sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Debate na Câmara: Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu. Autoridades reunidas para melhorar a segurança na cidade.

Cerca de 200 pessoas participaram do debate realizado ontem na Câmara de Vereadores. Com o tema “Segurança Pública e os desafios para Nova Iguaçu”, o debate realizado pelo vereador Ferreirinha contou com a presença de diversas lideranças políticas e comunitárias da cidade. Várias propostas foram apresentadas e vão embasar a efetivação de medidas para melhorar a segurança na cidade.

Na mesa, mediada por Ferreirinha, os expositores discorreram sobre o tema sob vários pontos de vista. O vereador Fernando Cid, membro do Conselho Municipal de Segurança Pública, levantou as principais preocupações da sociedade e, ao final apresentou algumas propostas para a Câmara, a sociedade e o Conselho.

O presidente do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Cel. Paulo Augusto Souza Teixeira, apresentou um estudo sobre os dados de ocorrências policiais em Nova Iguaçu.

Representando o Cel. Paulo Henrique Azevedo de Moraes, Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, o Capitão Hudson fez um relato das funções da Polícia Militar e de sua forma de atuação.

O deputado estadual Zaqueu Teixeira, primeiro fez uma breve apresentação, lembrando que é delegado de polícia civil, foi Chefe da Policia Civil do Estado do Rio e atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública e no Ministério da Justiça, ocasião que participou da elaboração e implementação do PRONASCI. Ainda em sua exposição, o deputado fez coro com os vereadores Ferreirinha e Fernando Cid quanto a necessidade de ampliação do efetivo policial, tanto militar quanto civil e que também percebe que a Baixada esta sendo invadida por bandidos que fogem das UPPs no Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ao debate, o presidente do Sincovani, Uélinton Peçanha, o presidente do CDL-NI, Claudio Rosemberg, a Firjan-Baixada na pessoa do Sr. Luiz Fernando Oliveira Lima, o assessor da Secretaria Nacional de Segurança, Luiz Carlos Fiori, o Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-NI, Sandro Alex Bittencourt, o prof. Pedro Willian, Diretor da Escola Técnica João Luiz do Nascimento, Hélio Vanderlei, da ONG Onda Verde, Alexandre Britto, presidente do PT de Nova Iguaçu, Maria das Graças, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu, Cel. Cole, Winston das Neves, do Sindicato dos Rodoviários, Nair Jane, vice-presidente do Sindicato das Domésticas, entre outros.

Ao final do debate foram apresentadas quatro propostas importantes:
a)     Dar continuidade a campanha pela construção de um batalhão em Nova Iguaçu, buscando coletar 100 mil assinaturas no abaixo-assinado;
b)     Apresentar uma proposta de criação da guarda municipal;
c)      Buscar uma audiência com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Beltrame;
d)     Elaborar, em conjunto com a sociedade e com o Conselho Municipal de Segurança Pública um Plano Municipal de Segurança Pública.

Registre-se ainda a presença maçiça dos órgãos da imprensa escrita e falada: Jornais Hoje, ZM, Correio da Lavoura, O Dia, TV Fala-Baixada, C4TVweb/Rádio, Nos Bairros. A eles, nossos agradecimentos.

Veja aqui as fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário