordo com o senador Lindberg, a iniciativa permite por um fim  no impasse entre o governo do estado e os bombeiros. "Espero contribuir para uma solução mais rápida da situação. Até porque, se a negociação salarial avançasse, o problema não seria resolvido sem anistia",  completou Lindberg, cujo projeto teve como relator o senador Marcelo Crivella.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ferreirinha vai a Brasília, conversa com Rui Falcão e participa do lançamento do 'Minha Casa, Minha Vida' 2

Ferreirinha e o presidente nacional do PT Rui Falcão

Na semana passada, o vereador Ferreirinha esteve no lançamento do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 16 de junho. O Programa terá, para o próximo período de 2011 à 2014, a meta de 2 milhões de unidades, o dobro do período passado. Terá também um aumento na participação de unidades para famílias de até 3 salários mínimos, passando de 40 para 60% de todo o investimento.

Presidente Dilma lança o 'Minha Casa, Minha Vida' 2

Durante o lançamento, a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, destacou que o governo irá assegurar que a mulher assuma a titularidade do imóvel. O objetivo é diminuir os riscos, por exemplo, de no caso de separação a mulher ficar na dependência do ex-marido para a liberação da moradia.
Outro destaque do lançamento ficou por conta da participação do Prefeito do Rio, Eduardo Paes e do Governador da Bahia, Jacques Wagner (PT). O Rio de Janeiro, onde o secretário de habitação é o deputado federal Jorge Bittar (PT) foi o município que mais contratou na primeira fase do Programa Minha Casa, Minha Vida e a Bahia foi o campeão entre os estados.

Senador Eduardo Suplicy e Ferreirinha

Em Brasília, Ferreirinha visitou também senadores e deputados do PT, e esteve em reunião com o presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão (SP). Na ocasião, Falcão ressaltou que o objetivo da direção é fortalecer o PT nas eleições municipais de 2012. Cuidadoso, o presidente disse que o PT não pode menosprezar os partidos aliados, porém haverá um esforço da direção nacional para viabilizar candidaturas próprias.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Papo Rápido com Flavio Silva

Biólogo de formação e educador ambiental por vocação e luta, Flavio Silva é um dos principais articuladores na luta pela preservação ambiental na Baixada Fluminense. Desde maio foi nomeado pelo Instituto Chico Mendes, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para chefiar a maior Reserva Biológica do Estado do Rio de Janeiro: a Reserva do Tinguá. Nesta entrevista Flavio Silva fala dos desafios e das perspectivas para a preservação da Reserva.

Você esta a frente da chefia da Reserva Biológica do Tinguá há mais ou menos um mês. Já é possível fazer um balanço das condições da reserva?  
Não muito profunda, mas estamos trabalhando no planejamento estratégico, construindo um plano de proteção para a UC (Unidade de Conservação), onde as ações possam ser articuladas entre as instituições parceiras. Chegamos na Unidade em um momento muito positivo, onde o ICMBio (Instituto Chico Mendes) tem dispensado uma atenção especial para o Tinguá. Em muito breve teremos boas notícias das construções realizadas com o coletivo dos servidores da Reserva.  

Quais são seus principais projetos frente a chefia da reserva? 
O principal projeto hoje é dar um significado da ReBio (Reserva Biológica do Tinguá) para as comunidades do entorno, trabalhar a educação ambiental como ferramenta de emancipação, promovendo a geração de emprego e renda para as famílias que nos cercam.
A pesquisa científica tem um grande papel na existência da ReBio, hoje 35 instituições tem trabalho das diversas áreas da biologia, universidade de todo o Brasil, precisamos ampliar o número de pesquisas e levar este conhecimento as comunidades do entorno, as escolas, as associações, as pessoas comuns que não estão inseridas na academia. 
As ações de proteção estão em planejamento e já no inicio do segundo semestre estaremos com novidades que colocarão o Tinguá no cenário ambiental da Baixada.


