sábado, 30 de abril de 2011

Celebremos o 30 de abril, o Dia da Baixada Fluminense!

30 DE ABRIL: DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.

ORIGEM

A idéia de se instituir o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE, surgiu e foi aprovada no dia 09/12/2000 em encontro da Comunidade Cultural da Baixada, realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ -FEBF/UERJ, no município de Duque de Caxias.
A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA - 1ª ESTRADA DE FERRO DO BRASIL INAUGURADA EM30 DE ABRIL 1854.
A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo. Foi o começo do fim dos portos fluviais de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.
A intenção de se comemorar o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE é a de celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade.
O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE visa, em última análise, estimular o crescimento da AUTO-ESTIMA da população da região.

LEGISLAÇÃO
LEI Nº 3.822, de 02/05/2002
CONSIDERA A DATA DE 30 DE ABRIL, DIA DA BAIXADA FLUMINENSE

Art. 1º. Fica a data de 30 de abril considerada DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.
Art. 2º. O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região.
Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 02 de maio de 2002
* * *
PROGRAMAÇÃO
A Programação que se propõe para o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE deverá estender-se por todos os municípios da região, por iniciativa tanto dos órgãos públicos quanto de toda e qualquer organização, principalmente aquelas que se dedicam às questões coletivas, sociais e culturais. Por esta razão sugerimos que cada organização elabore a sua programação para o dia 30 de abril, ou datas próximas, da seguinte maneira:
1) Por todas as igrejas, de qualquer credo ou confissão, com um culto/missa/evento especial de ação de graças e invocação de bênçãos para a região.
2) Em todas as escolas da região, de todos os níveis, se possível em cada sala de aula;
3) Por todas as associações de moradores;
4) Por todas as organizações governamentais, ONGs, sejam elas municipais, estaduais ou federais;
5) Pelas câmaras de vereadores e pelas academias de letras e artes de todos os municípios;
6) Por grupos culturais, artísticos e recreativos.
Sugerimos que a comemoração conste, pelo menos, da seguinte programação básica:
1º. Breve exposição sobre a importância histórica da Baixada;
2º. Destacar os valores naturais, ecológicos, sociais e humanos, sua importância política e econômica e a responsabilidade que cada baixadense tem com o desenvolvimento humano, social e moral de sua região;
3º. Abrir debate sobre os problemas do cotidiano da região, visando a melhoria da qualidade de vida na Baixada Fluminense.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novo Chefe da Reserva Biológica do Tinguá


O Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiente, órgão do Ministério do Meio Ambiente nomeou Flavio Silva, como novo Chefe da Reserva Biológica do Tinguá.
Flavio Silva é biólogo e ambientalista presente nas lutas ambientais de Nova Iguaçu.
A Reserva Biológica do Tinguá é uma reserva biológica brasileira com área de 26 mil hectares e abrange quatro municípios (Nova Iguaçu, Duque Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira), sendo que a maior parte da reserva fica em Nova Iguaçu.
A caça de animais silvestres, a retirada ilegal de palmito, a ocupação desordenada do entorno e a poluição, são os principais problemas a serem enfrentados por Flavio Silva.
“Será para mim um grande desafio, porém acredito que muita coisa boa podemos fazer para ajudar na preservação da reserva. Precisamos reforçar o diálogo com a população e melhorar a fiscalização.”, salientou Flavio.
Desejamos ao amigo sucesso neste novo desafio.



Censo 2010: população brasileira está mais velha e chega a 190.755.799

Do Blog do Planalto


O Brasil tem 190.755.799 habitantes. É o que constata a Sinopse do Censo Demográfico 2010, que contém os primeiros resultados definitivos do XII Recenseamento Geral do Brasil, divulgada nesta sexta-feira (29/4) pelo IBGE. Os dados mostram ainda que o país segue a tendência de envelhecimento, que para cada grupo de 100 mulheres há 96 homens e que há mais pessoas se declarando pretas e pardas.
Segundo o Censo 2010, atualmente, 24,1% da população brasileira é menor de 14 anos; em 1991, essa faixa etária representava 34,7% da população. Outro fenômeno verificado é o aumento contínuo da representatividade de idosos: 7,4% da população têm mais de 65 anos, contra 4,8% em 1991. Lei mais

