terça-feira, 29 de março de 2011

Luto no PT de Nova Iguaçu

Hoje, na Tribuna da Câmara Municipal, o vereador Ferreirinha lamentou o falecimento do companheiro Antonio Leonardo dos Passos. Jovem e batalhador, alegre e sonhador, Leosão, como os amigos o chamava, era membro da Comissão Executiva Municipal do PT de Nova Iguaçu e um dos principais articuladores da juventude petista. Leozão faleceu na tarde de sábado (dia 26 de março), na cidade de Campos, por complicações após fazer uma cirurgia.

Ferreirinha conquista apoio no Governo Federal para pré-candidatura a prefeito



Nova Iguaçu recebeu a visita do Assessor Especial da Secretaria Geral da República, Selvino Heck, no último final de semana. Selvino veio à cidade, a pedido de Gilberto Carvalho, Ministro Chefe da Secretária Geral da República, para reunir-se com lideranças petistas da região.

Na reunião, Selvino Heck destacou as principais diretrizes do Governo Dilma, afirmando que a principal meta da Presidenta é o combate a estrema pobreza. “Este governo entende que a pobreza não significa somente a carência de recursos financeiros, mas também a carência na assistência à saúde, a carência de saneamento, de educação, de segurança. O Governo Dilma irá enfrentar tais questões”, afirmou Selvino.

Além disso, ao tratar das questões políticas locais, Selvino Heck lembrou da importância da pré-candidatura petista em Nova Iguaçu como elemento estratégico para a política petista regional e nacional. “Nova Iguaçu é uma das cidades mais importantes do Brasil, pois está entre as maiores cidades brasileiras em termos de população e de produção de riqueza. O PT já esteve aqui no governo, com o Senador Lindberg e precisa retornar. A pré-candidatura do companheiro Ferreirinha tem nosso total apoio”, enfatizou o Assessor Especial do Governo Dilma.

A reunião, realizada sábado a tarde contou com a participação de importantes lideranças do PT na Baixada Fluminense. Estavam presentes, além do vereador Ferreirinha, Jorge Florêncio, presidente estadual do PT, Berriel, Presidente do PT em Nova Iguaçu e o vereador Taffarel, presidente da Câmara Municipal de Mesquita.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Novela sexual indicada para crianças e jovens?

Rio - Sou um defensor ferrenho da classificação indicativa da programação da tevê. Acho imprescindível que haja, sim, uma recomendação para os pais, embora muitos não a respeitem e acreditem que as crianças, pré-adolescentes e jovens possam assistir de tudo sem o menor constrangimento. Uma pena. Um exemplo é a atual novela das 21 horas, da TV Globo. Insensato Coração foi classificada como “não recomendada para menores de 12 anos”.


Na minha análise, não recomendada para menores de 12 anos é bastante condescendente. Boa parte dos personagens só fala e pratica sexo o tempo todo. É modelo que se vale do corpo malhado para trabalhar e ganhar dinheiro, é a ricaça que adora flertar com qualquer homem, principalmente os malhados, é mulher que se finge de santa, trai o noivo e tem fetiche de transar em banheiro público com segurança de shopping... E por aí vai. Seriam bons exemplos?


Não sei como esta narrativa é entendida por crianças/pré-adolescentes e adolescentes de 12, 13, 14, 15 anos... Com certeza, o que para os adultos não passa de mera distração, de mero entretenimento depois de um dia de trabalho estressante, não deve ser o mesmo para os maiores de 12 anos que ainda estão descobrindo sua sexualidade.

No entanto, uma cena desta semana me chamou a atenção. Sim, de sexo. Só há isso na novela. Um casal de universitários estava na cama namorando. No entanto, o jovem rapaz não conseguiu vestir a camisinha e o namoro naufragou. O diálogo que seguiu, por parte da menina, foi interessante. Ela foi extremamente compreensiva e carinhosa. Bem, para os jovens, não as crianças, que assistem à novela e estão descobrindo a sua sexualidade e a sua primeira vez, valeu. Pena que essas cenas acontecem muito, muito raramente. Pais: fiquem de olho no conteúdo que seus filhos assistem na TV. Pelo menos, dialogue com eles sobre o que vêem.

Marcus Tavares é professor, jornalista, especialista em educação e mídia


quinta-feira, 24 de março de 2011

Ferreirinha coloca nome para disputar prefeitura de Nova Iguaçu


O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha colocou seu nome a disposição do PT, como alternativa petista para as eleições em 2012.