O novo Código Florestal pode afetar a preservação da reserva do Tinguá?   
É sempre um risco fragilizar uma boa legislação como tem sido a proposta de reformulação do CFB (Código Florestal Brasileiro). As Reservas Legais tem papel importante na troca genética e no cinturão de proteção da Unidade. Esta proposta aprovada na Câmara pode reduzir ainda mais a cobertura vegetal na Zona de Amortecimento da ReBio e aumentar a pressão sobre este importante fragmento de Mata Atlântica.

Atualmente diversas atividades econômicas são desenvolvidas no entorno da Reserva – pousadas, sítios de lazer, agropecuárias, entre outros. Como essas atividades tem impactado a Reserva? É possível uma convivência sadia? 
Qualquer atividade econômica realizada na ZA (Zona de Amortecimento) da unidade, sem o enquadramento da legislação ambiental, é uma atividade potencialmente degradadora e pode oferecer riscos a ReBio. Porém quando legalizadas, com as devidas observações das orientações legais este impacto pode ser mitigado ou até mesmo evitado. O que não podemos conviver é com atividades sem o devido licenciamento ambiental. Para isto contamos com a participação ativa das secretarias municipais das prefeituras que nos cercam e com a equipe de fiscalização do ICMBio que desenvolve um grande trabalho.


 Como a sociedade pode ajudar na preservação e no cuidado da Reserva?
A sociedade é nossa parceira principal e a participação no Conselho Consultivo da Unidade nos auxilia na tomada de decisões importantes para a gestão da ReBio. Temos um bom conselho e estamos planejando um grande número de ações que irá envolver toda a comunidade do entorno nas ações de preservação deste importante patrimônio da humanidade.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ciclo de Debates – Mulher: Protagonismo e Autoestima


O Ciclo de Debates promovido pelo vereador Ferreirinha, realiza dia 30 de junho (quinta-feira), a partir das 16:30 horas o debate com o tema
“Mulher: Protagonismo e Autoestima”.

O objetivo do debate é contribuir para a disseminação de ações, atitudes e conceitos de valorização da mulher, através da reflexão sobre as questões relacionadas à auto-estima feminina, ao protagonismo na sociedade, a importância da mulher na política, na economia e na família, bem como suas principais conquistas, visando o fortalecimento de novos olhares e de relações integradoras e democráticas nas esferas pública e privada.


Estão convidas como expositoras:
A deputada estadual Inês Pandeló, líder do PT na ALERJ,
a médica Rose Souza, especialista em medicina chinesa e acupuntura,
a professora de educação física Kátia Nardi, técnica de ginástica rítmica.

O debate será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu – rua Tertuliano de Melo, 38 – Centro – Nova Iguaçu

sábado, 18 de junho de 2011

É hoje. Concurso Miss Rio de Janeiro tem representante de Nova Iguaçu

Com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes, acontece neste sábado, a partir das 22 horas, o Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro.  O evento que será realizado no palco do HSBC Arena, na Barra da Tijuca , vai reunir 27 belíssimas candidatas, num desfile de muito charme, elegância e beleza. A vencedora irá representar o Estado do Rio no Miss Brasil no dia 30 de julho.O município de Nova Iguaçu será representado pela linda atriz e modelo Vanessa Rosseto, de 24 anos. A nossa Baixada tem também outras belas candidatas: Caroline Lappórt (Belford Roxo), Caroline Lopes (Duque de Caxias), Ruth Bock (Guapimirim), Priscila Bonini (Seropédica), Ingrid Vasconcelos (São João de Meriti), Jessica Amim (Nilópolis), Suéllen Nasato (Itaguaí) e Jéssica  Cristal (Mesquita). Nossos parabéns a querida amiga Noemi Rosseto, coordenadora oficial do Miss/Nova Iguaçu, incansável na luta para ver nossa cidade sempre em destaque. Para conhecer melhor as candidatas e torcer pela representante de Nova Iguaçu, acesse o site: www.televisao.uol.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Meia Maratona Vai Movimentar Nova Iguaçu Neste Domingo

Do Portal O Globo



Neste domingo, dia 19, Nova Iguaçu vai servir de cenário para a segunda etapa da Meia Maratona Faz um 21 em 2011, prova organizada pela Maxsports e promovida pela Embratel. A largada será dada às 8h21 na Via Light – próxima à Vila Olímpica, na Rua Luis de Lima, 268, Centro, Nova Iguaçu.