Para ter acesso ao relatório completo do IBGE, clique aqui

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reforma política é debatida na Câmara Municipal de Nova Iguaçu

As principais questões do debate da reforma política, tais como o voto em lista fechada ou distrital, o fim das coligações partidárias nas eleições legislativas, financiamento de campanha e voto obrigatório foram discutidos ontem no debate promovido pelo vereador Ferreirinha, na Câmara Municipal.

Os debatedores, deputado Robson Leite e o professor Vivaldo Barbosa (ex-deputado federal) explicaram e se posicionaram sobre cada ponto da proposta de reforma política. Vivaldo foi enfatizou a necessidade do financiamento público das campanhas e defendeu o voto distrital. O deputado Robson Leite também defendeu o financiamento público das campanhas como forma de diminuir a influência do capital privado nas eleições.

Ferreirinha destacou a importância da ampla participação da sociedade nas discussões sobre a reforma política. “As mudanças que estão sendo propostas no Congresso Nacional precisam estar em sintonia com as preocupações e anseios da população e servir para o aperfeiçoamento e ampliação da nossa democracia”, afirmou Ferreirinha.






sexta-feira, 22 de abril de 2011

Prêmio VivaLeitura 2011

Cobrex é o grande campeão do Torneio de Verão Juvenil


A equipe juvenil de futebol do Social Esportivo Unidos do Cobrex foi o grande campeão do Torneio de Verão/2011, promovido de Liga de Desportos de Nova Iguaçu. O jogo foi realizado nesta sexta-feira, dia 22, quando o Unidos do Cobrex venceu a equipe do Condor A.C. pelo placar de 4 a 1. O vereador Ferreirinha esteve presente, assistiu a toda partida e congratulou-se com o time campeão. O time juvenil do Cobrex faz parte da Escolinha de Futebol Atletas do Futuro e do Projeto Movimento e Vida, que promove aulas de ginástica em parceria do com o Clube alvirrubro. Parabéns a todos os jogadores, a comissão técnica e a toda diretoria do clube, em especial ao presidente Tuninho e ao técnico Rafael Teles pela grande vitória. Mais detalhes no site: www.cobrex.vai.la

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Enquete: Qual o principal ponto da proposta de Reforma Política?



Está no ar, aí ao lado a nova enquete do Blog.
Queremos saber sua opinião sobre a reforma política.
Além de responder a pergunta, deixe também um comentário.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vídeo: Lula fala da importância da Reforma Política

Em entrevista ao site Mobilização BR, o ex-presidente Lula fala da necessidade de fazermos uma ampla reforma política e da importante participação da sociedade e das redes sociais, na divulgação e na discussão dos temas relacionados a reforma.



Não esqueça!

Dia 27 de abril (quarta-feira), às 18 horas
Debate: A reforma política e a ampliação da democracia brasileira
Expositores:
Robson Leite – Deputado Estadual
Vivaldo Barbosa – Ex-Deputado Federal, Professor da UNIRIO

O debate acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu
Rua Tertuliano de Melo, 38 – Centro
Venha, participe!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Debate: Reforma Política e a ampliação da democracia brasileira


O vereador Ferreirinha promove no dia 27 de abril (quarta-feira) o Debate: Reforma Política e a ampliação da democracia brasileira. Estão convidados para debaterem o tema o Deputado Estadual Robson Leite e o Professor Vivaldo Barbosa.
O debate terá início as 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Iguaçu

Seminário do PT Estadual aponta política para as eleições 2012


O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro realizou, nos dias 8 e 9 de abril o Seminário “Pensando o Rio de Janeiro, Atualizando Idéias”.

Na abertura do seminário foi abordado o tema “Perspecitivas para o desenvolvimento do Brasil e do Rio de Janeiro”, tendo como palestrantes o Senador Lindberg Farias, o Secretário Geral do Diretório Nacional do PT, Elói Pietá, o Deputado Federal e Ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio e a Deputado Estadual, Líder do PT na ALERJ, Inês Pandeló.