Ferreirinha esteve semana passada em Brasília, onde conversou com lideranças nacionais do PT. Tanto o senador Lindberg Farias, ex-prefeito de Nova Iguaçu, quanto o deputado federal Luis Sérgio, atualmente Ministro de Relações Institucionais do Governo Dilma, e também o Ministro Chefe da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho, manifestaram-se favoráveis a candidatura de Ferreirinha.

Neste final de semana haverá uma reunião em Nova Iguaçu com Selvino Heck, representante do Ministro Gilberto Carvalho, para discutir as eleições iguaçuanas em 2012.

O PT de Nova Iguaçu também já esta se preparando para as eleições municipais. Em maio o partido realizará seminário onde discutirá a conjuntura política municipal e o planejamento para as eleições do próximo ano. Na pauta está a possibilidade de se indicar Ferreirinha pré-candidato a prefeito de Nova Iguaçu, pelo partido.

Música Clássica: apresentação da Orquestra Bom Pastor foi enorme sucesso


O Teatro do Espaço Cultural Sylvio Monteiro ficou lotado, na noite de ontem, para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica Bom Pastor, em comemoração ao Dia Municipal da Música Clássica.

Durante, aproximadamente, uma hora, o público pode apreciar a apresentação de músicas consagradas, tais como “A Pantera Cor-de-Rosa”, “Lago dos Cisnes” e “Trenzinho do Caipira”.

Ponto alto do espetáculo foi a apresentação da bailarina Vanessa Ferreira, que com graça e leveza, bailou e sapateou ao som da Orquestra Bom Pastor.

Ao final do espetáculo, a Orquestra foi aclamada, tendo o público aplaudido de pé por vários minutos.

Após a apresentação da Orquestra, o vereador Ferreirinha, autor da lei municipal que cria o Dia da Música Clássica em Nova Iguaçu e a prefeita Sheila Gama, que assistiu toda a apresentação, entregaram aos integrantes da Orquestra Bom Pastor um troféu, um DVD com diversas músicas clássicas e um buque de flores em homenagem e agradecimento aos jovens músicos.

Ferreirinha lembrou que o projeto e os jovens que integram a Orquestra são de Nova Iguaçu, demonstrando a riqueza cultural de nossa cidade. “Estamos maravilhados com a impecável apresentação desses jovens. São nossos vizinhos, vivem na nossa cidade, são os nossos talentos.”, afirmou o vereador. Ferreirinha exaltou também o empenho dos professores, Alex Leonel, Camila Araújo e Wanderley Pinheiro. “Muito importante o trabalho desses três professores que voluntariamente se dedicam a formação da Orquestra”, salientou.

A prefeita Sheila Gama disse estar encantada com a Orquestra, a qual assistia pela primeira vez. “Valeu a pena ter vindo. Hoje o dia foi bastante cansativo. Porém saio daqui desestressada e deslumbrada. Não somente por ouvido boa música, mas principalmente por esta boa música ter sido apresentada por jovens talentosos da nossa maravilhosa cidade”, falou a prefeita.

A Orquestra, formada por 17 músicos, na sua maioria adolescentes, é um trabalho social da Comunidade Católica Bom Pastor, que nasceu em 2006 a partir do sonho do professor Alex em formar uma orquestra na comunidade. “Iniciamos com aulas de flauta doce para o Matheus e o Renato e, aos poucos, outros foram se incorporando e dando maior consistência ao trabalho. Hoje foi a nossa primeira grande apresentação”, falou o professor Alex.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 22 de março de 2011

Amanhã: Apresentação da Orquestra Bom Pastor

“A TERRA É UM ORGANISMO VIVO, NÓS SOMOS PARTE DELE”


Entrevista feita com Leonardo Boff ao jornal O Dia, publicado em 21/03/2011

 
Em seus livros, o teólogo e ex-frade Leonardo Boff não se cansa de alertar para o esgotamento do nosso planeta. Para ele, a Terra tem que ser libertada de um tipo de desenvolvimento que ele compara a um cativeiro. No momento em que desastres naturais assustam o mundo, Boff enfatiza a necessidade de ser refletir sobre os rumos da expansão econômica.

-- Nosso planeta está no seu limite?
-- Instituições que estudam o estado global do Planeta confirmaram: a Terra ao agüenta mais. Nós consumimos 30% mais bens e recursos do que ela pode repor. Se continuarmos neste ritmo, em 2050 precisaremos de três planetas como o nosso.

-- A humanidade precisa mudar o quê?
-- Temos que mudar nosso modo de produzir, de repartir e de consumir. Isto, para que a Terra possa continuar a nos dar tudo o que precisamos para viver. Os 20% mais ricos se apoderam de 82,4% de todas as riquezas da Terra e os 20% mais pobres ficam apenas com 1,6%. Isso não pode continuar.