Os corredores, divididos em duplas, vão percorrer um total de 21 quilômetros – cada pessoa correrá 10,5 quilômetros. A expectativa é reunir 600 participantes. A prova terá a duração máxima de duas horas. Os campeões, categoria feminina e masculina, serão premiados com R$ 2.000,00 (para a primeira equipe), R$ 1.500,00 (para a segunda melhor) e R$ 500,00 (para a terceira mais bem colocada). As categorias mistas e melhor idade não têm premiação em dinheiro. Leia mais.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Crianças de todo o Brasil serão imunizadas contra paralisia infantil e sarampo

Do Blog do Planalto



Neste sábado (18/6), o Ministério da Saúde (MS) lança a primeira etapa de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação 2011 contra a poliomielite. A ação, protagonizada pelo personagem infantil Zé Gotinha, será realizada em duas etapas e pretende imunizar 14,1 milhões (95% do público-alvo) de crianças de zero a menores de cinco anos.
O Sistema Único de Saúde (SUS) será o responsável pela ação e a primeira etapa da campanha para prevenir a paralisia infantil será realizada de 18 de junho a 22 de julho, período em que o público-alvo receberá a primeira dose da vacina. Para completar sua imunização as crianças deverão receber uma segunda dose das gotinhas no período de 13 de agosto a 16 de setembro. Leia mais.


Abaixo vídeo institucional de divulgação da campanha


Comissão de Educação do Senado aprova lei de combate ao bullying nas escolas

Do Portal do Senado



Os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, passarão a ter a incumbência de promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão recorrentes entre os integrantes da comunidade escolar, conhecidas como bullying. A determinação, que poderá fazer parte da Lei de Diretrizes de Bases da Educação (LDB), foi aprovada nesta terça-feira (14) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa, e deverá seguir agora para análise da Câmara.
O projeto é de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF). Para conhecer o texto do projeto de lei clique aqui. Leia a matéria completa, clique aqui.

Vale lembrar que tramita na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, projeto de lei de autoria do vereador Ferreirinha que trata da questão. Para conhecer o projeto de lei clique aqui.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Inscrições para SiSU estão abertas e serão feitas pela web até domingo

Do Portal G1



As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre começam às 6h desta quarta-feira (15) e vão até as 23h59 de domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo do segundo SiSU de 2011 os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação.
O SiSU ficará disponível para inscrição dos candidatos das 6h às 23h59 de cada dia de inscrição (horário de Brasília). Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Em Nova Iguaçu estão disponíveis 442 distribuídas em 12 cursos universitários no CEFET, localizado do bairro de Santa Rita e no Campus da Universidade Rural de Nova Iguaçu. Veja abaixo a relação das vagas:






Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-Santa Rita

Engenharia de Controle e Automação (noturno) – 36 vagas;
Engenharia de Produção (noturno) – 36 vagas.



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto Multidisciplinar – Nova Iguaçu

Administração (noturno) – 45 vagas;
Ciências da computação (vespertino) – 30 vagas;
Ciências econômicas (noturno) – 45 vagas;
Geografia (matutino) – 40 vagas;
História (noturno) – 40 vagas;
Letras – espanhol (matutino) 25 vagas;
Letras – português (matutino) 25 vagas;
Matemática (noturno) – 40 vagas;
Pedagogia (noturno) – 40 vagas;
Turismo (noturno) 40 vagas.











terça-feira, 14 de junho de 2011

Movimentos: Veja aqui a sétima edição do jornal das secretarias do PT

Do Site do PT Nacional



Já está disponível a edição de número 7 do jornal Movimentos, editado sob a responsabilidade das secretarias nacionais de Movimentos Populares, Sindical, Juventude, Combate ao Racismo, Mulheres. Meio Ambiente e Cultura do Partido dos Trabalhadores.

