quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu oferece mais de 350 vagas para 2011


Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu

A Universidade Federal Rural possui, no Campus de Nova Iguaçu, dez cursos universitários e para 2011 a Universidade está oferecendo mais de 350 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação.

O SISU é um sistema criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso a universidade, através das notas do ENEM. São 83 instituições universitárias, dentre elas o Campus de Nova Iguaçu.

Dentre os dez cursos oferecidos – Ciência Contábeis, Matemática, Ciência da Computação, Letras/Português, História, Letras/Espanhol, Direito, Turismo, Pedagogia e Administração, os com maior quantidade de vagas são Direito, Pedagogia e Administração, com 45 vagas.

A procura pelos cursos da Universidade em Nova Iguaçu está muito elevada, com quase 8 mil inscritos, ou seja, uma relação média de 22 inscritos para cada vaga. O curso com o maior número de candidatos inscritos é o curso de Administração. Oferecido para o turno da noite, 1448 pessoas estão inscritos. Ou seja, são mais de 32 candidatos disputando uma vaga.

Outro curso com muitos candidatos é Pedagogia onde 1097 candidatos disputam 36 vagas, cerca de 30 candidatos por vaga. O curso de Direito também apresenta grande procura com 1063 candidatos, disputando 45 vagas.

A Universidade Rural também oferece os cursos de Direito, Administração e Pedagogia em Seropédica, onde fica a sede da Universidade. Porém lá o número de inscritos é bem menor: são 766 candidatos no curso de Administração disputando também 45 vagas e 696 candidatos no curso de Pedagogia disputando 36 vagas. Já o curso de Direito tem 848 candidatos para 45 vagas, cerca de 24 candidatos por vaga.

Para Ferreirinha, a grande procura pela Universidade em Nova Iguaçu é uma demonstração do sucesso da implantação do campus universitário na cidade. “Fico ao mesmo tempo feliz, porque nossa luta iniciada em 2003, esta beneficiando muitos jovens, mas também triste pois a procura é muito superior a oferta”, afirmou.

Ferreirinha lembrou ainda que a Campanha que conquistou a vinda da Universidade para Nova Iguaçu esta sempre viva, pois há a necessidade de ampliação dos cursos e da atuação da universidade com outras atividades da área acadêmica como os programas de extensão e de pesquisa. “Vamos ainda no primeiro trimestre buscar uma reunião com o professor Ricardo Miranda, Reitor da Universidade Rural para discutir a possibilidade de ampliação dos cursos, das vagas e da áreas de extensão e pesquisa”, salientou.

Sempre é bom lembrar:
Em 2003, por iniciativa do vereador Ferreirinha, a Campanha pela Implantação de uma Universidade Pública em Nova Iguaçu, conseguiu mais de 80 mil assinaturas no abaixo assinado que foi entregue ao Presidente Lula. Em 2005, o Governo Lula liberou 8 milhões de reais para a construção de um campus para a Universidade Rural em Nova Iguaçu e, naquele mesmo ano a Universidade iniciou suas atividades na cidade, oferecendo três cursos: Direito, Matemática e Pedagogia, funcionando inicialmente na Escola Municipal Monteiro Lobato.

Coleta de assinaturas no Calçadão de Nova Iguaçu - 2003.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Teatro: De Iguassu Velha à Nova Iguaçu

Dica cultural para o final de semana:

Dia 15 de janeiro é aniversário de Nova Iguaçu.
Nossa cidade completará 178 anos.
Muitas atividades estão sendo programadas pela Prefeitura para comemorar.
Uma delas e a apresentação da peça teatral do Grupo Fios da Roca “De Iguassú Velha à Nova Iguaçu”, com texto do historiador Ney Alberto de Barros, direção de Ribamar Ribeiro e Claudina Oliveira, Márcio Guedes e Tiago Costa no elenco.

O espetáculo narrar diversas passagens importantes da história da cidade numa linguagem moderna e envolvente. Vale a pena conferir.

Espetáculo “De Iguassú Velha à Nova Iguaçu”
Local: Espaço Cultural Sylvio Monteiro
Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro (Rua dos Cartórios, próximo à estação ferroviária).
Datas: 15/01 – Sábado, as 16h30
             16/01 – Domingo, as 19h
Tel.: 2667-2157
Senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo

Projeto Movimento e Vida

O Projeto Movimento e Vida é uma ação esportiva e de lazer desenvolvida de forma comunitária e participativa em diversos bairros de Nova Iguaçu.
O objetivo do projeto é desenvolver atividades esportivas e recreativas visando a prática sadia de atividades físicas, a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos participantes e o desenvolvimento da prática do futebol e da ginástica rítmica para crianças e adolescentes.
Atualmente, o Projeto Movimento e Vida conta com dez núcleos de atividades: Cabuçu, Califórnia, Caonze, Cobrex, Dom Rodrigo, Marapicu, Palhada e Prata.