-- Uma visão mais espiritual nos ajudaria a cuidar melhor do planeta?          
-- Existe uma tendência da ecologia, chamada ecologia profunda ou integral, que vê a Terra não como um baú de recursos a ser explorado, mas como um superorganismo vivo que se autoregula. Nós somos a parte consciente e inteligente do planeta. Essa consciência de que a Terra é viva, é mãe e que somos parte dela nos ajuda a ser benevolentes. Isto é fundamental se quisermos evitar uma catástrofe.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Meio Ambiente lança cartilhas que incentivam a redução de sacolas plásticas

Do Blog do Planalto

A campanha “Saco é um Saco”, desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceira com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), ganha reforços com o lançamento de cartilhas para a orientação e incentivo à redução do número de sacolas utilizadas no Brasil. As cartilhas estarão à disposição dos internautas a partir desta quarta-feira (16/03) no site do ministério, contarão com tiragem de 15 mil exemplares impressos em três volumes e destinados a públicos específicos: gestores municipais, instituições públicas e privadas e consumidores em geral.  Leia Mais.

terça-feira, 15 de março de 2011

Tinguá recebe abertura da Campanha da Fraternidade


A Campanha da Fraternidade 2011, promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que vem com o tema “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”. A Campanha da Fraternidade surge como um grande aliado da Educação Ambiental que tem buscado sensibilizar as pessoas, as instituições e os gestores públicos para a importância do tema para a vida no planeta.
Com um grande evento acompanhado por um grande número de pessoas a abertura da campanha, promovido pela Diocese de Nova Iguaçu, na Praça de Tinguá, destacou a importância dos recursos naturais e sua preservação para a qualidade de vida na terra. Com teatro, danças e cânticos que enriqueceram a homilia e despertou a multidão para o importante tema. Em uma celebração muito bonita, onde a todo momento era possível identificar as demonstrações de fé e reverencia.
Ferreirinha esteve no evento em companhia do deputado estadual Robson Leite (PT) que foram recebidos com muito entusiasmo pelos participantes e organizadores do evento. Ao
“A organização do evento foi muito feliz ao escolher o bairro de Tinguá como palco do lançamento da campanha de 2011, pois nasceu ali um grande símbolo da Preservação Ambiental que é a importante Reserva Biológica do Tinguá, uma unidade de conservação federal que serve como um grande refúgio da fauna silvestre de mata atlântica e abastece grande parte do Rio de janeiro com seus mananciais”, destacou o vereador Ferreirinha.
Veja abaixo algumas imagens do evento:










Mês de fevereiro registra recorde de empregos gerados no país

Do Blog do Planalto

Em fevereiro foram criados 280.799 novos empregos com carteira assinada no Brasil, número recorde para o período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (15/3) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado é 34,08% superior ao melhor desempenho registrado na série histórica, ocorrido em fevereiro de 2010, quando foram gerados 209.425 postos.  Leia mais...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia Municipal da Música Clássica


Com o objetivo de difundir e divulgar a música clássica, o vereador Ferreirinha, em 2003, aprovou a lei municipal 3773/03 que criou o Dia Municipal da Música Clássica. A data, dia 05 de março, é uma homenagem ao compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, nascido nesta data, em 1889.

O evento em comemoração será realizado no dia 23 de março, a partir das 19 horas e contará com a apresentação da Orquestra Bom Jesus.

Para obter convites para o evento, envie um comentário nesta postagem com telefone e e-mail que faremos contato.




Rede Cegonha: programa voltado para o atendimento integral das mães e das crianças

Do Blog do Planalto:



A presidenta Dilma Rousseff anunciou a criação da ‘Rede Cegonha’ durante o programa semanal de rádio ‘Café com a Presidenta’, transmitido na manhã desta segunda-feira (14/3). Segundo a presidenta Dilma, o governo está atento a “um dos momentos mais marcantes da vida de toda mulher: a maternidade”. Na conversa, a presidenta também abordou temas como a violência doméstica e o compromisso de garantir com que a Lei Maria da Penha seja cumprida. Ela contou que no próximo ‘Café’ irá tratar “dos novos programas de prevenção e tratamento de câncer de mama e de colo de útero”.

“Vamos anunciar o Rede Cegonha, que é um programa, na área da saúde, voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez, passando pelo parto até chegar ao desenvolvimento do bebê. Nós queremos que as mães e as crianças tenham um atendimento completo, integral,” iniciou a conversa.