Ferreirinha em Brasília


De hoje até sexta (dia 17 de junho) Ferreirinha estará em Brasília. Na agenda dois assuntos principais: novos investimentos federais para Nova Iguaçu, especialmente em urbanização e saúde e ainda buscará apoio para o projeto de candidatura própria do PT na Cidade, junto às lideranças petistas nacionais, especialmente o deputado Rui Falcão, presidente nacional do PT, que recentemente substituiu José Eduardo Dutra por motivos de saúde.
Como se sabe, Ferreirinha apresentou seu nome como pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu.

sábado, 11 de junho de 2011

Bombeiros libertados, mas luta por melhores salários continua

A justiça decidiu libertar 429 bombeiros e 2 policiais militares detidos em razão dos protestos por melhores salários e condições de trabalho. Os líderes foram os primeiros a serem soltos, na noite de ontem. Amanhã, domingo, haverá nova manifestação programada pelos bombeiros, às 9 horas na praia de Copacabana. A eles nosso apoio e nossa solidariedade!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bancada do PT-Nova Iguaçu endossa nota de apoio do PT-Estadual a luta dos Bombeiros



Neste início de junho o Rio de Janeiro vivencia uma histórica crise institucional com a inédita mobilização e manifestação dos bombeiros, que legitimamente reivindicam um salário melhor que os atuais R$ 900 líquidos, vale transporte e melhores condições de trabalho.
O PT-RJ, através da sua Comissão Executiva Estadual expressa seu apoio a organização e mobilização dos bombeiros do nosso estado e orienta seus parlamentares a colaborarem com o atendimento das justas reivindicações, se colocando à disposição do movimento para construir junto ao governador Sergio Cabral uma mesa de negociação.
Vamos trabalhar para que o governo Cabral busque o diálogo democrático e o avanço no atendimento das reivindicações da sociedade, como bem tem feito na questão dos direitos difusos e seu firme combate à homofobia.

Comissão Executiva Estadual PT-RJ

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Marcos Coimbra: Programa Brasil sem Miséria e o caso Palocci


por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense

Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

É possível que nossa imprensa ache que faz “bom jornalismo” quando ignora, coloca sob suspeita ou trata como irrelevante um programa como o Brasil sem Miséria. Que o certo é deixar tudo de lado e manter-se focada na “crise do Palocci”.

 O que é realmente importante na informação que recebemos todo dia sobre o sistema político? E o que é secundário, referindo-se a coisas que não duram muito e apenas parecem ter maiores consequências?
                
Neste momento, por exemplo, o noticiário sobre a crise causada pelos problemas de Antonio Palocci domina os meios de comunicação. Ela é importante?

Certamente sim, pois qualquer dificuldade que afete um ministro central no governo é relevante. Ainda mais se for alguém como ele, que foi, nos primeiros meses, quase um primeiro ministro.

Embora a crise seja, de fato, significativa, ela está longe de ser tudo que acontece no governo. E nem é tão original assim. Ministros em apuros são mais a regra que a exceção em nossa experiência recente. Se alguém se desse ao trabalho de calcular quantos dias passamos, nos últimos 20 anos, sem que pelo menos um estivesse complicado, veríamos que não foram muitos.

O próprio Palocci já viveu essa história. No fim do primeiro governo Lula, quando ocorreu o caso Francenildo, ele não era tão menos que agora. Como ministro da Fazenda que contava com apoio unânime do empresariado e da mídia, e depois que vários de seus colegas tinham tombado vítimas do mensalão, achava-se que Lula dependia dele para sobreviver. Pois bem, Palocci saiu, Lula ganhou a eleição e foi adiante para se confirmar como a maior liderança de nossa história (goste-se ou não dele).