O senador Lindberg falou da importância das eleições 2012 para o fortalecimento do projeto petista na sociedade e para o governo Dilma “Precisamos ter candidato a prefeito em todos os municípios do Estado. Em Nova Iguaçu, a pré-candidatura de Ferreirinha, em Mesquita a de Taffarel, em Quissamã, Fátima Pacheco e em Natividade, Chico da Saúde são bons exemplos dessa política”, enfatizou o senador.

No segundo dia, foram discutidos os temas “As características sócio-ambientais do Rio de Janeiro e suas interfaces com a promoção do desenvolvimento sustentável” e “Os desafios para as políticas sociais e a promoção dos direitos humanos na sociedade fluminense”. Nesses debates participaram o Secretário Estadual do Ambiente, Deputado Estadual Carlos Minc e o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Deputado Estadual Rodrigo Neves.

Jorge Florêncio(Presidente estadual do PT) e Ferreirinha
Ferreirinha e Robson Leite(Dep. Estadual)
Edson Santos(Dep. Federal), Jacozinho(Vereador) e Ferreirinha
Marcelo Sereno e Ferreirinha
Biscaia e Ferreirinha

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hoje é dia de grande tristeza!


A barbaridade ocorrida esta manhã em uma escola pública no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, nos deixam paralisados e estarrecidos.
Toda e qualquer violência sempre precisa ser repudiada, mas o assassinato cruel de várias crianças é repugnante.
A Presidente Dilma assim se pronunciou:
“Esse é um país que sempre teve uma relação de grande carinho cultural pelas crianças. É inadmissível violência em geral, mas a violência contra as crianças coloca todos nós em sensação de grande repúdio”
...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Show Musical Mulheres de Jorge será nos dias 09 e 10 deste mês

Eu vi este musical no ano passado. Duas vezes! Recomendo. As cantoras Cyda Matos, Haoa Afranio e Tereza Onã dão um show de interpretação, performance e alegria no palco do Teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro. Vale a pena conferir!!! Imperdível!!!

Encontro Plano Municipal do Livro e da Leitura Nova Iguaçu. Você vem?

Só unidos vamos transformar nossa Baixada Fluminense em disseminadora de uma Cultura Literária!

12/04: Encontro Plano Municipal do Livro e da Leitura Nova Iguaçu.
Onde?
Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Famosa Rua dos Cartórios
Contatos: 3770-1071/ 9474-0397

ABRACE VOCÊ TAMBÉM ESSA IDEIA!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dança de Salão em Califórnia e Cabuçu

O Projeto Movimento e Vida, realiza aulas de dança de salão, inteiramente gratuitas, na quadra da Paróquia São José Operário na Califórnia, ministradas pelo professor Claudio Sardinha, que possui mais de 20 anos de experiência na área.


Nas aulas, são ensinados passos das principais danças que podem ser executados por um casal de dançarinos, dentre elas o samba de gafieira, o forró, o tango, o bolero e a salsa.


Na Califórnia, as aulas acontecem sempre às quartas, de 19 às 21horas.


O Projeto Movimento e Vida irá oferecer as aulas de dança de salão, a partir desta semana, em Cabuçu. Lá as aulas serão no mesmo horário, sempre às quintas, com início na próxima semana dia 7 de abril, no salão do Cabuçu F. C. – Av. Taquaretinga, 117.
Para participar, basta ir ao local e falar com o professor Sardinha.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Leonardo Boff: Uma relação nova com a vida

Do Blog da Margarete

Interpretação feminista do relato da criação

 As teólogas feministas nos despertaram para traços anti-feministas no atual relato da criação de Eva (Gn 1,18-25) e da queda original (Gn 3,1-19), o que veio reforçar na cultura o preconceito contra as mulheres.