Na entrevista, a presidenta reconheceu também que “nenhuma mulher trabalha tranquila se seus filhos não estiverem protegidos e bem cuidados”. Para que isso ocorra, segundo afirmou, será criado programa de creches. A meta é construir seis mil creches e pré-escolas em todo o Brasil, até 2014.

“As creches e pré-escolas, elas são muito importantes na administração do tempo das mulheres, mas são, sobretudo, Luciano, importantíssimas para a educação das crianças e para atacar a raiz das desigualdades sociais. Hoje, todo mundo sabe que as crianças de zero a cinco anos, que recebem atenção social e pedagógica, higiene e alimentação adequados, entram na vida escolar em condições muito melhores, daí o programa de creches.”

quarta-feira, 2 de março de 2011

Novos valores do Bolsa Família entram vigor hoje e chegam às famílias em abril

Extraído do Blog do Planalto

Presidenta Dilma em cerimônia na Bahia.

 O Decreto nº 7.447 assinado pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia que marcou o início do mês da mulher, no município de Irecê, interior da Bahia, foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2/3). O decreto institui os novos valores do programa Bolsa Família. O reajuste pode chegar até 45,5% e, pela nova metodologia, terá maior impacto de acordo com a quantidade de filhos da família beneficiada pelo programa.

O texto prevê um benefício básico fixado em R$ 70, destinado a famílias que se encontram em situação de extrema pobreza. Institui, ainda, um valor variável de R$ 32 por beneficiário, até o limite de R$ 96, para as famílias que tenham em sua composição gestantes, nutrizes e crianças e adolescentes de zero a 15 anos. Para os jovens de 16 e 17 anos matriculados em estabelecimentos de ensino, o valor do benefício variável mensal passa a ser de R$ 38, até o limite de R$ 76 por família.

“Nós vamos dar um reajuste para o Bolsa Família beneficiando a quem tem mais filhos. Porque as famílias com mais filhos são aquelas também que têm maior dificuldade de enfrentar a vida e que têm o nível de pobreza maior. Além disso, no Brasil, as crianças e os jovens são a parte da população também que sofre mais com a pobreza extrema (…). As crianças e os jovens beneficiados pelo Bolsa Família avançam mais na escola, eles se alimentam melhor, e eles demoram mais a ser tirados da escola e a ser colocados para trabalhar”, frisou ontem a presidenta Dilma, em seu discurso de anúncio do reajuste do programa.

As famílias beneficiárias receberão os valores ajustados a partir do dia 1° de abril de 2011.

Debate: O SUS e as políticas públicas de saúde

Maria Lucia Feitosa fala aos presentes no debate.

Cerca de 60 pessoas participaram ontem do debate sobre políticas públicas promovido pelo mandato do vereador Ferreirinha. Dentre os presentes, participaram profissionais dos PSFs de Dom Bosco, Caonze e Palhada e dos postos de saúde de Cabuçu e Santa Clara.
A debatedora, Maria Lúcia Feitosa, especialista e saúde pública, falou dos principais aspectos do Sistema Único de Saúde e dos instrumentos de fiscalização e acompanhamento que podem ser usado pela população.

Para quem deseja conhecer melhor o funcionamento e os principais pontos do SUS, o Conselho Nacional de Saúde e o Ministério da Saúde disponibiliza no site do Ministério a cartilha “O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios”. Para acessar clique aqui.

Fundação Perseu Abramo divulga pesquisa sobre Mulheres Brasileiras


A Fundação Perseu Abramo, instituição criada pelo Partido dos Trabalhadores, está divulgando a pesquisa “Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaço Público e Privado” realizada em parceria com o SESC.

A pesquisa foi realizada em agosto de 2010 e ouviu a opinião de 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação, cobrindo as áreas urbanas e rurais de todas as macrorregiões do país. O levantamento envolve a inclusão de 176 municípios na amostra feminina e 104 na masculina. A margem de erro da pesquisa é entre 2 e 4 pontos percentuais para mulheres e entre 3 e 4 pontos para os homens, em ambos o intervalo de confiança é de 95%.

Grito de Carnaval: Cobrex em ritmo de folia


Na noite de sexta (25/02) a quadra do Cobrex transformou-se em um grande salão de carnaval. Fantasias, máscaras, marchinhas, sambas e gente animada tomaram conta da quadra. O Grupo da Amizade, que integra a Ginástica na Praça Santos Dumont, marcou presença destacada no baile.
O Grito de Carnaval do Cobrex foi realizado pelo Clube em conjunto com o Aulão de Ginástica do Cobrex, promovido pelo Projeto Movimento e Vida.