Aulão de Ginástica
Cabuçu – segunda, quarta e sexta, de 8:30 às 9:30 – no Cabuçu F. C.
Caonze – segunda, quarta e sexta, de 8:30 às 9:30 – no Salão de Festas da Escola Sonho Meu
Cobrex – segunda, quarta e sexta, de 8:30 às 9:30 – no SEU do Cobrex
Dom Rodrigo – segunda, quarta e sexta, de 7 às 8 horas – na Assoc. Mor. do B. Faculdade
Marapicu – terça, quarta e sexta, de 7:20 às 8:20 – na quadra do Conjunto da Marinha
Palhada – segunda, quarta e sexta, de 7 às 8 horas – na quadra do CIEP 166
Prata – segunda, quarta e sexta, de 7:30 às 8:30 – na quadra da Igreja Batista Jd. da Prata.

Escolinha de Futebol
Cobrex – quarta e sexta, de 9 às 11:30 e de 14 às 17 horas e sábados de 6:30 às 9 horas – no SEU do Cobrex.

Dança de Salão
Califórnia – quarta, de 19:30 às 21:30 e sexta, de 18 às 19 horas, na Quadra da Igreja São José Operário.

Ginástica Rítmica
Califórnia - terça e quinta, de 14 às 17 horas, no Quadra da Igreja São José Operário.

As atividades do Projeto terão início em 2011, no dia 17 janeiro.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Página “Projetos e Leis” está no ar!

A Página “Projetos e Leis”, cujo objetivo é disponibilizar as leis de autoria do vereador Carlos Ferreira começa a ganhar conteúdo. Lá já podemos encontra a ementa da maioria das leis, bem como link para o texto completo.

Em breve, todas as leis estarão digitadas e postadas no Blog do Ferreirinha.

SEU do Cobrex: trabalhando esporte e cidadania


Ferreirinha, Pierre, Roberto Porto Rico e Tuninho
 O Sociedade Esportiva Unidos do Cobrex, um dos clubes esportivos mais antigos de Nova Iguaçu, tem novo presidente. No dia 09 de janeiro aconteceu a posse de Antonio Carlos Batista de Oliveira, o Tuninho do Cobrex, e os demais membros da diretoria, para o mandato de 2011 a 2013.

O clube desenvolve diversos projetos de esporte e de lazer para a comunidade do Cobrex. A Escolinha de Futebol para crianças a partir dos 6 anos, que possui mais de 50 crianças e adolescente participantes, coordenada pelo Professor Reinaldo e o Aulão de Ginástica, que conta com cerca de 100 participantes, com a professora Glaucia. Estas duas atividades integram o Projeto Movimento e Vida (para saber sobre o Projeto Movimento e Vida clique aqui).

Alem desses dois projetos, o Clube abriga o Projeto Segundo Tempo do Governo Federal e também atividades esportivas e recreativas da EM Herbert Mozert. Também são realizadas, mensalmente, atividades culturais com apresentação musical de forró, seresta ou samba.

Com a nova diretoria, o SEU do Cobrex entrou para o mundo virtual. O Diretor de Informática, o jovem João Pedro criou o Blog do Cobrex, com o objetivo de divulgar as ações, conquistas e histórias do Clube. Para conhecer o blog clique aqui.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Presidenta Dilma Roussef: discurso de Posse no Parlatório



A Presidenta Dilma Roussef, após receber a Faixa Presidente do Presidente Lula, discursa, do Parlatório, no Palácio do Planalto, para cerca de 40 mil pessoas que acompanhavam a posse da primeira mulher presidente do Brasil.

Esporte e Lazer: Quadras com grama sintética serão reformadas em Nova Iguaçu

Ferreirinha vistoria o estado da quadra no Conjunto Tertuliano Potiguara, conhecido como Quadra do Pombal.

A Prefeitura de Nova Iguaçu irá reformar as quadras de grama sintética de cinco praças públicas, atendendo indicação legislativa do vereador Ferreirinha.

São elas: a quadra da Praça dos Cajueiros, em Vila Nova, a quadra da Praça no Conjunto Tertuliano Potiguara, no Centro, a quadra da Praça Hilton Sales, em Vila São Teodoro e duas quadras na Via Light, uma próximo a rua Prof. Paris e a outra próximo ao Viaduto Dom Adriano Hipólito. O Secretário Municipal da Cidade, José Rogério Bussinger Namem recebeu o ofício e as fotos de todas elas e garantiu que a Prefeitura irá executar as obras de manutenção de todas as quadras de grama sintética de Nova Iguaçu. Vamos aguardar o início a recuperação das quadras. "Tá muito ruim. Tem que ser reformadas. Tá muito perigoso para os frequentadores. Espero que os reparos sejam feitos o mais rápido possível", disse Ferreirinha.

Está no ar!


Olá!

Estamos criando o Blog do Ferreirinha.

Nosso objetivo é informar a todas e todos, que acompanharem o Blog, os principais acontecimentos em Nova Iguaçu e na Baixada.

Queremos dar destaque para a atuação do vereador Carlos Ferreira – Ferreirinha (PT), mas também para outras ações do movimento social em Nova Iguaçu e na Baixada Fluminense, e ainda, as atividades culturais, esportivas e educacionais da região.

Este também será um espaço para opiniões, sugestões e discussão de políticas públicas.

Esperamos com este Blog, contribuir para divulgar informações importantes sobre a região onde vivemos, bem como, divulgar, prestigiar e motivar a produção artística, os eventos esportivos e as belezas de onde vivemos.

Você também poderá contribuir nos comentários, opinando e sugerindo.

Seja bem vindo!
Boa leitura!
Conto com sua participação!