Palocci pode estar vivendo, de novo, um inferno astral, mas isso não é fundamental. No médio e, especialmente, no longo prazo, sua permanência ou saída são secundárias. Como foram as de antecessores seus em governos passados. Ministros são parecidos a outras pessoas insubstituíveis, das quais, como diz o ditado, os cemitérios estão cheios.

As coisas que realmente importam são outras. Como o lançamento do programa Brasil sem Miséria, que ocorreu enquanto olhávamos para a “crise”.

Se medirmos a centimetragem a ele dedicada pelos nosso maiores veículos ou o tempo nos telejornais de maior audiência, ficaríamos com a impressão que é um assunto quase insignificante. Pelo espaço e a atenção que recebeu, que o novo programa é apenas mais um na rotina da burocracia.

Na verdade, um pouco pior que isso. O tom da cobertura foi claramente negativo, com insinuações de que era uma manobra para desviar a atenção da opinião pública do que seria realmente importante, a “crise”.

Como se fosse sequer possível inventar um programa da complexidade do Brasil sem Miséria na última hora. Como se não tivesse exigido meses de estudos e formulações preliminares. Como se seu lançamento não estivesse anunciado há muito tempo e não ocorresse no prazo estipulado antes da eclosão da “crise do Palocci”.

O programa passou a ser visto como uma pirotecnia algo ingênua. Foi reduzido a uma manobra, no fundo, inútil, pois incapaz de produzir suas “verdadeiras intenções”.

Tudo nele passou a ser enxergado a partir desse prisma. Até a cerimônia inicial. O número de convidados, a solenidade, os discursos, cada detalhe foi interpretado como parte de um “estratagema” diversionista. O que pensavam? Que Dilma lançaria um programa desse porte às escondidas? Que ele não era suficientemente importante para justificar o evento?

É possível que nossa imprensa ache que faz “bom jornalismo” quando ignora, coloca sob suspeita ou trata como irrelevante um programa como o Brasil sem Miséria. Que o certo é deixar tudo de lado e manter-se focada na “crise do Palocci”.

O curioso é que, ao comentá-lo, não se afirmou que era inviável, fantasioso ou irrelevante. Ninguém argumentou contra suas propostas concretas. Não foram questionadas suas metas ou estratégias.

Parece, portanto, que ela não discorda do programa. E não vê razões para duvidar que o governo tenha capacidade de executá-lo.

Apenas acha que é pouco importante, pelo menos em comparação com a “crise”. Será que é? Será que um programa destinado a solucionar, em quatro anos, o mais grave problema do Brasil pode mesmo ser considerado irrelevante? Para os 16 milhões de beneficiários, pode ser tudo, menos desimportante.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ferreirinha Prestigia Posse de Othon Ávila Amaral na ALAM

Ferreirinha faz uma saudação durante a solenidade

Othon Ávila Amaral (de toga branca), é empossado pelo Dr. Alberto Ferreira Paulo

Acadêmicos empossados. Ao centro, o novel presidente, Othon Ávila Amaral
Na última terça-feira, dia 31 de março, o jornalista e escritor Othon Ávila Amaral, tomou posse como presidente da Academia de Letras e Artes de Mesquita - ALAM. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu participou da solenidade e se emocionou ao falar da importância cultural e histórica da Academia, da perseverança e teimosia de seus fundadores e membros, entre os quais Durval Meirelles, Nisval de Magalhães, Cláudio de Oliveira,Odson Costa Ferreira, Leonardo Aguiar Rocha Pinto, Walter de Oliveira Prado, Flávia Cardin Salgado, José Lopes Seixas, Claudomiro Francisco Carneiro, Dalma Rodrigues, e o próprio Othon Ávila Amaral. A Academia de Letras e Artes de Mesquita foi fundada em 14 de outubro de 2000, e nos seus onze anos de criação tem sido importante instrumento de fortalecimento da identidade cultural da Baixada Fluminense. Ferreirinha encerrou sua saudação citando uma frase do poeta Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta". Viva a Cultura!! Viva a Baixada!! Parabéns e muito êxito a nova diretoria da ALAM.