Consoante este relato, a mulher é formada da costela de Adão que, ao vê-la, exclama: “eis os ossos de meus ossos, a carne de minha carne; charmar-se-á varoa (hebraico:ishá) porque foi tirada do varão (ish); por isso o varão deixará pai e mãe para se unir a sua varoa: e os dois serão uma só carne”(2,23-25).
O sentido originário visava mostrar a unidade homem/mulher. Mas a anterioridade de Adão e a formação a partir de sua costela foi, porém, interpretada como superioridade masculina.
O relato da queda soa também antifeminista:“Viu, pois, a mulher que o fruto daquela árvore era bom para comer..tomou do fruto e o comeu; deu-o também a seu marido e comeu; imediatamente se lhes abriram os olhos e se deram conta de que estavam nus”(Gn 3,6-7).
Interpreta-se a mulher como sexo fraco, pois foi ela que caiu na tentação e, a partir daí, seduziu o homem. Eis a razão de seu submetimento histórico, agora ideologicamente justificado: “estarás sob o poder de teu marido e ele te dominará”(Gn 3,16).
Há uma leitura mais radical, apresentada por duas teólogas feministas, entre outras: Riane Eisler (Sacred Pleasure, Sex Myth and the Politics of the Body,1995) e Françoise Gange (Les dieux menteurs 1997) que aquí resumo. Estas autoras partem do dado histórico de que houve uma era matriarcal anterior à patriarcal.
Segundo elas, o relato do pecado original seria introduzido no interesse do patriarcado como uma peça de culpabilização das mulheres para arrebatar-lhes o poder e consolidar o domínio do homem.
Os ritos e os símbolos sagrados do matriarcado teriam sido diabolizados e retroprojetados às origens na forma de um relato primordial, com a intenção de apagar totalmente os traços do relato feminino anterior. O atual relato do pecado original coloca em xeque os quatro símbolos fundamentais do matriarcado.
O primeiro símbolo atacado é a mulher em si que na cultura matriarcal representava o sexo sagrado, gerador de vida. Como tal ela simbolizava a Grande-Mãe. Agora é feita a grande sedutora.
No segundo, desconstrói-se o símbolo da serpente que representava a sabedoria divina que se renovava sempre como se renova a pele da serpente.
No terceiro, desfigura-se a árvore da vida, tida como um dos símbolos principais da vida, gestada pelas mulheres, agora colocada sob o interdito:”não comais nem toqueis de seu fruto”(3,3).
No quarto, se distorce o caráter simbólico da sexualidade, tida como sagrada, pois permitia o acesso ao êxtase e ao conhecimento místico, representada pela relação homem-mulher.
Ora, o que faz o atual relato do pecado original? Inverte totalmente o sentido profundo e verdadeiro desses símbolos. Desacraliza-os, diaboliza-os e transforma o que era bênção em maldição.
A mulher é eternamente maldita, feita um ser inferior. sedutora do homem que “a dominará”(Gen 3,16). O poder de dar a vida será realizado entre dores (Gn 3,16).
A serpente será maldita, feita inimigo fidagal da mulher que lhe ferirá a cabeça mas que será mordida no calcanhar (Gn 3,15).
A árvore da vida e da sabedoria cái sob o signo do interdito. Antes, na cultura matriarcal, comer da árvore da vida era se imbuir de sabedoria. Agora comer dela significa perigo letal (Gn 3,3).
O laço sagrado entre o homem e a mulher é substituido pelo laço matrimonial, ocupando o homem o lugar de chefe e a mulher de dominada (Gn 3,16).
Aqui se operou uma desconstrução profunda do relato anterior, feminino e sacral. Hoje todos somos, bem ou mal, reféns do relato adâmico, antifeminista e culpabilizador como está no Gênesis.
Por que escrever sobre isso? É para reforçar o trabalho das téologas feministas que nos apontam quão profundas são as raízes da dominação das mulheres. Ao resgatarem o relato mais arcaico, feminista, elas visam propor uma alternativa mais originária e positiva na qual apareça uma relação nova com a vida, com os gêneros, com o poder, com o sagrado e com a sexualidade.
Leonardo Boff escreveu com Rose Marie Muraro o livro “Feminino&Masculino”, Record 2010.